Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meister, Julio César
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18224
Resumo: Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este tema e das dificuldades de alguns alunos feita por uma pesquisa, levantam-se as principais dificuldades e colocamos em destaque os constrangimentos. Partindo dos constrangimentos, este estudo analisa uma proposta diferenciada para sanar algumas das dificuldades na operação com números inteiros. Ao todo são propostas e testadas três práticas diferentes, de forma que estas práticas são previamente discutidas, bem como os resultados da aplicação da prática e as discussões entre os alunos. Com os resultados das práticas podemos destacar algumas melhorias na compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos. Conclui-se que uma atividade diferenciada e bem discutida pode trazer grande auxílio para a compreensão da operação com números inteiros, visto que uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização da regra de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição e subtração.
id UFRGS-2_da2f4ac64160d823cec484f38fd96188
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18224
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meister, Julio CésarMoellwald, Francisco Egger2010-01-07T04:15:41Z2009http://hdl.handle.net/10183/18224000728093Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este tema e das dificuldades de alguns alunos feita por uma pesquisa, levantam-se as principais dificuldades e colocamos em destaque os constrangimentos. Partindo dos constrangimentos, este estudo analisa uma proposta diferenciada para sanar algumas das dificuldades na operação com números inteiros. Ao todo são propostas e testadas três práticas diferentes, de forma que estas práticas são previamente discutidas, bem como os resultados da aplicação da prática e as discussões entre os alunos. Com os resultados das práticas podemos destacar algumas melhorias na compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos. Conclui-se que uma atividade diferenciada e bem discutida pode trazer grande auxílio para a compreensão da operação com números inteiros, visto que uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização da regra de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição e subtração.application/pdfporEngenharia didáticaEnsino da matematica : 1.grauNúmeros inteirosOperações algébricasEstudando dificuldades na compreensão de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728093.pdf.txt000728093.pdf.txtExtracted Texttext/plain103275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/2/000728093.pdf.txt78f1942817c80ed9a99d02da2b23dddfMD52ORIGINAL000728093.pdf000728093.pdfTexto completoapplication/pdf1265178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/1/000728093.pdf777f3b636b4fec7a21370f588da43334MD51THUMBNAIL000728093.pdf.jpg000728093.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/3/000728093.pdf.jpg0f7b0aa63fc0e57bb1a359337a835c77MD5310183/182242018-10-08 08:11:29.065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:11:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
title Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
spellingShingle Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
Meister, Julio César
Engenharia didática
Ensino da matematica : 1.grau
Números inteiros
Operações algébricas
title_short Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
title_full Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
title_fullStr Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
title_full_unstemmed Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
title_sort Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
author Meister, Julio César
author_facet Meister, Julio César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meister, Julio César
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moellwald, Francisco Egger
contributor_str_mv Moellwald, Francisco Egger
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia didática
Ensino da matematica : 1.grau
Números inteiros
Operações algébricas
topic Engenharia didática
Ensino da matematica : 1.grau
Números inteiros
Operações algébricas
description Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este tema e das dificuldades de alguns alunos feita por uma pesquisa, levantam-se as principais dificuldades e colocamos em destaque os constrangimentos. Partindo dos constrangimentos, este estudo analisa uma proposta diferenciada para sanar algumas das dificuldades na operação com números inteiros. Ao todo são propostas e testadas três práticas diferentes, de forma que estas práticas são previamente discutidas, bem como os resultados da aplicação da prática e as discussões entre os alunos. Com os resultados das práticas podemos destacar algumas melhorias na compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos. Conclui-se que uma atividade diferenciada e bem discutida pode trazer grande auxílio para a compreensão da operação com números inteiros, visto que uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização da regra de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição e subtração.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-07T04:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18224
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728093
url http://hdl.handle.net/10183/18224
identifier_str_mv 000728093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/2/000728093.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/1/000728093.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/3/000728093.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78f1942817c80ed9a99d02da2b23dddf
777f3b636b4fec7a21370f588da43334
0f7b0aa63fc0e57bb1a359337a835c77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447033693077504