Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso

Bibliographic Details
Main Author: Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Publication Date: 2000
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/180054
Summary: Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.
id UFRGS-2_d9d861573a82f7a56a96960b77e4c2d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180054
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Vera Clotilde Vanzetto2018-07-04T02:26:52Z20000104-4877http://hdl.handle.net/10183/180054000305521Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 8, n. 1-2 (jan./dez. 2000), p. 81-116Formação de professoresMudanças na formação de professores de matemática : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000305521.pdf000305521.pdfTexto completoapplication/pdf5430384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/1/000305521.pdfc9b74f0a7cf4b68709a8738415156e10MD51TEXT000305521.pdf.txt000305521.pdf.txtExtracted Texttext/plain19http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/2/000305521.pdf.txt34707007dbafe633bdf2db42a0e898d5MD5210183/1800542018-07-05 02:25:30.160513oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180054Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-07-05T05:25:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
title Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
spellingShingle Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Formação de professores
title_short Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
title_full Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
title_fullStr Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
title_full_unstemmed Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
title_sort Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
author Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author_facet Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
description Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:26:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180054
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000305521
identifier_str_mv 0104-4877
000305521
url http://hdl.handle.net/10183/180054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 8, n. 1-2 (jan./dez. 2000), p. 81-116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/1/000305521.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/2/000305521.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9b74f0a7cf4b68709a8738415156e10
34707007dbafe633bdf2db42a0e898d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824427309928546304