Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Alexandre Rafael da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72628
Resumo: Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatística da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Educação do município de Canoas durante o citado período. Propõe que as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas na formação dos profissionais que exercem suas funções nesta modalidade podem ser os eixos condutores a serem pensados e utilizados para o combate deste problema, sem deixar de analisar outros elementos como formação e planejamento. O mesmo se justifica, na medida em que também pretende ampliar os questionamentos a cerca das causas e conseqüências da evasão, na tentativa de apontar caminhos através de ações que deveriam ser discutidas com educandos e educadores em torno de uma Proposta Pedagógica da EJA, cuja importância, dentro da parcela que lhe cabe, esteja baseada no desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação nas práticas, dentro de uma metodologia renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sócio-culturais e históricos nos quais os indivíduos estão inseridos.
id UFRGS-2_daaae69500cff1738c80c720bdec415a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72628
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Alexandre Rafael daFonseca, Laura Souza2013-06-20T01:43:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/72628000884047Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatística da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Educação do município de Canoas durante o citado período. Propõe que as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas na formação dos profissionais que exercem suas funções nesta modalidade podem ser os eixos condutores a serem pensados e utilizados para o combate deste problema, sem deixar de analisar outros elementos como formação e planejamento. O mesmo se justifica, na medida em que também pretende ampliar os questionamentos a cerca das causas e conseqüências da evasão, na tentativa de apontar caminhos através de ações que deveriam ser discutidas com educandos e educadores em torno de uma Proposta Pedagógica da EJA, cuja importância, dentro da parcela que lhe cabe, esteja baseada no desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação nas práticas, dentro de uma metodologia renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sócio-culturais e históricos nos quais os indivíduos estão inseridos.application/pdfporEscola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I.Evasão escolarEducação de jovens e adultosEvasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000884047.pdf000884047.pdfTexto completoapplication/pdf2331150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/1/000884047.pdf283511e84ff49eb77350059b62db44dfMD51TEXT000884047.pdf.txt000884047.pdf.txtExtracted Texttext/plain76530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/2/000884047.pdf.txte9d1d753310556e89e15dae242714d59MD52THUMBNAIL000884047.pdf.jpg000884047.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/3/000884047.pdf.jpg4ea496acf0f88690cd8e40313705b451MD5310183/726282018-10-16 09:29:11.38oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72628Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:29:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
title Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
spellingShingle Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
Rosa, Alexandre Rafael da
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I.
Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
title_short Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
title_full Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
title_fullStr Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
title_full_unstemmed Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
title_sort Evasão na modalidade EJA : uma análise sob a perspectiva pedagógica na EMEF João Paulo I
author Rosa, Alexandre Rafael da
author_facet Rosa, Alexandre Rafael da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Alexandre Rafael da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I.
Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
topic Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I.
Evasão escolar
Educação de jovens e adultos
description Este trabalho objetiva uma investigação a respeito do esvaziamento escolar na modalidade da educação para jovens e adultos a partir das propostas pedagógicas aplicadas no período entre os anos de 2007 e 2010, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar, ou como chamamos: evasão. O presente trabalho possui características de pesquisa quantitativa. A metodologia consistiu na análise e sistematização dos dados compilados e pesquisados, os quais foram obtidos junto ao Setor de Estatística da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Educação do município de Canoas durante o citado período. Propõe que as propostas teórico-metodológicas desenvolvidas na formação dos profissionais que exercem suas funções nesta modalidade podem ser os eixos condutores a serem pensados e utilizados para o combate deste problema, sem deixar de analisar outros elementos como formação e planejamento. O mesmo se justifica, na medida em que também pretende ampliar os questionamentos a cerca das causas e conseqüências da evasão, na tentativa de apontar caminhos através de ações que deveriam ser discutidas com educandos e educadores em torno de uma Proposta Pedagógica da EJA, cuja importância, dentro da parcela que lhe cabe, esteja baseada no desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação nas práticas, dentro de uma metodologia renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sócio-culturais e históricos nos quais os indivíduos estão inseridos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-20T01:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72628
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000884047
url http://hdl.handle.net/10183/72628
identifier_str_mv 000884047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/1/000884047.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/2/000884047.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72628/3/000884047.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 283511e84ff49eb77350059b62db44df
e9d1d753310556e89e15dae242714d59
4ea496acf0f88690cd8e40313705b451
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224448816185344