Competências gerenciais em uma instuição financeira pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140948 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes apresentadas no dia a dia de uma instituição financeira pública que atende o cliente jurídico público. Buscou-se diagnosticar evidências acerca de quais competências gerenciais são vistas como relevantes para a prática gerencial na Unidade de Governo Porto Alegre. Para tanto, foi aplicada a Escala de Competências Gerenciais e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Participaram os 7 gestores da Unidade. Os achados permitiram o mapeamento de dois fatores centrais para as competências gerenciais na organização: Comportamento Organizacional e Relacionamento com os clientes. Os resultados demonstraram que os gestores identificam as pessoas, funcionários e clientes, como essenciais para sua estratégia de atuação; assim como, posicionaram os desafios da área pública na mobilização das capacidades necessárias ao desempenho bem sucedido na Instituição. Ao final, são discutidos os resultados e sugestões de estudos futuros são apresentadas. |
id |
UFRGS-2_da7bdfb6b1be5b7adcc1c4d1059fbe96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140948 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zortéa, Gisele BalbinotVazquez, Ana Claudia Souza2016-05-13T02:07:54Z2015http://hdl.handle.net/10183/140948000991254O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes apresentadas no dia a dia de uma instituição financeira pública que atende o cliente jurídico público. Buscou-se diagnosticar evidências acerca de quais competências gerenciais são vistas como relevantes para a prática gerencial na Unidade de Governo Porto Alegre. Para tanto, foi aplicada a Escala de Competências Gerenciais e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Participaram os 7 gestores da Unidade. Os achados permitiram o mapeamento de dois fatores centrais para as competências gerenciais na organização: Comportamento Organizacional e Relacionamento com os clientes. Os resultados demonstraram que os gestores identificam as pessoas, funcionários e clientes, como essenciais para sua estratégia de atuação; assim como, posicionaram os desafios da área pública na mobilização das capacidades necessárias ao desempenho bem sucedido na Instituição. Ao final, são discutidos os resultados e sugestões de estudos futuros são apresentadas.application/pdfporCompetência gerencialGestão financeiraFinanças públicasDesenvolvimento de competênciasCompetências gerenciais em uma instuição financeira públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Empresarial -2013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991254.pdf000991254.pdfTexto completoapplication/pdf278701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/1/000991254.pdf48fbeae8f917c32ab39d47291471d6fdMD51TEXT000991254.pdf.txt000991254.pdf.txtExtracted Texttext/plain76347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/2/000991254.pdf.txt5b88c464ecf8e413b1d341c3434c8c76MD52THUMBNAIL000991254.pdf.jpg000991254.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/3/000991254.pdf.jpgd4dde819f8cde6b96cad15e2ef192ad4MD5310183/1409482021-05-26 04:34:00.837374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140948Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública |
title |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública |
spellingShingle |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública Zortéa, Gisele Balbinot Competência gerencial Gestão financeira Finanças públicas Desenvolvimento de competências |
title_short |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública |
title_full |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública |
title_fullStr |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública |
title_full_unstemmed |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública |
title_sort |
Competências gerenciais em uma instuição financeira pública |
author |
Zortéa, Gisele Balbinot |
author_facet |
Zortéa, Gisele Balbinot |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zortéa, Gisele Balbinot |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vazquez, Ana Claudia Souza |
contributor_str_mv |
Vazquez, Ana Claudia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência gerencial Gestão financeira Finanças públicas Desenvolvimento de competências |
topic |
Competência gerencial Gestão financeira Finanças públicas Desenvolvimento de competências |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes apresentadas no dia a dia de uma instituição financeira pública que atende o cliente jurídico público. Buscou-se diagnosticar evidências acerca de quais competências gerenciais são vistas como relevantes para a prática gerencial na Unidade de Governo Porto Alegre. Para tanto, foi aplicada a Escala de Competências Gerenciais e realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Participaram os 7 gestores da Unidade. Os achados permitiram o mapeamento de dois fatores centrais para as competências gerenciais na organização: Comportamento Organizacional e Relacionamento com os clientes. Os resultados demonstraram que os gestores identificam as pessoas, funcionários e clientes, como essenciais para sua estratégia de atuação; assim como, posicionaram os desafios da área pública na mobilização das capacidades necessárias ao desempenho bem sucedido na Instituição. Ao final, são discutidos os resultados e sugestões de estudos futuros são apresentadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-13T02:07:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140948 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991254 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140948 |
identifier_str_mv |
000991254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/1/000991254.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/2/000991254.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140948/3/000991254.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48fbeae8f917c32ab39d47291471d6fd 5b88c464ecf8e413b1d341c3434c8c76 d4dde819f8cde6b96cad15e2ef192ad4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224508666806272 |