Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Notare, Márcia Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, Renata Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246945
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas.
id UFRGS-2_d791a9f10072dfd931a99addd54ecfa2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246945
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Notare, Márcia RodriguesPinto, Renata Cezar2022-08-16T04:46:50Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/246945001136532Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas.This article presents an investigation on the impacts of engagement and social interactions on Plane Euclidean Geometry learning, in activities carried out in forums in the virtual institutional learning environment, during Emergency Remote Teaching. This is a qualitative research with the objective of identifying evidences of the development of geometric thinking and argumentation skills, in addition to the appropriation of GeoGebra software resources to support argumentation in the collaborative discussion forums made available throughout the course's development. The survey results show that the engagement in the forums had a positive impact on the geometric constructions carried out in GeoGebra and on the quality of the geometric beads.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 1-10GeoGebra : SoftwareGeometria euclidianaAprendizagem colaborativaEnsino Remoto Emergencial (ERE)GeoGebraEuclidean geometryCollaborative forumRemote learningFórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remotoForum as an engagement strategy in the discipline of plane geometry : analysis of an experience in remote learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136532.pdf.txt001136532.pdf.txtExtracted Texttext/plain31248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/2/001136532.pdf.txtf436a30caa8ffc664523afcbbcb3b79aMD52ORIGINAL001136532.pdfTexto completoapplication/pdf2217131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/1/001136532.pdf8203b40dd0d9d5d9ddbf16d7b004ebcaMD5110183/2469452022-08-17 04:48:26.592148oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Forum as an engagement strategy in the discipline of plane geometry : analysis of an experience in remote learning
title Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
spellingShingle Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
Notare, Márcia Rodrigues
GeoGebra : Software
Geometria euclidiana
Aprendizagem colaborativa
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
GeoGebra
Euclidean geometry
Collaborative forum
Remote learning
title_short Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
title_full Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
title_fullStr Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
title_full_unstemmed Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
title_sort Fórum como estratégia para o engajamento na disciplina de geometria plana : análise de uma experiência em ensino remoto
author Notare, Márcia Rodrigues
author_facet Notare, Márcia Rodrigues
Pinto, Renata Cezar
author_role author
author2 Pinto, Renata Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
Pinto, Renata Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Geometria euclidiana
Aprendizagem colaborativa
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic GeoGebra : Software
Geometria euclidiana
Aprendizagem colaborativa
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
GeoGebra
Euclidean geometry
Collaborative forum
Remote learning
dc.subject.eng.fl_str_mv GeoGebra
Euclidean geometry
Collaborative forum
Remote learning
description Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem de Geometria Euclidiana Plana, em atividades realizadas em fóruns no ambiente virtual de aprendizagem institucional, durante o Ensino Remoto Emergencial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar evidências de desenvolvimento do pensamento geométrico e da habilidade de argumentação, além da apropriação dos recursos do software GeoGebra para apoiar a argumentação nos fóruns de discussão colaborativa disponibilizados ao longo do desenvolvimento da disciplina. Os resultados da pesquisa mostram que o engajamento nos fóruns teve impacto positivo nas construções geométricas realizadas no GeoGebra e na qualidade das demonstrações geométricas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T04:46:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246945
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136532
identifier_str_mv 1679-1916
001136532
url http://hdl.handle.net/10183/246945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (2021), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/2/001136532.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246945/1/001136532.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f436a30caa8ffc664523afcbbcb3b79a
8203b40dd0d9d5d9ddbf16d7b004ebca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064393211904