Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mittmann, Verônica de Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222155
Resumo: A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade e o esforço de docentes dos diferentes níveis institucionais: escolas e universidades concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este ensaio problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do Curso Licenciatura do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul– UFRGS, campus Litoral Norte a respeito da interdisciplinaridade. Tomamos este curso como objeto de análise porque sua proposta de formação por área do conhecimento apresenta componentes curriculares interdisciplinares e, dessa forma, sugere uma experiência nesta perspectiva. No entanto, apesar da matriz curricular favorecer a interdisciplinaridade as enunciações produzidas pelos discentes evocam enunciabilidades disciplinares. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.
id UFRGS-2_d97e5932210353709a0c2df2113d5566
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222155
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mittmann, Verônica de LimaDuarte, Cláudia Glavam2021-06-15T04:28:45Z20171982-3916http://hdl.handle.net/10183/222155001065648A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade e o esforço de docentes dos diferentes níveis institucionais: escolas e universidades concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este ensaio problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do Curso Licenciatura do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul– UFRGS, campus Litoral Norte a respeito da interdisciplinaridade. Tomamos este curso como objeto de análise porque sua proposta de formação por área do conhecimento apresenta componentes curriculares interdisciplinares e, dessa forma, sugere uma experiência nesta perspectiva. No entanto, apesar da matriz curricular favorecer a interdisciplinaridade as enunciações produzidas pelos discentes evocam enunciabilidades disciplinares. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.Interdisciplinary has been established as one of the truths that crosses the Brazilian educational field in contemporary and the effort of teachers from different institutional levels: schools and universities contribute to the realization of interdisciplinary curricula. Specifically, this paper discusses and presents a discourse analysis in Foucault's perspective, of enunciations that emerged in the statements of the students of the Rural Degree Course: Natural Sciences, on the Federal University of Rio Grande do Sul -UFRGS, North Coast campus about interdisciplinary. We take this course as the object of analysis because its proposed training by area of knowledge presents interdisciplinary curriculum components and thus suggests an experience in this perspective. However, despite the curriculum foster interdisciplinary utterances produced by students evoke disciplinary enunciability’s. For this test interviews were conducted with 32 students and theoretical tools used come from Michel Foucault's workshop.application/pdfporRevista Fórum Identidades. Itabaiana, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2017. Ano 11, Vol. 25, n. 25 (set. – dez. 2017), p. 75-90.Foucault, Michel, 1926-1984InterdisciplinaridadeEducação do campoInterdisciplinaryRural EducationFoucault's StudiesCiências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinaresNature sciences : interdisciplinary field of disciplinary enuciabilitysinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001065648.pdf.txt001065648.pdf.txtExtracted Texttext/plain38548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222155/2/001065648.pdf.txtc00b36c45969aa09e36fd41eca743b90MD52ORIGINAL001065648.pdfTexto completoapplication/pdf446266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222155/1/001065648.pdf71a8f1850b86638262b6dc535faea528MD5110183/2221552021-08-04 04:42:36.471015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-04T07:42:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Nature sciences : interdisciplinary field of disciplinary enuciabilitys
title Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
spellingShingle Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
Mittmann, Verônica de Lima
Foucault, Michel, 1926-1984
Interdisciplinaridade
Educação do campo
Interdisciplinary
Rural Education
Foucault's Studies
title_short Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
title_full Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
title_fullStr Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
title_full_unstemmed Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
title_sort Ciências da natureza : campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
author Mittmann, Verônica de Lima
author_facet Mittmann, Verônica de Lima
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mittmann, Verônica de Lima
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Interdisciplinaridade
Educação do campo
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Interdisciplinaridade
Educação do campo
Interdisciplinary
Rural Education
Foucault's Studies
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinary
Rural Education
Foucault's Studies
description A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade e o esforço de docentes dos diferentes níveis institucionais: escolas e universidades concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este ensaio problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do Curso Licenciatura do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul– UFRGS, campus Litoral Norte a respeito da interdisciplinaridade. Tomamos este curso como objeto de análise porque sua proposta de formação por área do conhecimento apresenta componentes curriculares interdisciplinares e, dessa forma, sugere uma experiência nesta perspectiva. No entanto, apesar da matriz curricular favorecer a interdisciplinaridade as enunciações produzidas pelos discentes evocam enunciabilidades disciplinares. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T04:28:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222155
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-3916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001065648
identifier_str_mv 1982-3916
001065648
url http://hdl.handle.net/10183/222155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Fórum Identidades. Itabaiana, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2017. Ano 11, Vol. 25, n. 25 (set. – dez. 2017), p. 75-90.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222155/2/001065648.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222155/1/001065648.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c00b36c45969aa09e36fd41eca743b90
71a8f1850b86638262b6dc535faea528
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020552249344