Impacto do método de introdução alimentar complementar na saúde bucal de crianças na primeira infância : dados preliminares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225317 |
Resumo: | Este estudo está aninhado a um estudo Métodos de Introdução Alimentar Complementar em Crianças: Um ensaio clínico randomizado realizado no HCPA que compara três diferentes tipos de métodos de introdução alimentar: método tradicional, método Baby-led Introduction to Solids e método misto. Objetivo: avaliar a saúde bucal de bebês de 12 meses que seguiram diferentes métodos de introdução alimentar complementar considerando presença de cáries, hábitos de sucção e higiene bucal, bem como o desenvolvimento da oclusão. Metodologia: realizado exame clínico de superfícies quanto à presença de cárie através do sistema ICDAS, de placa visível e de sangramento gengival utilizando odontoscópio e escova de dentes, questionários de hábitos orais e de higiene bucal aplicados às mães de 21 crianças aos 12 meses de vida. Resultados: os dados preliminares apresentados no presente estudo, de forma descritiva, mostram que 67% dos bebês usam mamadeira, 24% usam chupeta, 14% realizam sucção digital e 85% recebem aleitamento materno aos 12 meses. Todas as crianças da amostra tinham rotina de higiene bucal, com índices de IPV e ISG saudáveis, e nenhuma criança apresentou lesões de cárie. Conclusão: os resultados mostraram-se otimistas na amostra deste estudo, devido ao caráter informativo e educacional da pesquisa. Ressalta-se a importância da continuidade deste trabalho para obtenção de resultados mais consistentes, o qual foi interrompido devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus. |
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Morando, Lorenzo AndreazzaMariath, Adriela Azevedo Souza2021-08-06T04:42:43Z2020http://hdl.handle.net/10183/225317001129436Este estudo está aninhado a um estudo Métodos de Introdução Alimentar Complementar em Crianças: Um ensaio clínico randomizado realizado no HCPA que compara três diferentes tipos de métodos de introdução alimentar: método tradicional, método Baby-led Introduction to Solids e método misto. Objetivo: avaliar a saúde bucal de bebês de 12 meses que seguiram diferentes métodos de introdução alimentar complementar considerando presença de cáries, hábitos de sucção e higiene bucal, bem como o desenvolvimento da oclusão. Metodologia: realizado exame clínico de superfícies quanto à presença de cárie através do sistema ICDAS, de placa visível e de sangramento gengival utilizando odontoscópio e escova de dentes, questionários de hábitos orais e de higiene bucal aplicados às mães de 21 crianças aos 12 meses de vida. Resultados: os dados preliminares apresentados no presente estudo, de forma descritiva, mostram que 67% dos bebês usam mamadeira, 24% usam chupeta, 14% realizam sucção digital e 85% recebem aleitamento materno aos 12 meses. Todas as crianças da amostra tinham rotina de higiene bucal, com índices de IPV e ISG saudáveis, e nenhuma criança apresentou lesões de cárie. Conclusão: os resultados mostraram-se otimistas na amostra deste estudo, devido ao caráter informativo e educacional da pesquisa. Ressalta-se a importância da continuidade deste trabalho para obtenção de resultados mais consistentes, o qual foi interrompido devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus.This study is nested in a study Complementary Feeding Introduction Methods in Children: A randomized clinical trial conducted at HCPA comparing three different types of food introduction methods: traditional method, Baby-led Introduction to Solids method and mixed method. Objective: to evaluate oral health of 12-months-old infants who followed different complementary feeding methods considering the presence of carious lesions, sucking habits and oral hygiene, as well as the development of occlusion. Methodology: clinical examination of surfaces for caries using the ICDAS system, visible plaque and gingival bleeding using mouth mirror and toothbrush, questionnaires on oral habits and oral hygiene applied to mothers of 21 children at 12 months of age. Results: the preliminary data presented in the present study, in a descriptive manner, show that 67% of babies use a nursing bottle, 24% use a pacifier, 14% perform digital sucking and 85% are breastfed at 12 months of age. All children in this sample had oral hygiene routine, with healthy visible plaque and gingival bleeding indexes, and no children had carious lesions. Conclusion: the results were optimistic in this study's sample, due to the informative and educational character of the research. It is emphasized the importance of continuing this study to obtain more consistent results, which was interrupted due to the advance of the novel coronavirus pandemic.application/pdfporAleitamento maternoSaúde bucalOdontopediatriaComplementary feedingBreast feedingOral healthPediatric dentistryImpacto do método de introdução alimentar complementar na saúde bucal de crianças na primeira infância : dados preliminaresImpact of the complementary food introduction method on the oral health of children in early childhood : preliminary datainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2020Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129436.pdf.txt001129436.pdf.txtExtracted Texttext/plain45011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225317/2/001129436.pdf.txt5171518fdc3174a7cbca04b0cac35b97MD52ORIGINAL001129436.pdfTexto completoapplication/pdf1614768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225317/1/001129436.pdf4ee8976add8a135194a6daebee7fb73aMD5110183/2253172021-09-19 04:35:40.870069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225317Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:35:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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