Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233059 |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado com a intensão de colaborar com a compreensão dos processos inerentes ao cenário da formação inicial e continuada de professores de Geografia para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando entender quais as motivações que conduzem os professores de Geografia para esta modalidade de ensino e sob quais condições este processo se concretiza, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com um grupo de professores que atuam na EJA, da Rede de Educação Básica do município de Porto Alegre - RS, de onde foram coletados os dados utilizados para análise e demais considerações que se aplicam ao trabalho. Entre os apontamentos captados nas entrevistas, os eixos relacionados com a formação, inserção e as práticas são tratados sob a perspectiva de trajetórias dos entrevistados ao longo de sua vida como profissional docente. As análises são feitas privilegiando a abordagem metodológica qualitativa, centrada na observação de depoimentos dos sujeitos pesquisados e de fontes documentais, visando retratar a realidade contemporânea de suas práticas na Rede de Educação Básica, essencialmente em turmas da EJA. |
id |
UFRGS-2_d8309f11764b4ba31940c3efc3bb3f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233059 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fagundes, Jaderson de OliveiraPires, Claudia Luisa Zeferino2021-12-17T04:30:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/233059001135080Este trabalho foi elaborado com a intensão de colaborar com a compreensão dos processos inerentes ao cenário da formação inicial e continuada de professores de Geografia para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando entender quais as motivações que conduzem os professores de Geografia para esta modalidade de ensino e sob quais condições este processo se concretiza, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com um grupo de professores que atuam na EJA, da Rede de Educação Básica do município de Porto Alegre - RS, de onde foram coletados os dados utilizados para análise e demais considerações que se aplicam ao trabalho. Entre os apontamentos captados nas entrevistas, os eixos relacionados com a formação, inserção e as práticas são tratados sob a perspectiva de trajetórias dos entrevistados ao longo de sua vida como profissional docente. As análises são feitas privilegiando a abordagem metodológica qualitativa, centrada na observação de depoimentos dos sujeitos pesquisados e de fontes documentais, visando retratar a realidade contemporânea de suas práticas na Rede de Educação Básica, essencialmente em turmas da EJA.This work was elaborated with the intention of collaborating with the understanding of the processes inherent in the scenario of initial and continuing education of Geography teachers for Youth and Adult Education (EJA). Seeking to understand which motivations that lead Geography teachers to this type of teaching, and under which conditions this process come true, a semi-structured interview was done with a group of teachers who work at EJA, from the Basic Education Network in the city of Porto Alegre - RS, where the data used for analysis and other considerations that apply to the work were collected. Among the notes captured in the interviews, the axes related to training, insertion and practices are treated from the perspective of the interviewees’ trajectories throughout their life as a teaching professional. The analyzes are carried out with a focus on a qualitative methodological approach, centered on the observation of testimonies of the researched subjects and documentary sources, aiming to portray the contemporary reality of their practices in the Basic Education Network, essentially in EJA classesapplication/pdfporEducação de jovens e adultosEducação básicaFormação continuadaYouth and adult educationGeography teachingContinuing educationProfessores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135080.pdf.txt001135080.pdf.txtExtracted Texttext/plain82448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/2/001135080.pdf.txt359f3af0c79ce0c661d3f1f00db1863aMD52ORIGINAL001135080.pdfTexto completoapplication/pdf550862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/1/001135080.pdf55a03d8be47aa11aefc777032b585015MD5110183/2330592023-05-05 03:21:19.528225oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233059Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:21:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica |
title |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica |
spellingShingle |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica Fagundes, Jaderson de Oliveira Educação de jovens e adultos Educação básica Formação continuada Youth and adult education Geography teaching Continuing education |
title_short |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica |
title_full |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica |
title_fullStr |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica |
title_full_unstemmed |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica |
title_sort |
Professores de Geografia na educação de jovens e adultos : estudo de casos sobre a formação e inserção profissional na educação básica |
author |
Fagundes, Jaderson de Oliveira |
author_facet |
Fagundes, Jaderson de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Jaderson de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
contributor_str_mv |
Pires, Claudia Luisa Zeferino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Educação básica Formação continuada |
topic |
Educação de jovens e adultos Educação básica Formação continuada Youth and adult education Geography teaching Continuing education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth and adult education Geography teaching Continuing education |
description |
Este trabalho foi elaborado com a intensão de colaborar com a compreensão dos processos inerentes ao cenário da formação inicial e continuada de professores de Geografia para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscando entender quais as motivações que conduzem os professores de Geografia para esta modalidade de ensino e sob quais condições este processo se concretiza, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com um grupo de professores que atuam na EJA, da Rede de Educação Básica do município de Porto Alegre - RS, de onde foram coletados os dados utilizados para análise e demais considerações que se aplicam ao trabalho. Entre os apontamentos captados nas entrevistas, os eixos relacionados com a formação, inserção e as práticas são tratados sob a perspectiva de trajetórias dos entrevistados ao longo de sua vida como profissional docente. As análises são feitas privilegiando a abordagem metodológica qualitativa, centrada na observação de depoimentos dos sujeitos pesquisados e de fontes documentais, visando retratar a realidade contemporânea de suas práticas na Rede de Educação Básica, essencialmente em turmas da EJA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-17T04:30:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233059 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135080 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233059 |
identifier_str_mv |
001135080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/2/001135080.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233059/1/001135080.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
359f3af0c79ce0c661d3f1f00db1863a 55a03d8be47aa11aefc777032b585015 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447286732292096 |