PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do CearÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15988 |
Resumo: | A pesquisa investigou como um projeto colaborativo, desenvolvido em uma escola UCA contribuiu no desenvolvimento de prÃticas colaborativas em sala de aula. A presente pesquisa de estudo de caso e carÃter qualitativo foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental, localizada no distrito de Parada, no municÃpio de SÃo GonÃalo do Amarante, no estado do CearÃ. A referida escola foi uma das nove escolas contempladas com o projeto UCA no estado do Cearà e uma das duas escolas, do mesmo estado, localizada no territÃrio praieiro. A pesquisa dissertativa teve duraÃÃo de aproximadamente trÃs meses (com os alunos) nos quais foram realizados 14 encontros presenciais e uma aula de campo destinada à visitaÃÃo dos alunos e professores a X Bienal Internacional do Livro. Participou da pesquisa uma turma do 8 ano do ensino fundamental, com 25 alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados, como instrumentos principais do nosso trabalho, o laptop educacional conectado à internet, ferramentas livres do Google Drive e o Sistema On-line para CriaÃÃo de Projetos e Comunidades-SÃcrates. As tÃcnicas e materiais de coleta de dados foram o 1) DiÃrio de Campo; 2) Check list; 3) Entrevista Semiestruturada; 4) GravaÃÃo de VÃdeo, Ãudio e Captura de Imagens, coletadas pela prÃpria pesquisadora. Os resultados foram analisados de acordo com as macrocategorias estabelecidas, acompanhados de suas categorias e subcategorias. Constatamos que, a partir das situaÃÃes colaborativas propostas durante os encontros presencias e no ambiente virtual, os alunos usaram os laptops e construÃram materiais digitais por meio da interaÃÃo e colaboraÃÃo entre os participantes do projeto. |
id |
UFC_af1365a3cad62084c7381263f541dc16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7413 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do CearÃPractices of collaborative learning in a UCA school of CearÃ2013-11-06Josà Aires de Castro Filho24207543368http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Maria Elisabette Brisola Brito Prado36536938887http://lattes.cnpq.br/331091518653295302620831326http://lattes.cnpq.br/5214419587137676Jaiane Ramos BarbosaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTecnologia na EducaÃÃo Projeto UCA Aprendizagem Colaborativa CSCLTechnology in education UCA Project Collaborative learning CSCLEDUCACAOA pesquisa investigou como um projeto colaborativo, desenvolvido em uma escola UCA contribuiu no desenvolvimento de prÃticas colaborativas em sala de aula. A presente pesquisa de estudo de caso e carÃter qualitativo foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental, localizada no distrito de Parada, no municÃpio de SÃo GonÃalo do Amarante, no estado do CearÃ. A referida escola foi uma das nove escolas contempladas com o projeto UCA no estado do Cearà e uma das duas escolas, do mesmo estado, localizada no territÃrio praieiro. A pesquisa dissertativa teve duraÃÃo de aproximadamente trÃs meses (com os alunos) nos quais foram realizados 14 encontros presenciais e uma aula de campo destinada à visitaÃÃo dos alunos e professores a X Bienal Internacional do Livro. Participou da pesquisa uma turma do 8 ano do ensino fundamental, com 25 alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados, como instrumentos principais do nosso trabalho, o laptop educacional conectado à internet, ferramentas livres do Google Drive e o Sistema On-line para CriaÃÃo de Projetos e Comunidades-SÃcrates. As tÃcnicas e materiais de coleta de dados foram o 1) DiÃrio de Campo; 2) Check list; 3) Entrevista Semiestruturada; 4) GravaÃÃo de VÃdeo, Ãudio e Captura de Imagens, coletadas pela prÃpria pesquisadora. Os resultados foram analisados de acordo com as macrocategorias estabelecidas, acompanhados de suas categorias e subcategorias. Constatamos que, a partir das situaÃÃes colaborativas propostas durante os encontros presencias e no ambiente virtual, os alunos usaram os laptops e construÃram materiais digitais por meio da interaÃÃo e colaboraÃÃo entre os participantes do projeto. The research investigated how a collaborative project, developed in a UCA school contributed to the development of collaborative practices in the classroom. This research case study and qualitative research was reld in a Elementary School, located in the district of Parada in the City of SÃo GonÃalo do Amarante, Cearà State. That school was one of nine schools awarded the UCA project in the state of Cearà and one of two schools in the same state, located in a beach region. The research Essay lasted approximately three months (with the students) and was conducted in 14 meetings and a class field destined to a visitation with the students and teachers to X Bienal Internacional do Livro. Participated in the research a group of 25 8th graders. During the development of the research, we used as main instruments of data collecting, the educational laptop connected to the internet, Google free tools and the On-line System for Creating Projects and Communities â SOCRATES. The techniques and materials were 1) daily Field; 2) Check list, 3) semi-structured interview; 4) Recording audio, video and image capture, collected by the researcher. The results were analyzed according to established macro category, accompanied for their categories and subcategories. We note that, from collaborative situations proposals during meetings in the presence of students and virtual environment, the students used laptops and digital materials built through interaction and collaboration between project participants.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15988application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:29:11Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Practices of collaborative learning in a UCA school of Cearà |
title |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà |
spellingShingle |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà Jaiane Ramos Barbosa Tecnologia na EducaÃÃo Projeto UCA Aprendizagem Colaborativa CSCL Technology in education UCA Project Collaborative learning CSCL EDUCACAO |
title_short |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà |
title_full |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà |
title_fullStr |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà |
title_full_unstemmed |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà |
title_sort |
PrÃticas de aprendizagem colaborativa em uma escola UCA do Cearà |
author |
Jaiane Ramos Barbosa |
author_facet |
Jaiane Ramos Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
24207543368 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
36536938887 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3310915186532953 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02620831326 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5214419587137676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaiane Ramos Barbosa |
contributor_str_mv |
Josà Aires de Castro Filho Ana Maria Iorio Dias Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia na EducaÃÃo Projeto UCA Aprendizagem Colaborativa CSCL |
topic |
Tecnologia na EducaÃÃo Projeto UCA Aprendizagem Colaborativa CSCL Technology in education UCA Project Collaborative learning CSCL EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology in education UCA Project Collaborative learning CSCL |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A pesquisa investigou como um projeto colaborativo, desenvolvido em uma escola UCA contribuiu no desenvolvimento de prÃticas colaborativas em sala de aula. A presente pesquisa de estudo de caso e carÃter qualitativo foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental, localizada no distrito de Parada, no municÃpio de SÃo GonÃalo do Amarante, no estado do CearÃ. A referida escola foi uma das nove escolas contempladas com o projeto UCA no estado do Cearà e uma das duas escolas, do mesmo estado, localizada no territÃrio praieiro. A pesquisa dissertativa teve duraÃÃo de aproximadamente trÃs meses (com os alunos) nos quais foram realizados 14 encontros presenciais e uma aula de campo destinada à visitaÃÃo dos alunos e professores a X Bienal Internacional do Livro. Participou da pesquisa uma turma do 8 ano do ensino fundamental, com 25 alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados, como instrumentos principais do nosso trabalho, o laptop educacional conectado à internet, ferramentas livres do Google Drive e o Sistema On-line para CriaÃÃo de Projetos e Comunidades-SÃcrates. As tÃcnicas e materiais de coleta de dados foram o 1) DiÃrio de Campo; 2) Check list; 3) Entrevista Semiestruturada; 4) GravaÃÃo de VÃdeo, Ãudio e Captura de Imagens, coletadas pela prÃpria pesquisadora. Os resultados foram analisados de acordo com as macrocategorias estabelecidas, acompanhados de suas categorias e subcategorias. Constatamos que, a partir das situaÃÃes colaborativas propostas durante os encontros presencias e no ambiente virtual, os alunos usaram os laptops e construÃram materiais digitais por meio da interaÃÃo e colaboraÃÃo entre os participantes do projeto. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The research investigated how a collaborative project, developed in a UCA school contributed to the development of collaborative practices in the classroom. This research case study and qualitative research was reld in a Elementary School, located in the district of Parada in the City of SÃo GonÃalo do Amarante, Cearà State. That school was one of nine schools awarded the UCA project in the state of Cearà and one of two schools in the same state, located in a beach region. The research Essay lasted approximately three months (with the students) and was conducted in 14 meetings and a class field destined to a visitation with the students and teachers to X Bienal Internacional do Livro. Participated in the research a group of 25 8th graders. During the development of the research, we used as main instruments of data collecting, the educational laptop connected to the internet, Google free tools and the On-line System for Creating Projects and Communities â SOCRATES. The techniques and materials were 1) daily Field; 2) Check list, 3) semi-structured interview; 4) Recording audio, video and image capture, collected by the researcher. The results were analyzed according to established macro category, accompanied for their categories and subcategories. We note that, from collaborative situations proposals during meetings in the presence of students and virtual environment, the students used laptops and digital materials built through interaction and collaboration between project participants. |
description |
A pesquisa investigou como um projeto colaborativo, desenvolvido em uma escola UCA contribuiu no desenvolvimento de prÃticas colaborativas em sala de aula. A presente pesquisa de estudo de caso e carÃter qualitativo foi realizada em uma Escola de Ensino Fundamental, localizada no distrito de Parada, no municÃpio de SÃo GonÃalo do Amarante, no estado do CearÃ. A referida escola foi uma das nove escolas contempladas com o projeto UCA no estado do Cearà e uma das duas escolas, do mesmo estado, localizada no territÃrio praieiro. A pesquisa dissertativa teve duraÃÃo de aproximadamente trÃs meses (com os alunos) nos quais foram realizados 14 encontros presenciais e uma aula de campo destinada à visitaÃÃo dos alunos e professores a X Bienal Internacional do Livro. Participou da pesquisa uma turma do 8 ano do ensino fundamental, com 25 alunos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados, como instrumentos principais do nosso trabalho, o laptop educacional conectado à internet, ferramentas livres do Google Drive e o Sistema On-line para CriaÃÃo de Projetos e Comunidades-SÃcrates. As tÃcnicas e materiais de coleta de dados foram o 1) DiÃrio de Campo; 2) Check list; 3) Entrevista Semiestruturada; 4) GravaÃÃo de VÃdeo, Ãudio e Captura de Imagens, coletadas pela prÃpria pesquisadora. Os resultados foram analisados de acordo com as macrocategorias estabelecidas, acompanhados de suas categorias e subcategorias. Constatamos que, a partir das situaÃÃes colaborativas propostas durante os encontros presencias e no ambiente virtual, os alunos usaram os laptops e construÃram materiais digitais por meio da interaÃÃo e colaboraÃÃo entre os participantes do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15988 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295215196307456 |