Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Amanda Maria Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256630
Resumo: A escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta importante ferramenta propicia aos alunos que formem sua própria opinião e ainda compartilhem com seus familiares os novos saberes. Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre hortas medicinais implantadas em ambiente escolar no Brasil, apresentando as principais ideias discutidas pelos autores e as contribuições dos trabalhos para a temática. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que buscou selecionar estudos aplicados em escolas de ensino fundamental. A partir dos estudos selecionados, foram elencadas as principais vantagens obtidas na implantação de hortas medicinais em ambientes escolares. Concluindo-se que, ainda que seja um espaço pequeno na escola, pode ser usado para o plantio da horta, possibilitando o trabalho interdisciplinar, e que, a horta medicinal como ferramenta de ensino oferece aos estudantes a oportunidade de fazer as escolhas mais conscientes em prol do cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde.
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