Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegazzi, Gabriel Deli Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117662
Resumo: O estudo desenvolvido consistiu na análise de Histórias em Quadrinhos e Narrativas Ilustradas, objetivando verificar o potencial desse material como recurso didático, bem como suas vantagens e implicações, em situações de aprendizagem do ensino de Ciências da Natureza. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada na análise de material documental, de acordo com as categorias produzidas por Fraga (2012) baseado em Zamboni (2001). Nesse sentido foram selecionadas dezesseis histórias em quadrinhos e oito narrativas ilustradas - produzidas por alunos da Educação Básica e professores estagiários e especialistas da área de Ciências da Natureza. Os resultados obtidos possibilitaram a evidência e a comparação das ocorrências das categorias de análise, permitindo estabelecer relações entre os dois gêneros analisados e os grupos de autoria. Constatou-se o emprego de diversas estratégias para aproximar o cotidiano do leitor aos conhecimentos e saberes científicos, destacando o uso de metáforas, analogias, contextualizações e inferências implícitas a saberes do dia a dia. Outrossim, observou-se o uso de ironias, gírias, expressões populares e antropomorfização de personagens com a finalidade de aproximar o material ao leitor, promovendo sua identificação com as obras, além de conferir traços de humor e ludicidade à leitura. Os resultados obtidos na análise desse estudo sugerem que as Narrativas Ilustradas e as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas para finalidades de aprendizagem, podendo ser produzidas tanto por professores quanto por alunos, sendo aplicável tanto na escola quanto em outros meios como divulgação científica à comunidade leiga, pois são materiais que facilitam a compreensão e articulação dos saberes com a realidade do leitor - capazes de desenvolver senso crítico e valores de cidadania desses.
id UFRGS-2_d984065f0f52e21dcaa7dc0940dfebe7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117662
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menegazzi, Gabriel Deli LopesRosa, Russel Teresinha Dutra da2015-06-10T02:00:54Z2014http://hdl.handle.net/10183/117662000967565O estudo desenvolvido consistiu na análise de Histórias em Quadrinhos e Narrativas Ilustradas, objetivando verificar o potencial desse material como recurso didático, bem como suas vantagens e implicações, em situações de aprendizagem do ensino de Ciências da Natureza. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada na análise de material documental, de acordo com as categorias produzidas por Fraga (2012) baseado em Zamboni (2001). Nesse sentido foram selecionadas dezesseis histórias em quadrinhos e oito narrativas ilustradas - produzidas por alunos da Educação Básica e professores estagiários e especialistas da área de Ciências da Natureza. Os resultados obtidos possibilitaram a evidência e a comparação das ocorrências das categorias de análise, permitindo estabelecer relações entre os dois gêneros analisados e os grupos de autoria. Constatou-se o emprego de diversas estratégias para aproximar o cotidiano do leitor aos conhecimentos e saberes científicos, destacando o uso de metáforas, analogias, contextualizações e inferências implícitas a saberes do dia a dia. Outrossim, observou-se o uso de ironias, gírias, expressões populares e antropomorfização de personagens com a finalidade de aproximar o material ao leitor, promovendo sua identificação com as obras, além de conferir traços de humor e ludicidade à leitura. Os resultados obtidos na análise desse estudo sugerem que as Narrativas Ilustradas e as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas para finalidades de aprendizagem, podendo ser produzidas tanto por professores quanto por alunos, sendo aplicável tanto na escola quanto em outros meios como divulgação científica à comunidade leiga, pois são materiais que facilitam a compreensão e articulação dos saberes com a realidade do leitor - capazes de desenvolver senso crítico e valores de cidadania desses.application/pdfporHistorias em quadrinhosEnsino de ciênciasNarrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967565.pdf000967565.pdfTexto completoapplication/pdf2268769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117662/1/000967565.pdfc21cf24318b2bc674ca9eeda1698de0bMD51TEXT000967565.pdf.txt000967565.pdf.txtExtracted Texttext/plain102681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117662/2/000967565.pdf.txt8ca32e7703ec859fd07116a502b6e2b1MD52THUMBNAIL000967565.pdf.jpg000967565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117662/3/000967565.pdf.jpg7182631932ad3fe8a58886155ef723edMD5310183/1176622018-10-23 08:43:32.845oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:43:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
title Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
spellingShingle Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
Menegazzi, Gabriel Deli Lopes
Historias em quadrinhos
Ensino de ciências
title_short Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
title_full Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
title_fullStr Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
title_full_unstemmed Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
title_sort Narrativas e histórias em quadrinhos como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza
author Menegazzi, Gabriel Deli Lopes
author_facet Menegazzi, Gabriel Deli Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegazzi, Gabriel Deli Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Historias em quadrinhos
Ensino de ciências
topic Historias em quadrinhos
Ensino de ciências
description O estudo desenvolvido consistiu na análise de Histórias em Quadrinhos e Narrativas Ilustradas, objetivando verificar o potencial desse material como recurso didático, bem como suas vantagens e implicações, em situações de aprendizagem do ensino de Ciências da Natureza. No âmbito metodológico, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada na análise de material documental, de acordo com as categorias produzidas por Fraga (2012) baseado em Zamboni (2001). Nesse sentido foram selecionadas dezesseis histórias em quadrinhos e oito narrativas ilustradas - produzidas por alunos da Educação Básica e professores estagiários e especialistas da área de Ciências da Natureza. Os resultados obtidos possibilitaram a evidência e a comparação das ocorrências das categorias de análise, permitindo estabelecer relações entre os dois gêneros analisados e os grupos de autoria. Constatou-se o emprego de diversas estratégias para aproximar o cotidiano do leitor aos conhecimentos e saberes científicos, destacando o uso de metáforas, analogias, contextualizações e inferências implícitas a saberes do dia a dia. Outrossim, observou-se o uso de ironias, gírias, expressões populares e antropomorfização de personagens com a finalidade de aproximar o material ao leitor, promovendo sua identificação com as obras, além de conferir traços de humor e ludicidade à leitura. Os resultados obtidos na análise desse estudo sugerem que as Narrativas Ilustradas e as Histórias em Quadrinhos podem ser utilizadas para finalidades de aprendizagem, podendo ser produzidas tanto por professores quanto por alunos, sendo aplicável tanto na escola quanto em outros meios como divulgação científica à comunidade leiga, pois são materiais que facilitam a compreensão e articulação dos saberes com a realidade do leitor - capazes de desenvolver senso crítico e valores de cidadania desses.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-10T02:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117662
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967565
url http://hdl.handle.net/10183/117662
identifier_str_mv 000967565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117662/1/000967565.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117662/2/000967565.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117662/3/000967565.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c21cf24318b2bc674ca9eeda1698de0b
8ca32e7703ec859fd07116a502b6e2b1
7182631932ad3fe8a58886155ef723ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224487348207616