Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2000 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/180054 |
Summary: | Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática. |
id |
UFRGS-2_d9d861573a82f7a56a96960b77e4c2d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180054 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto2018-07-04T02:26:52Z20000104-4877http://hdl.handle.net/10183/180054000305521Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 8, n. 1-2 (jan./dez. 2000), p. 81-116Formação de professoresMudanças na formação de professores de matemática : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000305521.pdf000305521.pdfTexto completoapplication/pdf5430384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/1/000305521.pdfc9b74f0a7cf4b68709a8738415156e10MD51TEXT000305521.pdf.txt000305521.pdf.txtExtracted Texttext/plain19http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/2/000305521.pdf.txt34707007dbafe633bdf2db42a0e898d5MD5210183/1800542018-07-05 02:25:30.160513oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180054Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-07-05T05:25:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso |
title |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso |
spellingShingle |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso Garcia, Vera Clotilde Vanzetto Formação de professores |
title_short |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso |
title_full |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso |
title_fullStr |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso |
title_sort |
Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso |
author |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
author_facet |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Vera Clotilde Vanzetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores |
topic |
Formação de professores |
description |
Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:26:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180054 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000305521 |
identifier_str_mv |
0104-4877 000305521 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 8, n. 1-2 (jan./dez. 2000), p. 81-116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/1/000305521.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180054/2/000305521.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9b74f0a7cf4b68709a8738415156e10 34707007dbafe633bdf2db42a0e898d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427309928546304 |