A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordova, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garcia, Cristiano Mesquita, Vicari, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278383
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas.
id UFRGS-2_d869e7fc6c4765c5a2fbb1d43bbbcad1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278383
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cordova, Paulo RobertoGarcia, Cristiano MesquitaVicari, Rosa Maria2024-09-03T06:41:55Z20222177-8310http://hdl.handle.net/10183/278383001193910As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas.Information and Communication Technologies (ICT) have enabled improvements and an increase in the offer of Distance Education (DE). Problem-Based Learning (PBL) has been shown to be effective, mainly because it allows students to get closer to real situations experienced by professionals, an important characteristic for Professional and Technological Education (PTE). There is no data in the current literature on how much PBL has been applied to PTE whereby distance education or hybrid education. This research, through a systematic review, aims to fill this gap. It became evident that there are few publications on this topic, leaving the question open as to whether this is due to the low adherence to PBL or if the experiences and investigations in this field have not been widely disseminated.application/pdfporEAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol. 12, n. 2 (2022), e1979Aprendizagem baseada em problemasEducação a distânciaEnsino híbridoEducação profissional e tecnológicaProblem-based learningDistance learningHybrid teachingA educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemáticaProfessional and technological education and problem-based learning (Pbl) in hybrid and distance education : a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193910.pdf.txt001193910.pdf.txtExtracted Texttext/plain41705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/3/001193910.pdf.txt74b93517804f5e08f1225f7f91c290afMD53001193910-02.pdf.txt001193910-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain40252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/4/001193910-02.pdf.txt6f9250dae982a6a3a689282a63109201MD54ORIGINAL001193910.pdfTexto completoapplication/pdf264646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/1/001193910.pdf9cca75add68848f1b8d9ae86dbaa02ffMD51001193910-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf243671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/2/001193910-02.pdf4a55a42ff957daa4fc421e521e6267c4MD5210183/2783832024-09-04 06:27:17.352991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:27:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Professional and technological education and problem-based learning (Pbl) in hybrid and distance education : a systematic review
title A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
spellingShingle A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
Cordova, Paulo Roberto
Aprendizagem baseada em problemas
Educação a distância
Ensino híbrido
Educação profissional e tecnológica
Problem-based learning
Distance learning
Hybrid teaching
title_short A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
title_full A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
title_fullStr A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
title_sort A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
author Cordova, Paulo Roberto
author_facet Cordova, Paulo Roberto
Garcia, Cristiano Mesquita
Vicari, Rosa Maria
author_role author
author2 Garcia, Cristiano Mesquita
Vicari, Rosa Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordova, Paulo Roberto
Garcia, Cristiano Mesquita
Vicari, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Educação a distância
Ensino híbrido
Educação profissional e tecnológica
topic Aprendizagem baseada em problemas
Educação a distância
Ensino híbrido
Educação profissional e tecnológica
Problem-based learning
Distance learning
Hybrid teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Problem-based learning
Distance learning
Hybrid teaching
description As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-03T06:41:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278383
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-8310
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193910
identifier_str_mv 2177-8310
001193910
url http://hdl.handle.net/10183/278383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv EAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol. 12, n. 2 (2022), e1979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/3/001193910.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/4/001193910-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/1/001193910.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/2/001193910-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74b93517804f5e08f1225f7f91c290af
6f9250dae982a6a3a689282a63109201
9cca75add68848f1b8d9ae86dbaa02ff
4a55a42ff957daa4fc421e521e6267c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447863615815680