O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11125 |
Resumo: | RESUMO – O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre. Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida. |
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O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre.Processo de Identização. Docentes de Educação Física. Rede Municipal de Ensino de Porto AlegreRESUMO – O Processo de Identização Docente na Rede Municipal de Porto Alegre. Trata-se de um estudo realizado, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, sobre a constituição do processo de identização de docentes de Educação Física. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: Como se constitui o processo de identização a partir das narrativas de docentes de Educação Física desta rede? Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem etnográfica com ênfase na história de vida de cinco docentes. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise de documentos, observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e narrativa escrita. As análises mostraram o caráter dinâmico, dialético e subjetivo da identização docente. Além de que, os processos de formação não garantem, por si só, a constituição da identização. A eles, somam-se as elaborações de aprendizagens, reorganizadas a partir da experiência vivida. FACED - UFRGS2010-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11125Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11125/6603Oliveira e Silva, LisandraNeto, Vicente Molinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11125Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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