O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morelo, Bruna
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25991
Resumo: No segundo semestre de 2008, foi criado o projeto de extensão Curso de Inglês para Estudantes Indígenas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo deste trabalho é apresentar esse projeto, contextualizando-o como parte da política de permanência desenvolvida pela Universidade para os estudantes indígenas. O foco da discussão apresentada aqui está nas atividades desenvolvidas nos dois semestres de 2009, nos quais realizei os estágios de docência em Língua Inglesa I e II e atuei como professora do curso. O curso foi criado para oportunizar aos alunos indígenas o desenvolvimento de leitura em língua inglesa com vistas à maior participação deles em sua vida acadêmica, na suas próprias comunidades e na sociedade. Tendo como meta o desenvolvimento de letramento acadêmico e de educação linguística, apresento uma proposta de conteúdos curriculares e materiais didáticos elaborados especialmente para esse grupo de alunos. Com base na análise da proposta de conteúdos, que reúne temáticas e gêneros do discurso relevantes para os alunos, e da seleção de textos e das tarefas, que convidam e ajudam a ler com propósitos significativos e coerentes com o gênero discursivo em foco, busco esclarecer e ilustrar como os objetivos do curso podem contribuir para a construção de uma política de permanência dos estudantes indígenas na UFRGS.
id UFRGS-2_d70843ed36afe944d800b09f3a6e476c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25991
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Morelo, BrunaSchlatter, Margarete2010-09-28T04:19:24Z2010http://hdl.handle.net/10183/25991000755181No segundo semestre de 2008, foi criado o projeto de extensão Curso de Inglês para Estudantes Indígenas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo deste trabalho é apresentar esse projeto, contextualizando-o como parte da política de permanência desenvolvida pela Universidade para os estudantes indígenas. O foco da discussão apresentada aqui está nas atividades desenvolvidas nos dois semestres de 2009, nos quais realizei os estágios de docência em Língua Inglesa I e II e atuei como professora do curso. O curso foi criado para oportunizar aos alunos indígenas o desenvolvimento de leitura em língua inglesa com vistas à maior participação deles em sua vida acadêmica, na suas próprias comunidades e na sociedade. Tendo como meta o desenvolvimento de letramento acadêmico e de educação linguística, apresento uma proposta de conteúdos curriculares e materiais didáticos elaborados especialmente para esse grupo de alunos. Com base na análise da proposta de conteúdos, que reúne temáticas e gêneros do discurso relevantes para os alunos, e da seleção de textos e das tarefas, que convidam e ajudam a ler com propósitos significativos e coerentes com o gênero discursivo em foco, busco esclarecer e ilustrar como os objetivos do curso podem contribuir para a construção de uma política de permanência dos estudantes indígenas na UFRGS.The extension course of English for Indigenous students was first offered at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in 2008. The aim of this paper is to describe the course as one of the actions of the permanency policy developed by the University for the Indigenous students. The analysis focuses on the activities I developed in the two terms of 2009 as part of my teacher education internship project. The course was designed to develop reading abilities in order to improve the Indigenous students’ participation in their academic lives, in their own communities, and in society. Aiming at academic literacy development and linguistic education, curricular contents and didactic materials designed for this specific group of students are proposed and analyzed. Based on the analysis of the curriculum contents, organized by themes and genres that are relevant to the students, and of the selection of texts and the pedagogical tasks, which motivate and help students to read with meaningful purposes, it is shown how the course objectives may contribute to the development of a permanency policy of the Indigenous students at UFRGS.application/pdfporPolítica de permanênciaEstudantes indígenasEnsino de língua estrangeira (inglês)Indigenous studentsPolicy of permanenceLinguistic educationReadingO curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755181.pdf000755181.pdfTexto completoapplication/pdf706143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25991/1/000755181.pdfd710b93663cc51a1da8a033cc21e4489MD51TEXT000755181.pdf.txt000755181.pdf.txtExtracted Texttext/plain174679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25991/2/000755181.pdf.txtc262cd7eb098b757ca094a7d4320373aMD52THUMBNAIL000755181.pdf.jpg000755181.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25991/3/000755181.pdf.jpg751d3efed2443253cf708bf62240bee0MD5310183/259912022-08-06 04:49:02.592051oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25991Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
title O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
spellingShingle O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
Morelo, Bruna
Política de permanência
Estudantes indígenas
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Indigenous students
Policy of permanence
Linguistic education
Reading
title_short O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
title_full O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
title_fullStr O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
title_full_unstemmed O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
title_sort O curso de inglês para estudantes indígenas : contribuindo para a construção de uma política de permanência na UFRGS
author Morelo, Bruna
author_facet Morelo, Bruna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morelo, Bruna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Política de permanência
Estudantes indígenas
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Política de permanência
Estudantes indígenas
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Indigenous students
Policy of permanence
Linguistic education
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous students
Policy of permanence
Linguistic education
Reading
description No segundo semestre de 2008, foi criado o projeto de extensão Curso de Inglês para Estudantes Indígenas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo deste trabalho é apresentar esse projeto, contextualizando-o como parte da política de permanência desenvolvida pela Universidade para os estudantes indígenas. O foco da discussão apresentada aqui está nas atividades desenvolvidas nos dois semestres de 2009, nos quais realizei os estágios de docência em Língua Inglesa I e II e atuei como professora do curso. O curso foi criado para oportunizar aos alunos indígenas o desenvolvimento de leitura em língua inglesa com vistas à maior participação deles em sua vida acadêmica, na suas próprias comunidades e na sociedade. Tendo como meta o desenvolvimento de letramento acadêmico e de educação linguística, apresento uma proposta de conteúdos curriculares e materiais didáticos elaborados especialmente para esse grupo de alunos. Com base na análise da proposta de conteúdos, que reúne temáticas e gêneros do discurso relevantes para os alunos, e da seleção de textos e das tarefas, que convidam e ajudam a ler com propósitos significativos e coerentes com o gênero discursivo em foco, busco esclarecer e ilustrar como os objetivos do curso podem contribuir para a construção de uma política de permanência dos estudantes indígenas na UFRGS.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-28T04:19:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25991
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755181
url http://hdl.handle.net/10183/25991
identifier_str_mv 000755181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25991/1/000755181.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25991/2/000755181.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25991/3/000755181.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d710b93663cc51a1da8a033cc21e4489
c262cd7eb098b757ca094a7d4320373a
751d3efed2443253cf708bf62240bee0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447047779647488