Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loguercio, Rochele de Quadros
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224319
Resumo: Neste artigo, evidenciam-se alguns de nossos entendimentos sobre a utilização da História e da Filosofia da Ciência nas salas de aula de química tanto na escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Pretende ser uma introdução de questionamentos nossos e de outros autores que trabalham com o ensino de química e ciências, bem como, um primeiro texto sobre as formas de trazer o conhecimento conceitual, histórico e filosófico para a sala de aula através da valorização do aluno, seus interesses e o ensino de química, buscando recuperar seu caráter narrativo e social.
id UFRGS-2_d946fe901bfd6e1def097f563588fb66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224319
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Loguercio, Rochele de QuadrosDel Pino, Jose Claudio2021-07-22T04:36:38Z20071414-3518http://hdl.handle.net/10183/224319000624539Neste artigo, evidenciam-se alguns de nossos entendimentos sobre a utilização da História e da Filosofia da Ciência nas salas de aula de química tanto na escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Pretende ser uma introdução de questionamentos nossos e de outros autores que trabalham com o ensino de química e ciências, bem como, um primeiro texto sobre as formas de trazer o conhecimento conceitual, histórico e filosófico para a sala de aula através da valorização do aluno, seus interesses e o ensino de química, buscando recuperar seu caráter narrativo e social.This paper presents our understanding about History and Philosophy of Science in the chemistry classroom, both in school and in the initial and continuing teachers education. In this sense, this paper intends to: introduce questionings held by the author of this study and by other authors involved in chemistry and sciences teaching; and be a first insight on bringing the conceptual, historical end philosophical knowledge to the classroom taking into account the student's interests and the teaching of chemistry, aiming to retrieve its narrative and social characteristics.En este artículo, se evidencian algunos de nuestras comprensiones sobre la utilización de la Historia y de la Filosofía de la Ciencia en las aulas de química tanto en la escuela básica cuanto en la formación inicial y continuada de profesores. Pretende ser una introducción de cuestionamientos nuestros y de otros autores que trabajan con la enseñanza de química y ciencias, bien como, un primero texto sobre las formas de traer el conocimiento conceptual, histórico y filosófico para la clase a través de la valorización del alumno, sus intereses y la enseñanza de química, buscando recuperar su carácter narrativo y social.application/pdfporHistória da educação. Pelotas, RS. Vol. 11, n. 23 (set./dez. 2007), p. 67-96Ensino de quimicaHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaHistory and philosophy of scienceChemistry classHistoria y Filosofía de la cienciaAulas de químicaEm defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicosSupporting the philosophizing and the historicity of scientific concepts En defensa del filosofar y del historiar conceptos científicos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000624539.pdf.txt000624539.pdf.txtExtracted Texttext/plain55850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/2/000624539.pdf.txte33a62e325e1785f269dea85665ca4a7MD52ORIGINAL000624539.pdfTexto completoapplication/pdf201347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/1/000624539.pdf7e748b6e7374eef18869617472f56d58MD5110183/2243192021-08-18 04:45:34.287942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Supporting the philosophizing and the historicity of scientific concepts
dc.title.alternative.es.fl_str_mv En defensa del filosofar y del historiar conceptos científicos
title Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
spellingShingle Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
Loguercio, Rochele de Quadros
Ensino de quimica
História da ciência
Filosofia da ciência
History and philosophy of science
Chemistry class
Historia y Filosofía de la ciencia
Aulas de química
title_short Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
title_full Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
title_fullStr Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
title_full_unstemmed Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
title_sort Em defesa do filosofar e do historicizar conceitos científicos
author Loguercio, Rochele de Quadros
author_facet Loguercio, Rochele de Quadros
Del Pino, Jose Claudio
author_role author
author2 Del Pino, Jose Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loguercio, Rochele de Quadros
Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
História da ciência
Filosofia da ciência
topic Ensino de quimica
História da ciência
Filosofia da ciência
History and philosophy of science
Chemistry class
Historia y Filosofía de la ciencia
Aulas de química
dc.subject.eng.fl_str_mv History and philosophy of science
Chemistry class
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia y Filosofía de la ciencia
Aulas de química
description Neste artigo, evidenciam-se alguns de nossos entendimentos sobre a utilização da História e da Filosofia da Ciência nas salas de aula de química tanto na escola básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Pretende ser uma introdução de questionamentos nossos e de outros autores que trabalham com o ensino de química e ciências, bem como, um primeiro texto sobre as formas de trazer o conhecimento conceitual, histórico e filosófico para a sala de aula através da valorização do aluno, seus interesses e o ensino de química, buscando recuperar seu caráter narrativo e social.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-22T04:36:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224319
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3518
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000624539
identifier_str_mv 1414-3518
000624539
url http://hdl.handle.net/10183/224319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv História da educação. Pelotas, RS. Vol. 11, n. 23 (set./dez. 2007), p. 67-96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/2/000624539.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224319/1/000624539.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e33a62e325e1785f269dea85665ca4a7
7e748b6e7374eef18869617472f56d58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447752770846720