A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/278383 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas. |
id |
UFRGS-2_d869e7fc6c4765c5a2fbb1d43bbbcad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278383 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cordova, Paulo RobertoGarcia, Cristiano MesquitaVicari, Rosa Maria2024-09-03T06:41:55Z20222177-8310http://hdl.handle.net/10183/278383001193910As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas.Information and Communication Technologies (ICT) have enabled improvements and an increase in the offer of Distance Education (DE). Problem-Based Learning (PBL) has been shown to be effective, mainly because it allows students to get closer to real situations experienced by professionals, an important characteristic for Professional and Technological Education (PTE). There is no data in the current literature on how much PBL has been applied to PTE whereby distance education or hybrid education. This research, through a systematic review, aims to fill this gap. It became evident that there are few publications on this topic, leaving the question open as to whether this is due to the low adherence to PBL or if the experiences and investigations in this field have not been widely disseminated.application/pdfporEAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol. 12, n. 2 (2022), e1979Aprendizagem baseada em problemasEducação a distânciaEnsino híbridoEducação profissional e tecnológicaProblem-based learningDistance learningHybrid teachingA educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemáticaProfessional and technological education and problem-based learning (Pbl) in hybrid and distance education : a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193910.pdf.txt001193910.pdf.txtExtracted Texttext/plain41705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/3/001193910.pdf.txt74b93517804f5e08f1225f7f91c290afMD53001193910-02.pdf.txt001193910-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain40252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/4/001193910-02.pdf.txt6f9250dae982a6a3a689282a63109201MD54ORIGINAL001193910.pdfTexto completoapplication/pdf264646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/1/001193910.pdf9cca75add68848f1b8d9ae86dbaa02ffMD51001193910-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf243671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/2/001193910-02.pdf4a55a42ff957daa4fc421e521e6267c4MD5210183/2783832024-09-04 06:27:17.352991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278383Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-04T09:27:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Professional and technological education and problem-based learning (Pbl) in hybrid and distance education : a systematic review |
title |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática Cordova, Paulo Roberto Aprendizagem baseada em problemas Educação a distância Ensino híbrido Educação profissional e tecnológica Problem-based learning Distance learning Hybrid teaching |
title_short |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática |
title_full |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática |
title_sort |
A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem baseada em problemas no ensino híbrido e a distância: uma revisão sistemática |
author |
Cordova, Paulo Roberto |
author_facet |
Cordova, Paulo Roberto Garcia, Cristiano Mesquita Vicari, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Cristiano Mesquita Vicari, Rosa Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordova, Paulo Roberto Garcia, Cristiano Mesquita Vicari, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas Educação a distância Ensino híbrido Educação profissional e tecnológica |
topic |
Aprendizagem baseada em problemas Educação a distância Ensino híbrido Educação profissional e tecnológica Problem-based learning Distance learning Hybrid teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem-based learning Distance learning Hybrid teaching |
description |
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm opor-tunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preen-cher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-03T06:41:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/278383 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-8310 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001193910 |
identifier_str_mv |
2177-8310 001193910 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/278383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
EAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol. 12, n. 2 (2022), e1979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/3/001193910.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/4/001193910-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/1/001193910.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278383/2/001193910-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74b93517804f5e08f1225f7f91c290af 6f9250dae982a6a3a689282a63109201 9cca75add68848f1b8d9ae86dbaa02ff 4a55a42ff957daa4fc421e521e6267c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447863615815680 |