Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Graciela Dias de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16580
Resumo: Com o aumento significativo da concorrência no setor educacional, conhecer seus clientes passou a ser um fator fundamental para aumentar as chances de se posicionar neste mercado, cada vez mais exigente e competitivo. As instituições de ensino privado estão percebendo a importância de trabalharem com marketing, utilizando de suas ferramentas para a captação e manutenção de alunos. Neste cenário, destacam-se os pais, que passam por todo um processo de escolha, até decidirem a melhor escola para seus filhos. Assim, o presente estudo busca entender como ocorre este processo até sua decisão final, através da análise de suas etapas e fatores de influência. Para isso, foi realizada uma pesquisa em duas fases, uma exploratória e outra descritiva, com pessoas responsáveis por alunos dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, buscando compreender e avaliar isoladamente os momentos e fatores de relevância desse processo, além de relacioná-los com as diferentes características apresentadas pelos respondentes.
id UFRGS-2_da4b038a90dc5971d7221914cb070d9c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16580
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Graciela Dias deSantos, Cristiane Pizzutti dosFernandes, Daniel Von der Heyde2009-07-30T04:16:14Z2008http://hdl.handle.net/10183/16580000685469Com o aumento significativo da concorrência no setor educacional, conhecer seus clientes passou a ser um fator fundamental para aumentar as chances de se posicionar neste mercado, cada vez mais exigente e competitivo. As instituições de ensino privado estão percebendo a importância de trabalharem com marketing, utilizando de suas ferramentas para a captação e manutenção de alunos. Neste cenário, destacam-se os pais, que passam por todo um processo de escolha, até decidirem a melhor escola para seus filhos. Assim, o presente estudo busca entender como ocorre este processo até sua decisão final, através da análise de suas etapas e fatores de influência. Para isso, foi realizada uma pesquisa em duas fases, uma exploratória e outra descritiva, com pessoas responsáveis por alunos dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, buscando compreender e avaliar isoladamente os momentos e fatores de relevância desse processo, além de relacioná-los com as diferentes características apresentadas pelos respondentes.application/pdfporMarketing educacionalAnálise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Marketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685469.pdf000685469.pdfTexto completoapplication/pdf1997514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16580/1/000685469.pdf70a1e53d69ff687330a88ac69138dbc4MD51TEXT000685469.pdf.txt000685469.pdf.txtExtracted Texttext/plain145831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16580/2/000685469.pdf.txt4221c1fbd479d310a11464c552182ff6MD52THUMBNAIL000685469.pdf.jpg000685469.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16580/3/000685469.pdf.jpg569f70d3d0d80956cd9d2e0d5c47f95bMD5310183/165802018-10-17 07:28:23.421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16580Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:28:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
title Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
spellingShingle Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
Oliveira, Graciela Dias de
Marketing educacional
title_short Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
title_full Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
title_fullStr Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
title_full_unstemmed Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
title_sort Análise do processo de escolha e tomada de decisão familiar pela escola dos filhos
author Oliveira, Graciela Dias de
author_facet Oliveira, Graciela Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Graciela Dias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fernandes, Daniel Von der Heyde
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
Fernandes, Daniel Von der Heyde
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing educacional
topic Marketing educacional
description Com o aumento significativo da concorrência no setor educacional, conhecer seus clientes passou a ser um fator fundamental para aumentar as chances de se posicionar neste mercado, cada vez mais exigente e competitivo. As instituições de ensino privado estão percebendo a importância de trabalharem com marketing, utilizando de suas ferramentas para a captação e manutenção de alunos. Neste cenário, destacam-se os pais, que passam por todo um processo de escolha, até decidirem a melhor escola para seus filhos. Assim, o presente estudo busca entender como ocorre este processo até sua decisão final, através da análise de suas etapas e fatores de influência. Para isso, foi realizada uma pesquisa em duas fases, uma exploratória e outra descritiva, com pessoas responsáveis por alunos dos primeiros anos do ensino fundamental de escolas particulares de Porto Alegre. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente, buscando compreender e avaliar isoladamente os momentos e fatores de relevância desse processo, além de relacioná-los com as diferentes características apresentadas pelos respondentes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-07-30T04:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16580
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000685469
url http://hdl.handle.net/10183/16580
identifier_str_mv 000685469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16580/1/000685469.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16580/2/000685469.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16580/3/000685469.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 70a1e53d69ff687330a88ac69138dbc4
4221c1fbd479d310a11464c552182ff6
569f70d3d0d80956cd9d2e0d5c47f95b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447030025158656