Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carlos Manuel Simões
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9037
Resumo: Esta dissertação tem como tema o processo de decisão do consumidor, e mais especificamente os determinantes dessa decisão relativamente a destinos. O principal objetivo é assim determinar os atributos determinantes na escolha da cidade e da instituição de ensino no processo de decisão dos alunos estrangeiros na escolha do seu destino. Foi aplicado um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência a 205 estudantes de instituições de ensino superior na cidade do Porto. Os resultados sugerem que os alunos consideram a Universidade, os Cursos, a Dimensão/Cultura, as Infraestruturas, o Desenvolvimento/Segurança e a Beleza/Lazer como os fatores mais importantes na sua decisão. Estes resultados podem ter implicações para o posicionamento das Universidades, ao nível do Marketing e mais especificamente da promoção do seu produto.
id RCAP_afd6b4dd954dedcc08a4d138daf7615f
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/9037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superiorProcesso de decisãoMarca da cidadeMarketing educacionalEnsino superiorDecision processCity brandMarketing in higher educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta dissertação tem como tema o processo de decisão do consumidor, e mais especificamente os determinantes dessa decisão relativamente a destinos. O principal objetivo é assim determinar os atributos determinantes na escolha da cidade e da instituição de ensino no processo de decisão dos alunos estrangeiros na escolha do seu destino. Foi aplicado um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência a 205 estudantes de instituições de ensino superior na cidade do Porto. Os resultados sugerem que os alunos consideram a Universidade, os Cursos, a Dimensão/Cultura, as Infraestruturas, o Desenvolvimento/Segurança e a Beleza/Lazer como os fatores mais importantes na sua decisão. Estes resultados podem ter implicações para o posicionamento das Universidades, ao nível do Marketing e mais especificamente da promoção do seu produto.The theme of this dissertation is the consumer decision process, and more specifically the determinants of that decision in relative to destinations. The main objective is thus to determine the determinant attributes in the choice of the city and the educational institution in the decision process of foreign students in choosing their destination. An online questionnaire was applied to a non-probabilistic sample for convenience to 205 students from higher education institutions in the city of Porto. The results suggest that students consider the University, Courses, Dimension/Culture, Infrastructures, Development /Security and Beauty/Leisure as the most important factors in their decision. These results may have implications for the positioning of Universities, their marketing and more specifically the promotion of their product.Salazar, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPinto, Carlos Manuel Simões2020-10-09T09:34:42Z2020-10-082020-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9037TID:202724093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:03:01Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:54.708256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
title Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
spellingShingle Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
Pinto, Carlos Manuel Simões
Processo de decisão
Marca da cidade
Marketing educacional
Ensino superior
Decision process
City brand
Marketing in higher education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
title_full Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
title_fullStr Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
title_full_unstemmed Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
title_sort Fatores determinantes no processo de decisão de escolha de destinos: a escolha do Porto dos estudantes de ensino superior
author Pinto, Carlos Manuel Simões
author_facet Pinto, Carlos Manuel Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salazar, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Carlos Manuel Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de decisão
Marca da cidade
Marketing educacional
Ensino superior
Decision process
City brand
Marketing in higher education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Processo de decisão
Marca da cidade
Marketing educacional
Ensino superior
Decision process
City brand
Marketing in higher education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Esta dissertação tem como tema o processo de decisão do consumidor, e mais especificamente os determinantes dessa decisão relativamente a destinos. O principal objetivo é assim determinar os atributos determinantes na escolha da cidade e da instituição de ensino no processo de decisão dos alunos estrangeiros na escolha do seu destino. Foi aplicado um questionário online junto de uma amostra não probabilística por conveniência a 205 estudantes de instituições de ensino superior na cidade do Porto. Os resultados sugerem que os alunos consideram a Universidade, os Cursos, a Dimensão/Cultura, as Infraestruturas, o Desenvolvimento/Segurança e a Beleza/Lazer como os fatores mais importantes na sua decisão. Estes resultados podem ter implicações para o posicionamento das Universidades, ao nível do Marketing e mais especificamente da promoção do seu produto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09T09:34:42Z
2020-10-08
2020-10-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/9037
TID:202724093
url http://hdl.handle.net/10284/9037
identifier_str_mv TID:202724093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130325178122240