Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo geral discutir os processos de permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. O método de investigação se caracteriza pela abordagem exploratória documental. Os resultados apontam a monitoria indígena como um processo que tem por base o reconhecimento do direito à diferença, colaborando para a efetivação dos processos inclusivos na educação superior. Em conclusão, o trabalho demonstra que a estrutura acadêmica universitária pode ser repensada em prol de uma educação intercultural. |
id |
IFSP-2_99f1f0feb34e2a0744d02bdcc5113b98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1633 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superiorMonitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; InclusãoEste estudo tem por objetivo geral discutir os processos de permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. O método de investigação se caracteriza pela abordagem exploratória documental. Os resultados apontam a monitoria indígena como um processo que tem por base o reconhecimento do direito à diferença, colaborando para a efetivação dos processos inclusivos na educação superior. Em conclusão, o trabalho demonstra que a estrutura acadêmica universitária pode ser repensada em prol de uma educação intercultural.Revista Brasileira de Iniciação Científica2019-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 6 n. 6 (2019): v. 6, n. 6 (2019): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 197-2082359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633/1145Oliveira, Lenice Bento deMello, Rosane BrumPavão, Sílvia Maria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T10:32:22Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1633Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2019-09-06T10:32:22Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior |
title |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior |
spellingShingle |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior Oliveira, Lenice Bento de Monitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; Inclusão |
title_short |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior |
title_full |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior |
title_fullStr |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior |
title_sort |
Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior |
author |
Oliveira, Lenice Bento de |
author_facet |
Oliveira, Lenice Bento de Mello, Rosane Brum Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Rosane Brum Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lenice Bento de Mello, Rosane Brum Pavão, Sílvia Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; Inclusão |
topic |
Monitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; Inclusão |
description |
Este estudo tem por objetivo geral discutir os processos de permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. O método de investigação se caracteriza pela abordagem exploratória documental. Os resultados apontam a monitoria indígena como um processo que tem por base o reconhecimento do direito à diferença, colaborando para a efetivação dos processos inclusivos na educação superior. Em conclusão, o trabalho demonstra que a estrutura acadêmica universitária pode ser repensada em prol de uma educação intercultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633/1145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 6 n. 6 (2019): v. 6, n. 6 (2019): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 197-208 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129780410482688 |