Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lenice Bento de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mello, Rosane Brum, Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633
Resumo: Este estudo tem por objetivo geral discutir os processos de permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. O método de investigação se caracteriza pela abordagem exploratória documental. Os resultados apontam a monitoria indígena como um processo que tem por base o reconhecimento do direito à diferença, colaborando para a efetivação dos processos inclusivos na educação superior. Em conclusão, o trabalho demonstra que a estrutura acadêmica universitária pode ser repensada em prol de uma educação intercultural.
id IFSP-2_99f1f0feb34e2a0744d02bdcc5113b98
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1633
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superiorMonitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; InclusãoEste estudo tem por objetivo geral discutir os processos de permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. O método de investigação se caracteriza pela abordagem exploratória documental. Os resultados apontam a monitoria indígena como um processo que tem por base o reconhecimento do direito à diferença, colaborando para a efetivação dos processos inclusivos na educação superior. Em conclusão, o trabalho demonstra que a estrutura acadêmica universitária pode ser repensada em prol de uma educação intercultural.Revista Brasileira de Iniciação Científica2019-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 6 n. 6 (2019): v. 6, n. 6 (2019): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 197-2082359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633/1145Oliveira, Lenice Bento deMello, Rosane BrumPavão, Sílvia Maria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-06T10:32:22Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1633Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2019-09-06T10:32:22Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
title Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
spellingShingle Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
Oliveira, Lenice Bento de
Monitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; Inclusão
title_short Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
title_full Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
title_fullStr Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
title_full_unstemmed Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
title_sort Monitoria indígena: dispositivo de permanência acadêmica no ensino superior
author Oliveira, Lenice Bento de
author_facet Oliveira, Lenice Bento de
Mello, Rosane Brum
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
author_role author
author2 Mello, Rosane Brum
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lenice Bento de
Mello, Rosane Brum
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; Inclusão
topic Monitoria Indígena; Interculturalidade; Permanência; Inclusão
description Este estudo tem por objetivo geral discutir os processos de permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. O método de investigação se caracteriza pela abordagem exploratória documental. Os resultados apontam a monitoria indígena como um processo que tem por base o reconhecimento do direito à diferença, colaborando para a efetivação dos processos inclusivos na educação superior. Em conclusão, o trabalho demonstra que a estrutura acadêmica universitária pode ser repensada em prol de uma educação intercultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1633/1145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 6 n. 6 (2019): v. 6, n. 6 (2019): Edição especial Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 197-208
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129780410482688