Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230089 |
Resumo: | Este texto é uma versão ampliada e revista de Teaching is performance, de 1994, no qual eu propunha um marco conceitual para mapear as interseções generativas entre educação libertadora e o emergente paradigma da performance crítica. Essa revisão situa aquele ensaio nas inovações teóricas e metodológicas contemporâneas em pedagogia da performance e utiliza uma nova poética da escrita performativa como método que representa a pesquisa educacional influenciada pela performance |
id |
UFRGS-2_d807262c394113ed0b36e239d5c7f8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230089 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pineau, Elyse LammPereira, Marcelo de AndradeGandin, Luis Armando2021-09-23T04:20:34Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230089000753911Este texto é uma versão ampliada e revista de Teaching is performance, de 1994, no qual eu propunha um marco conceitual para mapear as interseções generativas entre educação libertadora e o emergente paradigma da performance crítica. Essa revisão situa aquele ensaio nas inovações teóricas e metodológicas contemporâneas em pedagogia da performance e utiliza uma nova poética da escrita performativa como método que representa a pesquisa educacional influenciada pela performanceThis text is an expanded and revised version of Teaching is performance (1994), in which I proposed a conceptual framework for mapping the generative intersections between liberatory education and the emerging critical performance paradigm. This revision resituates that essay within contemporary theoretical and methodological innovations in performative pedagogy, while deploying the new poetics of performative writing as a method representing performance-inflected educational research.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 89-113TeatroEscritaTeaching as performanceLiberatory educationPerformative writingPoetic inquiryNos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectivaAt the crossroads of performance and pedagogy : a prospective reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753911.pdf.txt000753911.pdf.txtExtracted Texttext/plain70142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/2/000753911.pdf.txt3a10521b56475f5c774b7294464341b4MD52ORIGINAL000753911.pdfTexto completoapplication/pdf498335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/1/000753911.pdf11dc68eab6e4d0bd44afdbdf48eeb462MD5110183/2300892021-10-04 04:21:41.386001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:21:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
At the crossroads of performance and pedagogy : a prospective review |
title |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva |
spellingShingle |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva Pineau, Elyse Lamm Teatro Escrita Teaching as performance Liberatory education Performative writing Poetic inquiry |
title_short |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva |
title_full |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva |
title_fullStr |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva |
title_full_unstemmed |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva |
title_sort |
Nos cruzamentos entre a performance e a pedagogia : uma revisão prospectiva |
author |
Pineau, Elyse Lamm |
author_facet |
Pineau, Elyse Lamm Pereira, Marcelo de Andrade Gandin, Luis Armando |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marcelo de Andrade Gandin, Luis Armando |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pineau, Elyse Lamm Pereira, Marcelo de Andrade Gandin, Luis Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Escrita |
topic |
Teatro Escrita Teaching as performance Liberatory education Performative writing Poetic inquiry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching as performance Liberatory education Performative writing Poetic inquiry |
description |
Este texto é uma versão ampliada e revista de Teaching is performance, de 1994, no qual eu propunha um marco conceitual para mapear as interseções generativas entre educação libertadora e o emergente paradigma da performance crítica. Essa revisão situa aquele ensaio nas inovações teóricas e metodológicas contemporâneas em pedagogia da performance e utiliza uma nova poética da escrita performativa como método que representa a pesquisa educacional influenciada pela performance |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-23T04:20:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230089 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000753911 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000753911 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 89-113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/2/000753911.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230089/1/000753911.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a10521b56475f5c774b7294464341b4 11dc68eab6e4d0bd44afdbdf48eeb462 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225036790497280 |