Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mittmann, Verônica de Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230905
Resumo: A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade.
id UFRGS-2_77f2b386c5a1b4091c8890d4b25965b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230905
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mittmann, Verônica de LimaDuarte, Cláudia Glavam2021-10-19T04:23:26Z20211982-5153http://hdl.handle.net/10183/230905001129613A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade.Interdisciplinarity has been constituted as one of the truths that crosses the Brazilian educational field and the effort of teachers from different institutional levels (school and academies) compete for the realization of interdisciplinar curricula. Specifically, this article problematizes and presents an analysis of the discourse, in the perspective Foucaultian, of enunciations that emerged in the speeches of the students of the Degree course in Nature Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, North Coast Campus by justifying the need for an interdisciplinary curriculum. We investigate the resonance of these statements in discourses from sociology, from theorists like Bauman and Castells when they are willing to describe the conditions of our contemporaneity, as we believe that this chain of statements could be strengthening both discourses to the point of making them contemporary truths. For this essay interviews were conducted with 32 students and the theoretical tools used come from the workshop of Michel Foucault, especially the concepts of Enunciation, Statement, Speech and Truth.application/pdfporAlexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 1 (2021), p. 25-41.Foucault, Michel, 1926-1984InterdisciplinaridadeEducação do campoStatementInterdisciplinarityNetworkSocietyTudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridadeEverything is network, connection and simultaneity : foucaultian problematizations about the interdisciplinarityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129613.pdf.txt001129613.pdf.txtExtracted Texttext/plain54714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/2/001129613.pdf.txt1704585935b8dc2f04809ecc265a249dMD52ORIGINAL001129613.pdfTexto completoapplication/pdf6232819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/1/001129613.pdfb4158c1eeb879ffd17d7a20c77416c96MD5110183/2309052021-11-20 06:11:48.864432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Everything is network, connection and simultaneity : foucaultian problematizations about the interdisciplinarity
title Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
spellingShingle Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
Mittmann, Verônica de Lima
Foucault, Michel, 1926-1984
Interdisciplinaridade
Educação do campo
Statement
Interdisciplinarity
Network
Society
title_short Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
title_full Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
title_fullStr Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
title_sort Tudo é rede, conexão e simultaneidade : problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
author Mittmann, Verônica de Lima
author_facet Mittmann, Verônica de Lima
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mittmann, Verônica de Lima
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault, Michel, 1926-1984
Interdisciplinaridade
Educação do campo
topic Foucault, Michel, 1926-1984
Interdisciplinaridade
Educação do campo
Statement
Interdisciplinarity
Network
Society
dc.subject.eng.fl_str_mv Statement
Interdisciplinarity
Network
Society
description A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-19T04:23:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230905
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5153
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129613
identifier_str_mv 1982-5153
001129613
url http://hdl.handle.net/10183/230905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia [recuso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 14, n. 1 (2021), p. 25-41.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/2/001129613.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230905/1/001129613.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1704585935b8dc2f04809ecc265a249d
b4158c1eeb879ffd17d7a20c77416c96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039405645824