Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198210
Resumo: Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós-graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena.
id UFRGS-2_d782b176e6a57213037c4195297abe52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198210
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schardong, Paula Cortezi Schefer CardosoSarmento, Simone2019-08-22T02:31:53Z20182237-5864http://hdl.handle.net/10183/198210001098169Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós-graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena.Based on qualitative interpretive research and action research approaches, and in the light of situated learning theory, in this paper, by means of a report, we analyze how PROEX funded by the Brazilian Federal Agency for Post-graduate Education (CAPES) promotes teacher development for higher education. Data for this study was generated during four months in the English internship course in the undergraduate language teaching degree in a federal university located in the South of Brazil. The corpus of this work is composed of field diaries generated from post-observation feedback meetings of the classes carried out among the supervisor professor, the graduate student and the trainees. The results show that, in this context, the practices experienced by one of the authors contributed to the professional development to teach in higher education, the participation of the postgraduate student increased in complexity and engagement and the student moved from peripheral participant to full participant.application/pdfporRevista docência do ensino superior. Belo Horizonte, MG. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 99-118ProfessorEnsino superiorFormação de professoresDocênciaTeacher educationHigher educationTeaching internshipPrograma de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superiorProgram of Academic Excellence (PROEX) : a report on how to become a professor in higher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098169.pdf.txt001098169.pdf.txtExtracted Texttext/plain43658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/2/001098169.pdf.txt63d9f716fd985f4e79af57a0bee3af40MD52ORIGINAL001098169.pdfTexto completoapplication/pdf617460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/1/001098169.pdf4463cce8654db6be487a6639aaf64c52MD5110183/1982102023-09-24 03:38:21.345454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198210Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:38:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Program of Academic Excellence (PROEX) : a report on how to become a professor in higher education
title Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
spellingShingle Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso
Professor
Ensino superior
Formação de professores
Docência
Teacher education
Higher education
Teaching internship
title_short Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
title_full Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
title_fullStr Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
title_full_unstemmed Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
title_sort Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
author Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso
author_facet Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Sarmento, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Ensino superior
Formação de professores
Docência
topic Professor
Ensino superior
Formação de professores
Docência
Teacher education
Higher education
Teaching internship
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Higher education
Teaching internship
description Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fomenta a formação docente de alunos de pós-graduação para o ensino superior. Os dados para este estudo foram gerados durante quatro meses em uma turma de estágio do curso de graduação em Letras em uma universidade federal no Sul do Brasil. O corpus deste trabalho é constituído por diários de campo gerados a partir dos encontros de feedback pós-observação das aulas realizados entre a professora supervisora, a aluna de pós-graduação e os estagiários. Os resultados apontam que, no contexto analisado, as práticas diárias do magistério vivenciadas por uma das autoras no estágio de docência contribuíram para a formação docente voltada à educação superior, a participação da estudante de pós-graduação aumentou em complexidade e engajamento e a aluna moveu-se de participante periférica para participante plena.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:31:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198210
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-5864
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098169
identifier_str_mv 2237-5864
001098169
url http://hdl.handle.net/10183/198210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista docência do ensino superior. Belo Horizonte, MG. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 99-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/2/001098169.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198210/1/001098169.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63d9f716fd985f4e79af57a0bee3af40
4463cce8654db6be487a6639aaf64c52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447692501843968