Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/62529 |
Resumo: | Objetivos: avaliar atitudes sobre puericultura e cuidados primários em pediatria, bem como aspectos de treinamento e educação médica em residentes de pediatria, em consonância com o paradigma médico atual. Métodos: os sujeitos foram 133 residentes de seis serviços de residência em pediatria da cidade de Porto Alegre. É um estudo transversal, descritivo, no qual os residentes responderam a um questionário e uma escala de mensuração de atitudes (escala de Likert) com 30 proposições acerca dos temas acima, aplicados simultaneamente, em pequenos grupos, nos locais de estágio. Resultados: quanto ao sexo, nos estágios predominaram mulheres, na proporção de três para um. A maioria deles pretende especializar-se numa área da pediatria, principalmente aquelas que envolvem tecnologia avançada, sendo as escolhas influenciadas pelos estágios prévios e pelos professores ou tutores, embora informem desejar trabalhar em prevenção no futuro. Quanto à escala, 87% apresentaram atitudes adequadas, tanto positivas como negativas, conforme o padrão ouro utilizado. Conclusões: o resultado obtido neste estudo, quanto às atitudes, foi bastante satisfatório, porém, as escolhas profissionais futuras preocupam o sistema de educação médica. As autoras sugerem desenvolver e aprimorar estudos de atitudes, os quais poderão tornar-se fonte de subsídios para novas estratégias de educação pediátrica formativa. |
id |
UFRGS-2_d9cd73bdab3fc1a28791107db1399e1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62529 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zardo, Lina AparecidaBozzetti, Mary Clarisse2013-01-16T01:39:43Z20031519-3829http://hdl.handle.net/10183/62529000387502Objetivos: avaliar atitudes sobre puericultura e cuidados primários em pediatria, bem como aspectos de treinamento e educação médica em residentes de pediatria, em consonância com o paradigma médico atual. Métodos: os sujeitos foram 133 residentes de seis serviços de residência em pediatria da cidade de Porto Alegre. É um estudo transversal, descritivo, no qual os residentes responderam a um questionário e uma escala de mensuração de atitudes (escala de Likert) com 30 proposições acerca dos temas acima, aplicados simultaneamente, em pequenos grupos, nos locais de estágio. Resultados: quanto ao sexo, nos estágios predominaram mulheres, na proporção de três para um. A maioria deles pretende especializar-se numa área da pediatria, principalmente aquelas que envolvem tecnologia avançada, sendo as escolhas influenciadas pelos estágios prévios e pelos professores ou tutores, embora informem desejar trabalhar em prevenção no futuro. Quanto à escala, 87% apresentaram atitudes adequadas, tanto positivas como negativas, conforme o padrão ouro utilizado. Conclusões: o resultado obtido neste estudo, quanto às atitudes, foi bastante satisfatório, porém, as escolhas profissionais futuras preocupam o sistema de educação médica. As autoras sugerem desenvolver e aprimorar estudos de atitudes, os quais poderão tornar-se fonte de subsídios para novas estratégias de educação pediátrica formativa.Objectives: to evaluate attitudes in childcare and primary care in pediatrics, as well as aspects of training and medical education for residents in pediatrics consistent with the current medical paradigm. Methods: the subjects were 133 residents of six pediatrics residency services in the city of Porto Alegre, RS. A cross-sectional, descriptive study was performed consisting of a questionnaire and an attitude measurement scale (Likert scale). Thirty propositions related to the issues of child care and primary care in pediatrics were simultaneously submitted to small groups of residents at their residency settings. Results: women outnumbered men in a ratio of three to one in the residency programs. The majority aimed at a specialty in pediatrics, principally the ones involving high-tech procedures. Choices were influenced by prior training and by professors or tutors, although they stated they would like to work in prevention in the future. As for the scale, 87% had the right attitudes, both positive and negative, according to the Golden standard applied. Conclusions: the result obtained in this study related to attitude was very satisfactory but future professional choices are a concern to the medical educational system. The authors suggest that studies on attitude be further developed and improved to become a source of input for new strategies in the area of pediatrics education.application/pdfengRevista brasileira de saúde materno infantil =Brazilian journal of mother and child health. Recife. Vol. 3, n. 2 (abr./jun. 2003), 181-186,PediatriaEducação médicaInternato e residênciaInternship and residencyEducation, medicalPediatricsMedical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive careEducação médica na residência de pediatria : avaliação de atitudes em promoção e prevenção de saúdeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000387502.pdf000387502.pdfTexto completo (inglês)application/pdf115197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62529/1/000387502.pdf7a3b739a1da1cf4424ed2e3763ed49edMD51TEXT000387502.pdf.txt000387502.pdf.txtExtracted Texttext/plain19526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62529/2/000387502.pdf.txt140cfd24c6ca0b95bcbeb4ee843708f4MD52THUMBNAIL000387502.pdf.jpg000387502.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62529/3/000387502.pdf.jpg3ff075f01f4659e40bb715b061524205MD5310183/625292021-06-13 04:36:34.005214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-13T07:36:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Educação médica na residência de pediatria : avaliação de atitudes em promoção e prevenção de saúde |
title |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care |
spellingShingle |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care Zardo, Lina Aparecida Pediatria Educação médica Internato e residência Internship and residency Education, medical Pediatrics |
title_short |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care |
title_full |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care |
title_fullStr |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care |
title_full_unstemmed |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care |
title_sort |
Medical education in pediatric : attitude assessment in health promotion and preventive care |
author |
Zardo, Lina Aparecida |
author_facet |
Zardo, Lina Aparecida Bozzetti, Mary Clarisse |
author_role |
author |
author2 |
Bozzetti, Mary Clarisse |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zardo, Lina Aparecida Bozzetti, Mary Clarisse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pediatria Educação médica Internato e residência |
topic |
Pediatria Educação médica Internato e residência Internship and residency Education, medical Pediatrics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internship and residency Education, medical Pediatrics |
description |
Objetivos: avaliar atitudes sobre puericultura e cuidados primários em pediatria, bem como aspectos de treinamento e educação médica em residentes de pediatria, em consonância com o paradigma médico atual. Métodos: os sujeitos foram 133 residentes de seis serviços de residência em pediatria da cidade de Porto Alegre. É um estudo transversal, descritivo, no qual os residentes responderam a um questionário e uma escala de mensuração de atitudes (escala de Likert) com 30 proposições acerca dos temas acima, aplicados simultaneamente, em pequenos grupos, nos locais de estágio. Resultados: quanto ao sexo, nos estágios predominaram mulheres, na proporção de três para um. A maioria deles pretende especializar-se numa área da pediatria, principalmente aquelas que envolvem tecnologia avançada, sendo as escolhas influenciadas pelos estágios prévios e pelos professores ou tutores, embora informem desejar trabalhar em prevenção no futuro. Quanto à escala, 87% apresentaram atitudes adequadas, tanto positivas como negativas, conforme o padrão ouro utilizado. Conclusões: o resultado obtido neste estudo, quanto às atitudes, foi bastante satisfatório, porém, as escolhas profissionais futuras preocupam o sistema de educação médica. As autoras sugerem desenvolver e aprimorar estudos de atitudes, os quais poderão tornar-se fonte de subsídios para novas estratégias de educação pediátrica formativa. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-16T01:39:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/62529 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-3829 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000387502 |
identifier_str_mv |
1519-3829 000387502 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/62529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de saúde materno infantil =Brazilian journal of mother and child health. Recife. Vol. 3, n. 2 (abr./jun. 2003), 181-186, |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62529/1/000387502.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62529/2/000387502.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62529/3/000387502.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a3b739a1da1cf4424ed2e3763ed49ed 140cfd24c6ca0b95bcbeb4ee843708f4 3ff075f01f4659e40bb715b061524205 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224781922566144 |