Metodologia feminista : análise do projeto Leia Mulheres em Porto Alegre e Gravataí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petersen, Julia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174736
Resumo: O presente trabalho trata de apresentar a metodologia feminista na sua aplicação no projeto Leia Mulheres de Porto Alegre e Gravataí, cujo objetivo principal é ler e incentivar a leitura de obras escritas apenas por mulheres. Esse trabalho visa mostrar a relevância e viabilidade de formas alternativas de conhecimentos, nesse caso, a partir da experiência de vida das mulheres, por meio da reflexão de sua situação nas estruturas sociais. Para realização desse trabalho foi feita uma pesquisa exploratória nos sítios oficiais e nas redes sociais do projeto estudado, juntamente com uma pesquisa de campo nos encontros presenciais do Leia Mulheres e da aplicação de questionários nas envolvidas, a fim de entender como se desenvolve as dinâmicas das metodologias feministas, mostrando ser um processo construído coletivamente e horizontalmente. A contribuição maior desse trabalho é apontar que as mulheres ainda se encontram em situação de menor representatividade e poder do que os homens, tanto nas produções literárias, quanto na comercialização de livros de autoras femininas, esse mesmo cenário se repete na política, nos ambientes empresariais, e em muitos outros espaços. É reconhecido que a mulher ao longo das décadas vem ganhando mais direitos e espaços, entretanto, ainda não chegamos na igualdade com os homens. O projeto estudado existe para chamar atenção e tentar mudar a falta de representação feminina, para que as mulheres assumam mais espaços, que ainda são majoritariamente masculinos. Por meio das dinâmicas da metodologia feminista, apresenta-se a possibilidade de outra forma de conhecimento, de ensino e aprendizagem, que é diferente do formato das instituições de ensino formais. A metodologia feminista mostra seu caráter transformador no fato de se concretizar em espaços próprios para que as mulheres expressem suas liberdades e suas vidas, mostrando que os problemas e vivências individuais também são problemas públicos e, portanto, políticos, dessa forma exigem debates coletivos e reflexivos.
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A contribuição maior desse trabalho é apontar que as mulheres ainda se encontram em situação de menor representatividade e poder do que os homens, tanto nas produções literárias, quanto na comercialização de livros de autoras femininas, esse mesmo cenário se repete na política, nos ambientes empresariais, e em muitos outros espaços. É reconhecido que a mulher ao longo das décadas vem ganhando mais direitos e espaços, entretanto, ainda não chegamos na igualdade com os homens. O projeto estudado existe para chamar atenção e tentar mudar a falta de representação feminina, para que as mulheres assumam mais espaços, que ainda são majoritariamente masculinos. Por meio das dinâmicas da metodologia feminista, apresenta-se a possibilidade de outra forma de conhecimento, de ensino e aprendizagem, que é diferente do formato das instituições de ensino formais. A metodologia feminista mostra seu caráter transformador no fato de se concretizar em espaços próprios para que as mulheres expressem suas liberdades e suas vidas, mostrando que os problemas e vivências individuais também são problemas públicos e, portanto, políticos, dessa forma exigem debates coletivos e reflexivos.The present work it’s about to present the feminist methodology in its application in the project Leia Mulheres of Porto Alegre and Gravataí, whose main objective is to read and encourage the reading of works written only by women. This paper aims to show the relevance and feasibility of alternative forms of knowledge, in this case, based on women 's experience of life, through the reflection of their situation in social structures. In order to carry out this work, an exploratory research was carried out in the official sites and in the social networks of the project studied, together with a field research in the face-to-face meetings of Leia Mulheres and the application of questionnaires in the involved ones, in order to understand how the dynamics of the feminist methodologies, showing to be a process built collectively and horizontally. The main contribution of this work is to point out that women are still in a situation of less representation and power than men, both in literary productions and in the marketing of women's books, the same scenario is repeated in politics, in business environments, and in many other spaces. It is recognized that women over the decades have been gaining more rights and spaces, however, we have not yet reached equality with men. The project studied exists to draw attention and try to change the lack of female representation, so that women take on more spaces, which are still mostly male. Through the dynamics of feminist methodology, the possibility of another form of knowledge, of teaching and learning, is presented, which is different from that of formal educational institutions. The feminist methodology shows its transforming character in the fact that it takes place in its own spaces so that women express their liberties and their lives, showing that individual problems and experiences are also public problems and, therefore, political, thus require collective and reflexive debates.application/pdfporFeminismoFemale readingFeminist methodologyMetodologia feminista : análise do projeto Leia Mulheres em Porto Alegre e Gravataíinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064029.pdf001064029.pdfTexto completoapplication/pdf304807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174736/1/001064029.pdf12b34bfa0a149949cca7c5d68dd307ccMD51TEXT001064029.pdf.txt001064029.pdf.txtExtracted Texttext/plain142937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174736/2/001064029.pdf.txt276884fe193fd26ab9740e6d9d3383edMD52THUMBNAIL001064029.pdf.jpg001064029.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174736/3/001064029.pdf.jpg93b429467aba19ece5cd14e2d10f9df8MD5310183/1747362018-10-30 08:09:39.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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