Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72628 |
Resumo: | Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatística da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Educação do município de Canoas durante o citado período. Propõe que as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas na formação dos profissionais que exercem suas funções nesta modalidade podem ser os eixos condutores a serem pensados e utilizados para o combate deste problema, sem deixar de analisar outros elementos como formação e planejamento. O mesmo se justifica, na medida em que também pretende ampliar os questionamentos a cerca das causas e conseqüências da evasão, na tentativa de apontar caminhos através de ações que deveriam ser discutidas com educandos e educadores em torno de uma Proposta Pedagógica da EJA, cuja importância, dentro da parcela que lhe cabe, esteja baseada no desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação nas práticas, dentro de uma metodologia renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sócio-culturais e históricos nos quais os indivíduos estão inseridos. |
id |
UFRGS-2_daaae69500cff1738c80c720bdec415a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72628 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Alexandre Rafael daFonseca, Laura Souza2013-06-20T01:43:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/72628000884047Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatística da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Educação do município de Canoas durante o citado período. Propõe que as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas na formação dos profissionais que exercem suas funções nesta modalidade podem ser os eixos condutores a serem pensados e utilizados para o combate deste problema, sem deixar de analisar outros elementos como formação e planejamento. O mesmo se justifica, na medida em que também pretende ampliar os questionamentos a cerca das causas e conseqüências da evasão, na tentativa de apontar caminhos através de ações que deveriam ser discutidas com educandos e educadores em torno de uma Proposta Pedagógica da EJA, cuja importância, dentro da parcela que lhe cabe, esteja baseada no desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação nas práticas, dentro de uma metodologia renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sócio-culturais e históricos nos quais os indivíduos estão inseridos.application/pdfporEscola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I.Evasão escolarEducação de jovens e adultosEvasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884047.pdf000884047.pdfTexto completoapplication/pdf2331150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/1/000884047.pdf283511e84ff49eb77350059b62db44dfMD51TEXT000884047.pdf.txt000884047.pdf.txtExtracted Texttext/plain76530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/2/000884047.pdf.txte9d1d753310556e89e15dae242714d59MD52THUMBNAIL000884047.pdf.jpg000884047.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/3/000884047.pdf.jpg4ea496acf0f88690cd8e40313705b451MD5310183/726282018-10-16 09:29:11.38oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:29:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I |
title |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I |
spellingShingle |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I Rosa, Alexandre Rafael da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I. Evasão escolar Educação de jovens e adultos |
title_short |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I |
title_full |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I |
title_fullStr |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I |
title_full_unstemmed |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I |
title_sort |
Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I |
author |
Rosa, Alexandre Rafael da |
author_facet |
Rosa, Alexandre Rafael da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Alexandre Rafael da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laura Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I. Evasão escolar Educação de jovens e adultos |
topic |
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I. Evasão escolar Educação de jovens e adultos |
description |
Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatística da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Educação do município de Canoas durante o citado período. Propõe que as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas na formação dos profissionais que exercem suas funções nesta modalidade podem ser os eixos condutores a serem pensados e utilizados para o combate deste problema, sem deixar de analisar outros elementos como formação e planejamento. O mesmo se justifica, na medida em que também pretende ampliar os questionamentos a cerca das causas e conseqüências da evasão, na tentativa de apontar caminhos através de ações que deveriam ser discutidas com educandos e educadores em torno de uma Proposta Pedagógica da EJA, cuja importância, dentro da parcela que lhe cabe, esteja baseada no desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação nas práticas, dentro de uma metodologia renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sócio-culturais e históricos nos quais os indivíduos estão inseridos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-20T01:43:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72628 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000884047 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72628 |
identifier_str_mv |
000884047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/1/000884047.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/2/000884047.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/3/000884047.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
283511e84ff49eb77350059b62db44df e9d1d753310556e89e15dae242714d59 4ea496acf0f88690cd8e40313705b451 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448816185344 |