Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256630 |
Resumo: | A escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta importante ferramenta propicia aos alunos que formem sua própria opinião e ainda compartilhem com seus familiares os novos saberes. Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre hortas medicinais implantadas em ambiente escolar no Brasil, apresentando as principais ideias discutidas pelos autores e as contribuições dos trabalhos para a temática. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que buscou selecionar estudos aplicados em escolas de ensino fundamental. A partir dos estudos selecionados, foram elencadas as principais vantagens obtidas na implantação de hortas medicinais em ambientes escolares. Concluindo-se que, ainda que seja um espaço pequeno na escola, pode ser usado para o plantio da horta, possibilitando o trabalho interdisciplinar, e que, a horta medicinal como ferramenta de ensino oferece aos estudantes a oportunidade de fazer as escolhas mais conscientes em prol do cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde. |
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Gomes, Amanda Maria MartinsSiqueira, André Boccasius2023-04-01T03:30:43Z2022http://hdl.handle.net/10183/256630001165669A escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta importante ferramenta propicia aos alunos que formem sua própria opinião e ainda compartilhem com seus familiares os novos saberes. Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre hortas medicinais implantadas em ambiente escolar no Brasil, apresentando as principais ideias discutidas pelos autores e as contribuições dos trabalhos para a temática. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que buscou selecionar estudos aplicados em escolas de ensino fundamental. A partir dos estudos selecionados, foram elencadas as principais vantagens obtidas na implantação de hortas medicinais em ambientes escolares. Concluindo-se que, ainda que seja um espaço pequeno na escola, pode ser usado para o plantio da horta, possibilitando o trabalho interdisciplinar, e que, a horta medicinal como ferramenta de ensino oferece aos estudantes a oportunidade de fazer as escolhas mais conscientes em prol do cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde.The school, when developing a medicinal garden, can strengthen the construction of knowledge, addressing issues of environmental education and health. Whether in Natural Science classes or in interdisciplinary activities, this important tool allows students to form their own opinion and share new knowledge with their families. This work aims to analyze articles on medicinal gardens implemented in a school environment in Brazil, presenting as main ideas provided by authors and as contributions of works to the theme. This is a bibliographic review with a qualitative approach, which sought to select studies applied in elementary schools. From the selected studies, the main foreign advantages in the implantation of medicinal gardens in school environments were listed. Concluding that, although it is a small space in the school, it can be used for planting the garden, enabling interdisciplinary work, and that the medicinal garden as a teaching tool offers students the opportunity to make more conscious choices in for the care of the environment and their own health.application/pdfporEducação ambientalAprendizagemHorta medicinalEnvironmental educationLearning toolsMedicinal gardenHorta medicinal na escola como ferramenta de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165669.pdf.txt001165669.pdf.txtExtracted Texttext/plain58149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256630/2/001165669.pdf.txtfd46c871522936ceff0f469c19308551MD52ORIGINAL001165669.pdfTexto completoapplication/pdf1779153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256630/1/001165669.pdf9d0989dc75000f5d24109817e8618d93MD5110183/2566302023-04-02 03:25:04.895567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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