Um despertar para a dança-teatro : o processo de identização no Wuppertal Tanztheater como experiência formativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115426 |
Resumo: | O mote do trabalho é compreender como o processo artístico do grupo alemão, de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch, contribuiu para o processo de identização dos membros desse coletivo, criando, assim, uma experiência formativa na dança-teatro. Os estudos referentes a dança-teatro de Leonetta Bentivoglio (1994), Ciane Fernandes (2000) e Cláudia Galhós (2010) serão os aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como o conceito de identização cunhado por Alberto Melucci (2004), que compreende a identidade como um elemento em construção processual no indivíduo, assim como as noções de experiência de Larrosa (2011). Como metodologia serão utilizadas referências teóricas, vídeos, imagens e a interpretação de depoimentos dos membros do grupo e de Pina Bausch. Pode-se indicar através das análises que cada ator/bailarino tem grande importância no trabalho do Wuppertal. O período de ensaios é importante, pois os espetáculos são criados a partir de suas experiências pessoais, de sua vida cotidiana. De modo geral, os atores-bailarinos não representam personagens e sim a si mesmos. Dessa maneira, há a compreensão, através das entrevistas com o elenco, realizadas por outros pesquisadores, que suas identidades sofreram mudanças após a prática de trabalho com dança-teatro, possibilitando mais um processo de identização em suas vidas. Em paralelo à escrita, o estudo desenvolve um exercício coreográfico inspirado na poética de Pina Bausch, para com isso, visualizar a possível pedagogia artística presente no processo de criação da dança-teatro. |
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