Competências gerenciais em uma instuição financeira pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zortéa, Gisele Balbinot
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140948
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes apresentadas no dia a dia de uma instituição financeira pública que atende o cliente jurídico público. Buscou-se diagnosticar evidências acerca de quais competências gerenciais são vistas como relevantes para a prática gerencial na Unidade de Governo Porto Alegre. Para tanto, foi aplicada a Escala de Competências Gerenciais e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Participaram os 7 gestores da Unidade. Os achados permitiram o mapeamento de dois fatores centrais para as competências gerenciais na organização: Comportamento Organizacional e Relacionamento com os clientes. Os resultados demonstraram que os gestores identificam as pessoas, funcionários e clientes, como essenciais para sua estratégia de atuação; assim como, posicionaram os desafios da área pública na mobilização das capacidades necessárias ao desempenho bem sucedido na Instituição. Ao final, são discutidos os resultados e sugestões de estudos futuros são apresentadas.
id UFRGS-2_da7bdfb6b1be5b7adcc1c4d1059fbe96
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140948
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zortéa, Gisele BalbinotVazquez, Ana Claudia Souza2016-05-13T02:07:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/140948000991254O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes apresentadas no dia a dia de uma instituição financeira pública que atende o cliente jurídico público. Buscou-se diagnosticar evidências acerca de quais competências gerenciais são vistas como relevantes para a prática gerencial na Unidade de Governo Porto Alegre. Para tanto, foi aplicada a Escala de Competências Gerenciais e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Participaram os 7 gestores da Unidade. Os achados permitiram o mapeamento de dois fatores centrais para as competências gerenciais na organização: Comportamento Organizacional e Relacionamento com os clientes. Os resultados demonstraram que os gestores identificam as pessoas, funcionários e clientes, como essenciais para sua estratégia de atuação; assim como, posicionaram os desafios da área pública na mobilização das capacidades necessárias ao desempenho bem sucedido na Instituição. Ao final, são discutidos os resultados e sugestões de estudos futuros são apresentadas.application/pdfporCompetência gerencialGestão financeiraFinanças públicasDesenvolvimento de competênciasCompetências gerenciais em uma instuição financeira públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Empresarial -2013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991254.pdf000991254.pdfTexto completoapplication/pdf278701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/1/000991254.pdf48fbeae8f917c32ab39d47291471d6fdMD51TEXT000991254.pdf.txt000991254.pdf.txtExtracted Texttext/plain76347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/2/000991254.pdf.txt5b88c464ecf8e413b1d341c3434c8c76MD52THUMBNAIL000991254.pdf.jpg000991254.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/3/000991254.pdf.jpgd4dde819f8cde6b96cad15e2ef192ad4MD5310183/1409482021-05-26 04:34:00.837374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
title Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
spellingShingle Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
Zortéa, Gisele Balbinot
Competência gerencial
Gestão financeira
Finanças públicas
Desenvolvimento de competências
title_short Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
title_full Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
title_fullStr Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
title_full_unstemmed Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
title_sort Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
author Zortéa, Gisele Balbinot
author_facet Zortéa, Gisele Balbinot
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zortéa, Gisele Balbinot
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vazquez, Ana Claudia Souza
contributor_str_mv Vazquez, Ana Claudia Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Competência gerencial
Gestão financeira
Finanças públicas
Desenvolvimento de competências
topic Competência gerencial
Gestão financeira
Finanças públicas
Desenvolvimento de competências
description O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes apresentadas no dia a dia de uma instituição financeira pública que atende o cliente jurídico público. Buscou-se diagnosticar evidências acerca de quais competências gerenciais são vistas como relevantes para a prática gerencial na Unidade de Governo Porto Alegre. Para tanto, foi aplicada a Escala de Competências Gerenciais e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Participaram os 7 gestores da Unidade. Os achados permitiram o mapeamento de dois fatores centrais para as competências gerenciais na organização: Comportamento Organizacional e Relacionamento com os clientes. Os resultados demonstraram que os gestores identificam as pessoas, funcionários e clientes, como essenciais para sua estratégia de atuação; assim como, posicionaram os desafios da área pública na mobilização das capacidades necessárias ao desempenho bem sucedido na Instituição. Ao final, são discutidos os resultados e sugestões de estudos futuros são apresentadas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-13T02:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140948
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991254
url http://hdl.handle.net/10183/140948
identifier_str_mv 000991254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/1/000991254.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/2/000991254.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/3/000991254.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48fbeae8f917c32ab39d47291471d6fd
5b88c464ecf8e413b1d341c3434c8c76
d4dde819f8cde6b96cad15e2ef192ad4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224508666806272