Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198210 |
Resumo: | Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós-graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena. |
id |
UFRGS-2_d782b176e6a57213037c4195297abe52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198210 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schardong, Paula Cortezi Schefer CardosoSarmento, Simone2019-08-22T02:31:53Z20182237-5864http://hdl.handle.net/10183/198210001098169Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós-graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena.Based on qualitative interpretive research and action research approaches, and in the light of situated learning theory, in this paper, by means of a report, we analyze how PROEX funded by the Brazilian Federal Agency for Post-graduate Education (CAPES) promotes teacher development for higher education. Data for this study was generated during four months in the English internship course in the undergraduate language teaching degree in a federal university located in the South of Brazil. The corpus of this work is composed of field diaries generated from post-observation feedback meetings of the classes carried out among the supervisor professor, the graduate student and the trainees. The results show that, in this context, the practices experienced by one of the authors contributed to the professional development to teach in higher education, the participation of the postgraduate student increased in complexity and engagement and the student moved from peripheral participant to full participant.application/pdfporRevista docência do ensino superior. Belo Horizonte, MG. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 99-118ProfessorEnsino superiorFormação de professoresDocênciaTeacher educationHigher educationTeaching internshipPrograma de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superiorProgram of Academic Excellence (PROEX) : a report on how to become a professor in higher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098169.pdf.txt001098169.pdf.txtExtracted Texttext/plain43658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/2/001098169.pdf.txt63d9f716fd985f4e79af57a0bee3af40MD52ORIGINAL001098169.pdfTexto completoapplication/pdf617460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/1/001098169.pdf4463cce8654db6be487a6639aaf64c52MD5110183/1982102023-09-24 03:38:21.345454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:38:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Program of Academic Excellence (PROEX) : a report on how to become a professor in higher education |
title |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior |
spellingShingle |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso Professor Ensino superior Formação de professores Docência Teacher education Higher education Teaching internship |
title_short |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior |
title_full |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior |
title_fullStr |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior |
title_full_unstemmed |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior |
title_sort |
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior |
author |
Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso |
author_facet |
Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Ensino superior Formação de professores Docência |
topic |
Professor Ensino superior Formação de professores Docência Teacher education Higher education Teaching internship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher education Higher education Teaching internship |
description |
Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós-graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T02:31:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198210 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-5864 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098169 |
identifier_str_mv |
2237-5864 001098169 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista docência do ensino superior. Belo Horizonte, MG. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 99-118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/2/001098169.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/1/001098169.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63d9f716fd985f4e79af57a0bee3af40 4463cce8654db6be487a6639aaf64c52 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447692501843968 |