Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halmenschlager, Gelson
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35342
Resumo: Dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e pedagógico são visíveis no cotidiano escolar. Muitas e expressivas razões fazem com que os estudantes do Ensino Médio tenham uma relação fraca com a escola. Uma delas, já observada, pesquisada e divulgada, tem sido o desinteresse dos alunos pelas aulas, em especial, aulas de Biologia. Pesquisas nas áreas de metodologia do ensino e de didática das ciências apontam a necessidade de se repensar os modos de abordagem dos conteúdos escolares, proporcionando ao aluno as condições necessárias e suficientes à apropriação de diferentes estratégias de aprendizagem. O currículo escolar está recheado de assuntos que não trazem interesse aos alunos e o próprio modelo escolar brasileiro tem se revelado muito inadequado para as tendências da atualidade. Este estudo visa mostrar a ocorrência de algum padrão motivacional, expressa através dos comportamentos de estudantes do Ensino Médio, relacionada às abordagens didáticas utilizadas pelos professores-estagiários durante o período de estágio de docência. Os dados foram coletados do acervo de Relatórios Finais, produzidos por licenciandos quando da realização do Estágio de Docência em Biologia, componente curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desta Universidade. Deste acervo, treze relatórios foram selecionados para compor uma amostra a ser analisada. A partir de leituras sucessivas dessas produções textuais amostradas, foram levantados os dados relativos aos comportamentos dos alunos, em cada tipo de abordagem utilizada pelos estagiários. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos, ao serem concebidos apenas como sujeitos passivos da sua aprendizagem, tendem a perder gradativamente sua motivação aos estudos. E, por outro lado, em aulas em que sua participação é incentivada e valorizada, os estudantes tendem a expressar comportamentos motivacionais e a demonstrar mais interesse nos estudos, o que se observa nos desempenhos obtidos nas aulas de Biologia. Outro padrão observado foi quanto ao conteúdo abordado. Aulas que priorizavam aspectos meramente teóricos, sem contextualização ou alguma relação com o cotidiano dos alunos, enfatizando as nomenclaturas ou classificações biológicas, obtiveram resultados negativos, ocorrendo o oposto quando os assuntos eram relacionados ao seu dia a dia. Este trabalho demonstrou que abordagens didáticas focadas nos sujeitos de aprendizagem e mediadas por conteúdos escolares contextualizados podem gerar efeitos positivos e significativos no padrão motivacional dos alunos e, portanto, na aquisição de aprendizagens.
id UFRGS-2_da2ca7b950ed9e6de2e4ed4d81fe4dec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35342
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Halmenschlager, GelsonJunqueira, Heloisa2011-12-10T01:20:14Z2011http://hdl.handle.net/10183/35342000794402Dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e pedagógico são visíveis no cotidiano escolar. Muitas e expressivas razões fazem com que os estudantes do Ensino Médio tenham uma relação fraca com a escola. Uma delas, já observada, pesquisada e divulgada, tem sido o desinteresse dos alunos pelas aulas, em especial, aulas de Biologia. Pesquisas nas áreas de metodologia do ensino e de didática das ciências apontam a necessidade de se repensar os modos de abordagem dos conteúdos escolares, proporcionando ao aluno as condições necessárias e suficientes à apropriação de diferentes estratégias de aprendizagem. O currículo escolar está recheado de assuntos que não trazem interesse aos alunos e o próprio modelo escolar brasileiro tem se revelado muito inadequado para as tendências da atualidade. Este estudo visa mostrar a ocorrência de algum padrão motivacional, expressa através dos comportamentos de estudantes do Ensino Médio, relacionada às abordagens didáticas utilizadas pelos professores-estagiários durante o período de estágio de docência. Os dados foram coletados do acervo de Relatórios Finais, produzidos por licenciandos quando da realização do Estágio de Docência em Biologia, componente curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desta Universidade. Deste acervo, treze relatórios foram selecionados para compor uma amostra a ser analisada. A partir de leituras sucessivas dessas produções textuais amostradas, foram levantados os dados relativos aos comportamentos dos alunos, em cada tipo de abordagem utilizada pelos estagiários. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos, ao serem concebidos apenas como sujeitos passivos da sua aprendizagem, tendem a perder gradativamente sua motivação aos estudos. E, por outro lado, em aulas em que sua participação é incentivada e valorizada, os estudantes tendem a expressar comportamentos motivacionais e a demonstrar mais interesse nos estudos, o que se observa nos desempenhos obtidos nas aulas de Biologia. Outro padrão observado foi quanto ao conteúdo abordado. Aulas que priorizavam aspectos meramente teóricos, sem contextualização ou alguma relação com o cotidiano dos alunos, enfatizando as nomenclaturas ou classificações biológicas, obtiveram resultados negativos, ocorrendo o oposto quando os assuntos eram relacionados ao seu dia a dia. Este trabalho demonstrou que abordagens didáticas focadas nos sujeitos de aprendizagem e mediadas por conteúdos escolares contextualizados podem gerar efeitos positivos e significativos no padrão motivacional dos alunos e, portanto, na aquisição de aprendizagens.application/pdfporMotivaçãoSala de aulaMotivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794402.pdf.txt000794402.pdf.txtExtracted Texttext/plain76552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35342/2/000794402.pdf.txt8518a6961b5a9a53ad2a6b8eafbff056MD52ORIGINAL000794402.pdf000794402.pdfTexto completoapplication/pdf341923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35342/1/000794402.pdfd5297d14ff94c0acb3481bc12ab583a4MD51THUMBNAIL000794402.pdf.jpg000794402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35342/3/000794402.pdf.jpga90ace5569bbd4076765aa2bfca4294dMD5310183/353422018-10-08 09:23:47.077oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35342Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:23:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
title Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
spellingShingle Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
Halmenschlager, Gelson
Motivação
Sala de aula
title_short Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
title_full Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
title_fullStr Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
title_full_unstemmed Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
title_sort Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
author Halmenschlager, Gelson
author_facet Halmenschlager, Gelson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Halmenschlager, Gelson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Sala de aula
topic Motivação
Sala de aula
description Dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e pedagógico são visíveis no cotidiano escolar. Muitas e expressivas razões fazem com que os estudantes do Ensino Médio tenham uma relação fraca com a escola. Uma delas, já observada, pesquisada e divulgada, tem sido o desinteresse dos alunos pelas aulas, em especial, aulas de Biologia. Pesquisas nas áreas de metodologia do ensino e de didática das ciências apontam a necessidade de se repensar os modos de abordagem dos conteúdos escolares, proporcionando ao aluno as condições necessárias e suficientes à apropriação de diferentes estratégias de aprendizagem. O currículo escolar está recheado de assuntos que não trazem interesse aos alunos e o próprio modelo escolar brasileiro tem se revelado muito inadequado para as tendências da atualidade. Este estudo visa mostrar a ocorrência de algum padrão motivacional, expressa através dos comportamentos de estudantes do Ensino Médio, relacionada às abordagens didáticas utilizadas pelos professores-estagiários durante o período de estágio de docência. Os dados foram coletados do acervo de Relatórios Finais, produzidos por licenciandos quando da realização do Estágio de Docência em Biologia, componente curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas desta Universidade. Deste acervo, treze relatórios foram selecionados para compor uma amostra a ser analisada. A partir de leituras sucessivas dessas produções textuais amostradas, foram levantados os dados relativos aos comportamentos dos alunos, em cada tipo de abordagem utilizada pelos estagiários. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos, ao serem concebidos apenas como sujeitos passivos da sua aprendizagem, tendem a perder gradativamente sua motivação aos estudos. E, por outro lado, em aulas em que sua participação é incentivada e valorizada, os estudantes tendem a expressar comportamentos motivacionais e a demonstrar mais interesse nos estudos, o que se observa nos desempenhos obtidos nas aulas de Biologia. Outro padrão observado foi quanto ao conteúdo abordado. Aulas que priorizavam aspectos meramente teóricos, sem contextualização ou alguma relação com o cotidiano dos alunos, enfatizando as nomenclaturas ou classificações biológicas, obtiveram resultados negativos, ocorrendo o oposto quando os assuntos eram relacionados ao seu dia a dia. Este trabalho demonstrou que abordagens didáticas focadas nos sujeitos de aprendizagem e mediadas por conteúdos escolares contextualizados podem gerar efeitos positivos e significativos no padrão motivacional dos alunos e, portanto, na aquisição de aprendizagens.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-10T01:20:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35342
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794402
url http://hdl.handle.net/10183/35342
identifier_str_mv 000794402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35342/2/000794402.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35342/1/000794402.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35342/3/000794402.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8518a6961b5a9a53ad2a6b8eafbff056
d5297d14ff94c0acb3481bc12ab583a4
a90ace5569bbd4076765aa2bfca4294d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447068969271296