Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230905 |
Resumo: | A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade. |
id |
UFRGS-2_77f2b386c5a1b4091c8890d4b25965b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230905 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mittmann, Verônica de LimaDuarte, Cláudia Glavam2021-10-19T04:23:26Z20211982-5153http://hdl.handle.net/10183/230905001129613A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade.Interdisciplinarity has been constituted as one of the truths that crosses the Brazilian educational field and the effort of teachers from different institutional levels (school and academies) compete for the realization of interdisciplinar curricula. Specifically, this article problematizes and presents an analysis of the discourse, in the perspective Foucaultian, of enunciations that emerged in the speeches of the students of the Degree course in Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, North Coast Campus by justifying the need for an interdisciplinary curriculum. We investigate the resonance of these statements in discourses from sociology, from theorists like Bauman and Castells when they are willing to describe the conditions of our contemporaneity, as we believe that this chain of statements could be strengthening both discourses to the point of making them contemporary truths. For this essay interviews were conducted with 32 students and the theoretical tools used come from the workshop of Michel Foucault, especially the concepts of Enunciation, Statement, Speech and Truth.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 1 (2021), p. 25-41.Foucault, Michel, 1926-1984InterdisciplinaridadeEducação do campoStatementInterdisciplinarityNetworkSocietyTudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridadeEverything is network, connection and simultaneity : foucaultian problematizations about the interdisciplinarityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129613.pdf.txt001129613.pdf.txtExtracted Texttext/plain54714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/2/001129613.pdf.txt1704585935b8dc2f04809ecc265a249dMD52ORIGINAL001129613.pdfTexto completoapplication/pdf6232819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/1/001129613.pdfb4158c1eeb879ffd17d7a20c77416c96MD5110183/2309052021-11-20 06:11:48.864432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Everything is network, connection and simultaneity : foucaultian problematizations about the interdisciplinarity |
title |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade |
spellingShingle |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade Mittmann, Verônica de Lima Foucault, Michel, 1926-1984 Interdisciplinaridade Educação do campo Statement Interdisciplinarity Network Society |
title_short |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade |
title_full |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade |
title_fullStr |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade |
title_sort |
Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade |
author |
Mittmann, Verônica de Lima |
author_facet |
Mittmann, Verônica de Lima Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mittmann, Verônica de Lima Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault, Michel, 1926-1984 Interdisciplinaridade Educação do campo |
topic |
Foucault, Michel, 1926-1984 Interdisciplinaridade Educação do campo Statement Interdisciplinarity Network Society |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statement Interdisciplinarity Network Society |
description |
A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-19T04:23:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230905 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5153 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129613 |
identifier_str_mv |
1982-5153 001129613 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 1 (2021), p. 25-41. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/2/001129613.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/1/001129613.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1704585935b8dc2f04809ecc265a249d b4158c1eeb879ffd17d7a20c77416c96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225039405645824 |