Cenários artísticos : espaço de interações infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martellet, Renata Guimarães
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29319
Resumo: Este trabalho refere-se à análise de minha trajetória como professora da etapa infantil do Colégio João XXIII, uma Instituição da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre, onde desde 2007 tenho trabalhado com a construção de espaços lúdicos no ambiente de sala de aula, os quais chamo de “cenário”. Experiência que contextualizou um importante momento de reflexão e ressignificação das concepções que envolveram minha prática enquanto mediadora entre as crianças e o conhecimento, numa perspectiva de relação, ação, criação, imaginação, movimento, poética e transformação, com ênfase nas múltiplas possibilidades artísticas. Acreditando na importância de buscar entendimentos relacionados à espaços e tempos da aprendizagem, à complexidade da natureza humana (que a escola insiste em fragmentar) e ao princípio da incerteza, do inusitado, do imprevisto que tanto assusta os educadores das escolas infantis, procurei apoio em alguns autores como Edgar Morin, Gaston Bachelard e Sandra Richter, os quais tenho buscado inspiração e apoio teórico para fundamentar minhas reflexões relacionadas à construção desses ambientes entrelaçando arte e educação. O estudo foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, juntamente com a observação e leitura da minha experiência direta com as crianças e com a análise dos registros em diário de campo, fotografias e filmagens. A partir destas vivências pude constatar que o espaço do atelier como atividade permanente nas instituições educacionais, favorece o processo contínuo de comunicação entre as crianças, professores e comunidade, predominando a liberdade expressiva, cognitiva e simbólica.
id UFRGS-2_d8d263e1e917c8d9f1f0053bfe6a2149
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29319
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martellet, Renata GuimarãesZordan, Paola2011-06-02T06:00:39Z2011http://hdl.handle.net/10183/29319000776678Este trabalho refere-se à análise de minha trajetória como professora da etapa infantil do Colégio João XXIII, uma Instituição da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre, onde desde 2007 tenho trabalhado com a construção de espaços lúdicos no ambiente de sala de aula, os quais chamo de “cenário”. Experiência que contextualizou um importante momento de reflexão e ressignificação das concepções que envolveram minha prática enquanto mediadora entre as crianças e o conhecimento, numa perspectiva de relação, ação, criação, imaginação, movimento, poética e transformação, com ênfase nas múltiplas possibilidades artísticas. Acreditando na importância de buscar entendimentos relacionados à espaços e tempos da aprendizagem, à complexidade da natureza humana (que a escola insiste em fragmentar) e ao princípio da incerteza, do inusitado, do imprevisto que tanto assusta os educadores das escolas infantis, procurei apoio em alguns autores como Edgar Morin, Gaston Bachelard e Sandra Richter, os quais tenho buscado inspiração e apoio teórico para fundamentar minhas reflexões relacionadas à construção desses ambientes entrelaçando arte e educação. O estudo foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, juntamente com a observação e leitura da minha experiência direta com as crianças e com a análise dos registros em diário de campo, fotografias e filmagens. A partir destas vivências pude constatar que o espaço do atelier como atividade permanente nas instituições educacionais, favorece o processo contínuo de comunicação entre as crianças, professores e comunidade, predominando a liberdade expressiva, cognitiva e simbólica.This work analyzes my trajectory as a kindergarten teacher at the Colégio João XXIII, which is a privet school in the city of Porto Alegre, where, since 2007, I have been working with the construction of playful spaces in the classroom environment, which I call “scenery“. That experience represented to myself an important moment of reflection and brought a new meaning to the conceptions that supported my practice while a mediator between the children and the knowledge, in a perspective of relation, action, creation, imagination, movement, poetics and transformation, with emphasis in the multiple artistic possibilities. Believing in the importance of pursuing understandings related to spaces and times of learning, to the complexity of the human nature (which the school insists in breaking up), and to the principle of the uncertainty, of the unusual, and of the unexpected, that so much frightens the preschool educators, I looked for support in some authors like Edgar Morin, Gaston Bachelard and Sandra Richter, in which I have been looking for inspiration and theoretical support to substantiate my reflections related to the construction of these environments that intertwine art and education. This study consisted in a bibliographical revision and the observation and reading of my direct experience with the children, as well as the analysis of field diary registers, photographs and filming. From these experiences I could perceive that the atelier space, as a permanent activity center in the education institutions, favors the continuous communication process between the children, teachers and community, supporting the expressive, cognitive and symbolic freedom.application/pdfporInfânciaArteArtChildhoodSpaceInteractionPoeticsCenários artísticos : espaço de interações infantisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Pedagogia da Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000776678.pdf000776678.pdfTexto completoapplication/pdf1958835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29319/1/000776678.pdf341f4269105168033b103a76009dd73aMD51TEXT000776678.pdf.txt000776678.pdf.txtExtracted Texttext/plain85882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29319/2/000776678.pdf.txtcea50c0b0682b819757db221d61af6a4MD52THUMBNAIL000776678.pdf.jpg000776678.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29319/3/000776678.pdf.jpg2848c1b2ec9bba82423cd4b2f074ac2fMD5310183/293192018-10-18 08:42:16.95oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:42:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenários artísticos : espaço de interações infantis
title Cenários artísticos : espaço de interações infantis
spellingShingle Cenários artísticos : espaço de interações infantis
Martellet, Renata Guimarães
Infância
Arte
Art
Childhood
Space
Interaction
Poetics
title_short Cenários artísticos : espaço de interações infantis
title_full Cenários artísticos : espaço de interações infantis
title_fullStr Cenários artísticos : espaço de interações infantis
title_full_unstemmed Cenários artísticos : espaço de interações infantis
title_sort Cenários artísticos : espaço de interações infantis
author Martellet, Renata Guimarães
author_facet Martellet, Renata Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martellet, Renata Guimarães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zordan, Paola
contributor_str_mv Zordan, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Arte
topic Infância
Arte
Art
Childhood
Space
Interaction
Poetics
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
Childhood
Space
Interaction
Poetics
description Este trabalho refere-se à análise de minha trajetória como professora da etapa infantil do Colégio João XXIII, uma Instituição da rede privada de ensino da cidade de Porto Alegre, onde desde 2007 tenho trabalhado com a construção de espaços lúdicos no ambiente de sala de aula, os quais chamo de “cenário”. Experiência que contextualizou um importante momento de reflexão e ressignificação das concepções que envolveram minha prática enquanto mediadora entre as crianças e o conhecimento, numa perspectiva de relação, ação, criação, imaginação, movimento, poética e transformação, com ênfase nas múltiplas possibilidades artísticas. Acreditando na importância de buscar entendimentos relacionados à espaços e tempos da aprendizagem, à complexidade da natureza humana (que a escola insiste em fragmentar) e ao princípio da incerteza, do inusitado, do imprevisto que tanto assusta os educadores das escolas infantis, procurei apoio em alguns autores como Edgar Morin, Gaston Bachelard e Sandra Richter, os quais tenho buscado inspiração e apoio teórico para fundamentar minhas reflexões relacionadas à construção desses ambientes entrelaçando arte e educação. O estudo foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica, juntamente com a observação e leitura da minha experiência direta com as crianças e com a análise dos registros em diário de campo, fotografias e filmagens. A partir destas vivências pude constatar que o espaço do atelier como atividade permanente nas instituições educacionais, favorece o processo contínuo de comunicação entre as crianças, professores e comunidade, predominando a liberdade expressiva, cognitiva e simbólica.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29319
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776678
url http://hdl.handle.net/10183/29319
identifier_str_mv 000776678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29319/1/000776678.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29319/2/000776678.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29319/3/000776678.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 341f4269105168033b103a76009dd73a
cea50c0b0682b819757db221d61af6a4
2848c1b2ec9bba82423cd4b2f074ac2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224409228247040