Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pineau, Elyse Lamm
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Marcelo de Andrade, Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230089
Resumo: Este texto é uma versão ampliada e revista de Teaching is performance, de 1994, no qual eu propunha um marco conceitual para mapear as interseções generativas entre educação libertadora e o emergente paradigma da performance crítica. Essa revisão situa aquele ensaio nas inovações teóricas e metodológicas contemporâneas em pedagogia da performance e utiliza uma nova poética da escrita performativa como método que representa a pesquisa educacional influenciada pela performance
id UFRGS-2_d807262c394113ed0b36e239d5c7f8ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230089
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pineau, Elyse LammPereira, Marcelo de AndradeGandin, Luis Armando2021-09-23T04:20:34Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230089000753911Este texto é uma versão ampliada e revista de Teaching is performance, de 1994, no qual eu propunha um marco conceitual para mapear as interseções generativas entre educação libertadora e o emergente paradigma da performance crítica. Essa revisão situa aquele ensaio nas inovações teóricas e metodológicas contemporâneas em pedagogia da performance e utiliza uma nova poética da escrita performativa como método que representa a pesquisa educacional influenciada pela performanceThis text is an expanded and revised version of Teaching is performance (1994), in which I proposed a conceptual framework for mapping the generative intersections between liberatory education and the emerging critical performance paradigm. This revision resituates that essay within contemporary theoretical and methodological innovations in performative pedagogy, while deploying the new poetics of performative writing as a method representing performance-inflected educational research.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 89-113TeatroEscritaTeaching as performanceLiberatory educationPerformative writingPoetic inquiryNos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectivaAt the crossroads of performance and pedagogy : a prospective reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753911.pdf.txt000753911.pdf.txtExtracted Texttext/plain70142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/2/000753911.pdf.txt3a10521b56475f5c774b7294464341b4MD52ORIGINAL000753911.pdfTexto completoapplication/pdf498335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/1/000753911.pdf11dc68eab6e4d0bd44afdbdf48eeb462MD5110183/2300892021-10-04 04:21:41.386001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:21:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv At the crossroads of performance and pedagogy : a prospective review
title Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
spellingShingle Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
Pineau, Elyse Lamm
Teatro
Escrita
Teaching as performance
Liberatory education
Performative writing
Poetic inquiry
title_short Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
title_full Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
title_fullStr Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
title_full_unstemmed Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
title_sort Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
author Pineau, Elyse Lamm
author_facet Pineau, Elyse Lamm
Pereira, Marcelo de Andrade
Gandin, Luis Armando
author_role author
author2 Pereira, Marcelo de Andrade
Gandin, Luis Armando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pineau, Elyse Lamm
Pereira, Marcelo de Andrade
Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Escrita
topic Teatro
Escrita
Teaching as performance
Liberatory education
Performative writing
Poetic inquiry
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching as performance
Liberatory education
Performative writing
Poetic inquiry
description Este texto é uma versão ampliada e revista de Teaching is performance, de 1994, no qual eu propunha um marco conceitual para mapear as interseções generativas entre educação libertadora e o emergente paradigma da performance crítica. Essa revisão situa aquele ensaio nas inovações teóricas e metodológicas contemporâneas em pedagogia da performance e utiliza uma nova poética da escrita performativa como método que representa a pesquisa educacional influenciada pela performance
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-23T04:20:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230089
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000753911
identifier_str_mv 0100-3143
000753911
url http://hdl.handle.net/10183/230089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 89-113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/2/000753911.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/1/000753911.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a10521b56475f5c774b7294464341b4
11dc68eab6e4d0bd44afdbdf48eeb462
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225036790497280