Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Amanda Maria Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256630
Resumo: A escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta importante ferramenta propicia aos alunos que formem sua própria opinião e ainda compartilhem com seus familiares os novos saberes. Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre hortas medicinais implantadas em ambiente escolar no Brasil, apresentando as principais ideias discutidas pelos autores e as contribuições dos trabalhos para a temática. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que buscou selecionar estudos aplicados em escolas de ensino fundamental. A partir dos estudos selecionados, foram elencadas as principais vantagens obtidas na implantação de hortas medicinais em ambientes escolares. Concluindo-se que, ainda que seja um espaço pequeno na escola, pode ser usado para o plantio da horta, possibilitando o trabalho interdisciplinar, e que, a horta medicinal como ferramenta de ensino oferece aos estudantes a oportunidade de fazer as escolhas mais conscientes em prol do cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde.
id UFRGS-2_d84005f7ca2b3b1cdaa20ed40ba61b2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256630
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Amanda Maria MartinsSiqueira, André Boccasius2023-04-01T03:30:43Z2022http://hdl.handle.net/10183/256630001165669A escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta importante ferramenta propicia aos alunos que formem sua própria opinião e ainda compartilhem com seus familiares os novos saberes. Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre hortas medicinais implantadas em ambiente escolar no Brasil, apresentando as principais ideias discutidas pelos autores e as contribuições dos trabalhos para a temática. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que buscou selecionar estudos aplicados em escolas de ensino fundamental. A partir dos estudos selecionados, foram elencadas as principais vantagens obtidas na implantação de hortas medicinais em ambientes escolares. Concluindo-se que, ainda que seja um espaço pequeno na escola, pode ser usado para o plantio da horta, possibilitando o trabalho interdisciplinar, e que, a horta medicinal como ferramenta de ensino oferece aos estudantes a oportunidade de fazer as escolhas mais conscientes em prol do cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde.The school, when developing a medicinal garden, can strengthen the construction of knowledge, addressing issues of environmental education and health. Whether in Natural Science classes or in interdisciplinary activities, this important tool allows students to form their own opinion and share new knowledge with their families. This work aims to analyze articles on medicinal gardens implemented in a school environment in Brazil, presenting as main ideas provided by authors and as contributions of works to the theme. This is a bibliographic review with a qualitative approach, which sought to select studies applied in elementary schools. From the selected studies, the main foreign advantages in the implantation of medicinal gardens in school environments were listed. Concluding that, although it is a small space in the school, it can be used for planting the garden, enabling interdisciplinary work, and that the medicinal garden as a teaching tool offers students the opportunity to make more conscious choices in for the care of the environment and their own health.application/pdfporEducação ambientalAprendizagemHorta medicinalEnvironmental educationLearning toolsMedicinal gardenHorta medicinal na escola como ferramenta de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165669.pdf.txt001165669.pdf.txtExtracted Texttext/plain58149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256630/2/001165669.pdf.txtfd46c871522936ceff0f469c19308551MD52ORIGINAL001165669.pdfTexto completoapplication/pdf1779153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256630/1/001165669.pdf9d0989dc75000f5d24109817e8618d93MD5110183/2566302023-04-02 03:25:04.895567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
title Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
spellingShingle Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
Gomes, Amanda Maria Martins
Educação ambiental
Aprendizagem
Horta medicinal
Environmental education
Learning tools
Medicinal garden
title_short Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
title_full Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
title_fullStr Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
title_sort Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino
author Gomes, Amanda Maria Martins
author_facet Gomes, Amanda Maria Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Amanda Maria Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, André Boccasius
contributor_str_mv Siqueira, André Boccasius
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Aprendizagem
Horta medicinal
topic Educação ambiental
Aprendizagem
Horta medicinal
Environmental education
Learning tools
Medicinal garden
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Learning tools
Medicinal garden
description A escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta importante ferramenta propicia aos alunos que formem sua própria opinião e ainda compartilhem com seus familiares os novos saberes. Este trabalho tem por objetivo analisar artigos sobre hortas medicinais implantadas em ambiente escolar no Brasil, apresentando as principais ideias discutidas pelos autores e as contribuições dos trabalhos para a temática. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, que buscou selecionar estudos aplicados em escolas de ensino fundamental. A partir dos estudos selecionados, foram elencadas as principais vantagens obtidas na implantação de hortas medicinais em ambientes escolares. Concluindo-se que, ainda que seja um espaço pequeno na escola, pode ser usado para o plantio da horta, possibilitando o trabalho interdisciplinar, e que, a horta medicinal como ferramenta de ensino oferece aos estudantes a oportunidade de fazer as escolhas mais conscientes em prol do cuidado com o meio ambiente e com a própria saúde.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-01T03:30:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256630
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165669
url http://hdl.handle.net/10183/256630
identifier_str_mv 001165669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256630/2/001165669.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256630/1/001165669.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd46c871522936ceff0f469c19308551
9d0989dc75000f5d24109817e8618d93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447335393558528