Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246945 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas. |
id |
UFRGS-2_d791a9f10072dfd931a99addd54ecfa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246945 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Notare, Márcia RodriguesPinto, Renata Cezar2022-08-16T04:46:50Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/246945001136532Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas.This article presents an investigation on the impacts of engagement and social interactions on Plane Euclidean Geometry learning, in activities carried out in forums in the virtual institutional learning environment, during Emergency Remote Teaching. This is a qualitative research with the objective of identifying evidences of the development of geometric thinking and argumentation skills, in addition to the appropriation of GeoGebra software resources to support argumentation in the collaborative discussion forums made available throughout the course's development. The survey results show that the engagement in the forums had a positive impact on the geometric constructions carried out in GeoGebra and on the quality of the geometric beads.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 1-10GeoGebra : SoftwareGeometria euclidianaAprendizagem colaborativaEnsino Remoto Emergencial (ERE)GeoGebraEuclidean geometryCollaborative forumRemote learningFórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remotoForum as an engagement strategy in the discipline of plane geometry : analysis of an experience in remote learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136532.pdf.txt001136532.pdf.txtExtracted Texttext/plain31248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/2/001136532.pdf.txtf436a30caa8ffc664523afcbbcb3b79aMD52ORIGINAL001136532.pdfTexto completoapplication/pdf2217131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/1/001136532.pdf8203b40dd0d9d5d9ddbf16d7b004ebcaMD5110183/2469452022-08-17 04:48:26.592148oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Forum as an engagement strategy in the discipline of plane geometry : analysis of an experience in remote learning |
title |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto |
spellingShingle |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto Notare, Márcia Rodrigues GeoGebra : Software Geometria euclidiana Aprendizagem colaborativa Ensino Remoto Emergencial (ERE) GeoGebra Euclidean geometry Collaborative forum Remote learning |
title_short |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto |
title_full |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto |
title_fullStr |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto |
title_sort |
Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto |
author |
Notare, Márcia Rodrigues |
author_facet |
Notare, Márcia Rodrigues Pinto, Renata Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Renata Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Notare, Márcia Rodrigues Pinto, Renata Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Geometria euclidiana Aprendizagem colaborativa Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
topic |
GeoGebra : Software Geometria euclidiana Aprendizagem colaborativa Ensino Remoto Emergencial (ERE) GeoGebra Euclidean geometry Collaborative forum Remote learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
GeoGebra Euclidean geometry Collaborative forum Remote learning |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-16T04:46:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/246945 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136532 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001136532 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/246945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/2/001136532.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/1/001136532.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f436a30caa8ffc664523afcbbcb3b79a 8203b40dd0d9d5d9ddbf16d7b004ebca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447801421627392 |