Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224319 |
Resumo: | Neste artigo, evidenciam-se alguns de nossos entendimentos sobre a utilização da História e da Filosofia da Ciência nas salas de aula de química tanto na escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Pretende ser uma introdução de questionamentos nossos e de outros autores que trabalham com o ensino de química e ciências, bem como, um primeiro texto sobre as formas de trazer o conhecimento conceitual, histórico e filosófico para a sala de aula através da valorização do aluno, seus interesses e o ensino de química, buscando recuperar seu caráter narrativo e social. |
id |
UFRGS-2_d946fe901bfd6e1def097f563588fb66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224319 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Loguercio, Rochele de QuadrosDel Pino, Jose Claudio2021-07-22T04:36:38Z20071414-3518http://hdl.handle.net/10183/224319000624539Neste artigo, evidenciam-se alguns de nossos entendimentos sobre a utilização da História e da Filosofia da Ciência nas salas de aula de química tanto na escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Pretende ser uma introdução de questionamentos nossos e de outros autores que trabalham com o ensino de química e ciências, bem como, um primeiro texto sobre as formas de trazer o conhecimento conceitual, histórico e filosófico para a sala de aula através da valorização do aluno, seus interesses e o ensino de química, buscando recuperar seu caráter narrativo e social.This paper presents our understanding about History and Philosophy of Science in the chemistry classroom, both in school and in the initial and continuing teachers education. In this sense, this paper intends to: introduce questionings held by the author of this study and by other authors involved in chemistry and sciences teaching; and be a first insight on bringing the conceptual, historical end philosophical knowledge to the classroom taking into account the student's interests and the teaching of chemistry, aiming to retrieve its narrative and social characteristics.En este artículo, se evidencian algunos de nuestras comprensiones sobre la utilización de la Historia y de la Filosofía de la Ciencia en las aulas de química tanto en la escuela básica cuanto en la formación inicial y continuada de profesores. Pretende ser una introducción de cuestionamientos nuestros y de otros autores que trabajan con la enseñanza de química y ciencias, bien como, un primero texto sobre las formas de traer el conocimiento conceptual, histórico y filosófico para la clase a través de la valorización del alumno, sus intereses y la enseñanza de química, buscando recuperar su carácter narrativo y social.application/pdfporHistória da educação. Pelotas, RS. Vol. 11, n. 23 (set./dez. 2007), p. 67-96Ensino de quimicaHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaHistory and philosophy of scienceChemistry classHistoria y Filosofía de la cienciaAulas de químicaEm defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicosSupporting the philosophizing and the historicity of scientific concepts En defensa del filosofar y del historiar conceptos científicos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000624539.pdf.txt000624539.pdf.txtExtracted Texttext/plain55850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/2/000624539.pdf.txte33a62e325e1785f269dea85665ca4a7MD52ORIGINAL000624539.pdfTexto completoapplication/pdf201347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/1/000624539.pdf7e748b6e7374eef18869617472f56d58MD5110183/2243192021-08-18 04:45:34.287942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Supporting the philosophizing and the historicity of scientific concepts |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
En defensa del filosofar y del historiar conceptos científicos |
title |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos |
spellingShingle |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos Loguercio, Rochele de Quadros Ensino de quimica História da ciência Filosofia da ciência History and philosophy of science Chemistry class Historia y Filosofía de la ciencia Aulas de química |
title_short |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos |
title_full |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos |
title_fullStr |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos |
title_full_unstemmed |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos |
title_sort |
Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos |
author |
Loguercio, Rochele de Quadros |
author_facet |
Loguercio, Rochele de Quadros Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loguercio, Rochele de Quadros Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica História da ciência Filosofia da ciência |
topic |
Ensino de quimica História da ciência Filosofia da ciência History and philosophy of science Chemistry class Historia y Filosofía de la ciencia Aulas de química |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History and philosophy of science Chemistry class |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Historia y Filosofía de la ciencia Aulas de química |
description |
Neste artigo, evidenciam-se alguns de nossos entendimentos sobre a utilização da História e da Filosofia da Ciência nas salas de aula de química tanto na escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Pretende ser uma introdução de questionamentos nossos e de outros autores que trabalham com o ensino de química e ciências, bem como, um primeiro texto sobre as formas de trazer o conhecimento conceitual, histórico e filosófico para a sala de aula através da valorização do aluno, seus interesses e o ensino de química, buscando recuperar seu caráter narrativo e social. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-22T04:36:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224319 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3518 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000624539 |
identifier_str_mv |
1414-3518 000624539 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
História da educação. Pelotas, RS. Vol. 11, n. 23 (set./dez. 2007), p. 67-96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/2/000624539.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/1/000624539.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e33a62e325e1785f269dea85665ca4a7 7e748b6e7374eef18869617472f56d58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447752770846720 |