Desafios e possibilidades da inserção profissional de bacharéis em saúde coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vivian Costa da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Domingues, Henrique da Silva, Rocha, Cristianne Maria Famer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170163
Resumo: Em 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou a formação profissional no Curso de Graduação em Saúde Coletiva (CGSC). Como um Curso novo nesta Instituição, seus primeiros egressos foram pioneiros em suas experiências de inserção profissional e acadêmica. Com o objetivo identificar a inserção profissional e acadêmica dos Bacharéis em Saúde Coletiva (BSC), formados pela UFRGS, no período de 2012 a 2015, a fim de conhecer suas experiências de inserção, pontuando as áreas em que atuam, suas expectativas e desafios, esta pesquisa foi realizada com a utilização de um questionário eletrônico autoaplicável com perguntas sobre a inserção profissional e acadêmica, local de trabalho, área de atuação, entre outros aspectos. Dos 75 egressos, 42 responderam ao questionário, destes, 76% (32) declararam não atuar na área e 73% (31) dos participantes optaram por fazer algum curso de pós-graduação. Os resultados apontam para a necessária articulação de diferentes atores para pensar sobre arranjos e possibilidades de inserção profissional, bem como, estratégias de monitoramento da inserção dos BSC e a importância de estudos de seguimento dos egressos, para ampliar a compreensão sobre a articulação entre a formação e a atuação profissional no campo.
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