Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Cristiane Bandeira Marins da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204017
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar e analisar se após a implantação do Projeto Um Computador por Aluno na instituição de ensino onde foi realizado a pesquisa o mesmo trouxe benefícios para a aprendizagem dos alunos sendo este o problema de pesquisa. O referencial teórico pautou-se na relação Tecnologia, Sociedade da Informação, destacando-se a relação da Tecnologia na educação como recurso pedagógico. Em seguida, foi explorado o programa Um Computador por Aluno, em seus aspectos históricos e características fundamentais. Foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, foi realizada um questionário que foi respondido pelos professores regentes de turma e o coordenador do LIE. Os resultados apontam que o curso de formação para a utilização do computador UCA aos professores da escola foram fatores que facilitaram a utilização do laptop como recurso pedagógico para os que fizeram, e a não realização do curso fez falta para os professores que chegaram após. Contudo, os resultados também mostraram que o suporte técnico do equipamento não é eficiente, o que dificulta o desenvolvimento das atividades planejadas pelos professores. Outro aspecto verificado foi se o programa contribuiu com a aprendizagem dos alunos, além do acesso às tecnologias, a capacidade de manejá-las e de integrá-las aos afazeres cotidianos, de utilizá-las para o exercício da cidadania; os resultados mostram que o programa atingiu parte do processo de melhoria na aprendizagem, visto que os alunos tem acesso ao computador e a aprendizagem se faz de forma criativa e prazerosa, os educandos tem a disponibilidade de levá-los para casa estendo assim o trabalho realizado na escola para a mesma. Esses resultados apontam a necessidade de se oferecer um suporte técnico eficiente, visto que esse aspecto é de suma importância para o bom andamento do programa, proporcionando aos alunos os benefícios conquistados com a utilização do computador.
id UFRGS-2_d900ce6907a9057b8e04236898815afd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204017
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Cristiane Bandeira Marins daSgobbi, Fabiana Santiago2019-12-28T04:04:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/204017001109432O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar e analisar se após a implantação do Projeto Um Computador por Aluno na instituição de ensino onde foi realizado a pesquisa o mesmo trouxe benefícios para a aprendizagem dos alunos sendo este o problema de pesquisa. O referencial teórico pautou-se na relação Tecnologia, Sociedade da Informação, destacando-se a relação da Tecnologia na educação como recurso pedagógico. Em seguida, foi explorado o programa Um Computador por Aluno, em seus aspectos históricos e características fundamentais. Foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, foi realizada um questionário que foi respondido pelos professores regentes de turma e o coordenador do LIE. Os resultados apontam que o curso de formação para a utilização do computador UCA aos professores da escola foram fatores que facilitaram a utilização do laptop como recurso pedagógico para os que fizeram, e a não realização do curso fez falta para os professores que chegaram após. Contudo, os resultados também mostraram que o suporte técnico do equipamento não é eficiente, o que dificulta o desenvolvimento das atividades planejadas pelos professores. Outro aspecto verificado foi se o programa contribuiu com a aprendizagem dos alunos, além do acesso às tecnologias, a capacidade de manejá-las e de integrá-las aos afazeres cotidianos, de utilizá-las para o exercício da cidadania; os resultados mostram que o programa atingiu parte do processo de melhoria na aprendizagem, visto que os alunos tem acesso ao computador e a aprendizagem se faz de forma criativa e prazerosa, os educandos tem a disponibilidade de levá-los para casa estendo assim o trabalho realizado na escola para a mesma. Esses resultados apontam a necessidade de se oferecer um suporte técnico eficiente, visto que esse aspecto é de suma importância para o bom andamento do programa, proporcionando aos alunos os benefícios conquistados com a utilização do computador.The purpose of this study was to identify and analyze whether, after the implementation of the One Computer Per Student Project at the educational institution where the research was carried out, it also provided benefits for students' learning, which is the research problem. The theoretical reference was based on the relation Technology, Information Society and Digital Inclusion, highlighting the relation of Technology in education as a pedagogical resource. Next, the One Computer per Student program was explored in its historical aspects and fundamental characteristics. A qualitative research was adopted, with an exploratory character, based on a field research carried out at the school. For the data collection, the class teachers and the LIE coordinator answered a questionnaire. The results indicate that the training course for the use of the UCA computer to the teachers of the school were factors that facilitated the use of the laptop as a pedagogical resource for those who did and the lack of the course was necessary for the professors who arrived after. However, the results also showed that the technical support of the equipment is not efficient, which hinders the development of the activities planned by the teachers. Another aspect verified was whether the program contributes to students' learning, in addition to access to technologies, the ability to manage them and to integrate them into daily tasks, to use them for the exercise of citizenship; the results show that the program has reached part of the process of improvement in learning, since students have access to the computer and learning is done in a creative and enjoyable way, students have the readiness to take them home and thus the work done in school for it. These results point out the need to offer an efficient technical support, since this aspect is of paramount importance for the good progress of the program, giving students the benefits of using the computer.application/pdfporTecnologia educacionalTechnologyEducation, UCA ProjectImplantation conditionsLearning.Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109432.pdf.txt001109432.pdf.txtExtracted Texttext/plain96183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204017/2/001109432.pdf.txt0cc75aaf2677d162a484f201bab5cdcdMD52ORIGINAL001109432.pdfTexto completoapplication/pdf1057112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204017/1/001109432.pdf0edc27c6b033b2662e63f482f6bbe751MD5110183/2040172019-12-29 05:03:59.376178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-29T07:03:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
title Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
spellingShingle Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
Rosa, Cristiane Bandeira Marins da
Tecnologia educacional
Technology
Education, UCA Project
Implantation conditions
Learning.
title_short Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
title_full Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
title_fullStr Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
title_full_unstemmed Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
title_sort Uma análise sobre a utilização do projeto UCA : um estudo de caso
author Rosa, Cristiane Bandeira Marins da
author_facet Rosa, Cristiane Bandeira Marins da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Cristiane Bandeira Marins da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sgobbi, Fabiana Santiago
contributor_str_mv Sgobbi, Fabiana Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Technology
Education, UCA Project
Implantation conditions
Learning.
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Education, UCA Project
Implantation conditions
Learning.
description O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar e analisar se após a implantação do Projeto Um Computador por Aluno na instituição de ensino onde foi realizado a pesquisa o mesmo trouxe benefícios para a aprendizagem dos alunos sendo este o problema de pesquisa. O referencial teórico pautou-se na relação Tecnologia, Sociedade da Informação, destacando-se a relação da Tecnologia na educação como recurso pedagógico. Em seguida, foi explorado o programa Um Computador por Aluno, em seus aspectos históricos e características fundamentais. Foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, foi realizada um questionário que foi respondido pelos professores regentes de turma e o coordenador do LIE. Os resultados apontam que o curso de formação para a utilização do computador UCA aos professores da escola foram fatores que facilitaram a utilização do laptop como recurso pedagógico para os que fizeram, e a não realização do curso fez falta para os professores que chegaram após. Contudo, os resultados também mostraram que o suporte técnico do equipamento não é eficiente, o que dificulta o desenvolvimento das atividades planejadas pelos professores. Outro aspecto verificado foi se o programa contribuiu com a aprendizagem dos alunos, além do acesso às tecnologias, a capacidade de manejá-las e de integrá-las aos afazeres cotidianos, de utilizá-las para o exercício da cidadania; os resultados mostram que o programa atingiu parte do processo de melhoria na aprendizagem, visto que os alunos tem acesso ao computador e a aprendizagem se faz de forma criativa e prazerosa, os educandos tem a disponibilidade de levá-los para casa estendo assim o trabalho realizado na escola para a mesma. Esses resultados apontam a necessidade de se oferecer um suporte técnico eficiente, visto que esse aspecto é de suma importância para o bom andamento do programa, proporcionando aos alunos os benefícios conquistados com a utilização do computador.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-28T04:04:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204017
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109432
url http://hdl.handle.net/10183/204017
identifier_str_mv 001109432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204017/2/001109432.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204017/1/001109432.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cc75aaf2677d162a484f201bab5cdcd
0edc27c6b033b2662e63f482f6bbe751
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224589616873472