Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18224 |
Resumo: | Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este tema e das dificuldades de alguns alunos feita por uma pesquisa, levantam-se as principais dificuldades e colocamos em destaque os constrangimentos. Partindo dos constrangimentos, este estudo analisa uma proposta diferenciada para sanar algumas das dificuldades na operação com números inteiros. Ao todo são propostas e testadas três práticas diferentes, de forma que estas práticas são previamente discutidas, bem como os resultados da aplicação da prática e as discussões entre os alunos. Com os resultados das práticas podemos destacar algumas melhorias na compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos. Conclui-se que uma atividade diferenciada e bem discutida pode trazer grande auxílio para a compreensão da operação com números inteiros, visto que uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização da regra de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição e subtração. |
id |
UFRGS-2_da2f4ac64160d823cec484f38fd96188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18224 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meister, Julio CésarMoellwald, Francisco Egger2010-01-07T04:15:41Z2009http://hdl.handle.net/10183/18224000728093Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este tema e das dificuldades de alguns alunos feita por uma pesquisa, levantam-se as principais dificuldades e colocamos em destaque os constrangimentos. Partindo dos constrangimentos, este estudo analisa uma proposta diferenciada para sanar algumas das dificuldades na operação com números inteiros. Ao todo são propostas e testadas três práticas diferentes, de forma que estas práticas são previamente discutidas, bem como os resultados da aplicação da prática e as discussões entre os alunos. Com os resultados das práticas podemos destacar algumas melhorias na compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos. Conclui-se que uma atividade diferenciada e bem discutida pode trazer grande auxílio para a compreensão da operação com números inteiros, visto que uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização da regra de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição e subtração.application/pdfporEngenharia didáticaEnsino da matematica : 1.grauNúmeros inteirosOperações algébricasEstudando dificuldades na compreensão de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000728093.pdf.txt000728093.pdf.txtExtracted Texttext/plain103275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/2/000728093.pdf.txt78f1942817c80ed9a99d02da2b23dddfMD52ORIGINAL000728093.pdf000728093.pdfTexto completoapplication/pdf1265178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/1/000728093.pdf777f3b636b4fec7a21370f588da43334MD51THUMBNAIL000728093.pdf.jpg000728093.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/3/000728093.pdf.jpg0f7b0aa63fc0e57bb1a359337a835c77MD5310183/182242018-10-08 08:11:29.065oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18224Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:11:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros |
title |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros |
spellingShingle |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros Meister, Julio César Engenharia didática Ensino da matematica : 1.grau Números inteiros Operações algébricas |
title_short |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros |
title_full |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros |
title_fullStr |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros |
title_full_unstemmed |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros |
title_sort |
Estudando dificuldades na compreensão de números inteiros |
author |
Meister, Julio César |
author_facet |
Meister, Julio César |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meister, Julio César |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
contributor_str_mv |
Moellwald, Francisco Egger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia didática Ensino da matematica : 1.grau Números inteiros Operações algébricas |
topic |
Engenharia didática Ensino da matematica : 1.grau Números inteiros Operações algébricas |
description |
Este estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este tema e das dificuldades de alguns alunos feita por uma pesquisa, levantam-se as principais dificuldades e colocamos em destaque os constrangimentos. Partindo dos constrangimentos, este estudo analisa uma proposta diferenciada para sanar algumas das dificuldades na operação com números inteiros. Ao todo são propostas e testadas três práticas diferentes, de forma que estas práticas são previamente discutidas, bem como os resultados da aplicação da prática e as discussões entre os alunos. Com os resultados das práticas podemos destacar algumas melhorias na compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos. Conclui-se que uma atividade diferenciada e bem discutida pode trazer grande auxílio para a compreensão da operação com números inteiros, visto que uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização da regra de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição e subtração. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-07T04:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18224 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000728093 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18224 |
identifier_str_mv |
000728093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/2/000728093.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/1/000728093.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18224/3/000728093.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78f1942817c80ed9a99d02da2b23dddf 777f3b636b4fec7a21370f588da43334 0f7b0aa63fc0e57bb1a359337a835c77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447033693077504 |