Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25758 |
Resumo: | Este trabalho verifica como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizadas pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais. Apresenta como contexto de estudo a instituição educacional Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. Expõe a análise das adaptações literárias que são enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), às bibliotecas escolares, com base na coleção “É Só o Começo”. A metodologia aplicada tem como foco a pesquisa qualitativa alicerçada em um estudo de caso que apresenta como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. O estudo determina como sujeitos um adaptador, um professor e oito alunos-leitores, sendo dois do gênero masculino e seis do gênero feminino. Relata como resultados através de análise da coleta de dados realizada, a viabilidade da utilização de adaptações literárias no Ensino Fundamental, a aceitação das obras adaptadas pelos educadores e educandos e o interesse pelas obras originais. |
id |
UFRGS-2_daebaba1d12f64c42b747cdbc6d0c793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25758 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Gabriela de OliveiraMoro, Eliane Lourdes da Silva2010-09-11T04:22:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/25758000755133Este trabalho verifica como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizadas pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais. Apresenta como contexto de estudo a instituição educacional Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. Expõe a análise das adaptações literárias que são enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), às bibliotecas escolares, com base na coleção “É Só o Começo”. A metodologia aplicada tem como foco a pesquisa qualitativa alicerçada em um estudo de caso que apresenta como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. O estudo determina como sujeitos um adaptador, um professor e oito alunos-leitores, sendo dois do gênero masculino e seis do gênero feminino. Relata como resultados através de análise da coleta de dados realizada, a viabilidade da utilização de adaptações literárias no Ensino Fundamental, a aceitação das obras adaptadas pelos educadores e educandos e o interesse pelas obras originais.This work verifies how adapted classic literature is given to public schools and is used by teachers in the teaching process to encourage the reading of the original books. This is presented in the context of a study of the educational intitution Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. It exposes the literary adaptations that are sent by the Ministério da Educação e Cultura (MEC), to the library schools, based on the collection “É Só o Começo” (It is just the Beginning). The methodology applied focused on qualitative research supported by a case study that used semi-structured research interview as a tool. The subjects of this study were an adapter, a teacher, and eight student-readers, two of which were male and six female. The results from the analysis of the collected data indicated the viability of using these literary adaptations for fundamental education, and the acceptance of these adapted books by the educators and students and the interest for the original books.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraLiteratura clássicaReadingLiterary adaptationsClassic literatureAdaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755133.pdf000755133.pdfTexto completoapplication/pdf768905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/1/000755133.pdf04ac45857b3b2b0284d4b5ebab5b753dMD51TEXT000755133.pdf.txt000755133.pdf.txtExtracted Texttext/plain173530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/2/000755133.pdf.txt6dfef65af5fea1faa6ac4eba23d21222MD52THUMBNAIL000755133.pdf.jpg000755133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/3/000755133.pdf.jpg3722e9df82ec55bab5162ed1854f7bdeMD5310183/257582018-10-18 07:36:02.428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:36:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais |
title |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais |
spellingShingle |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais Vieira, Gabriela de Oliveira Biblioteca escolar Leitura Literatura clássica Reading Literary adaptations Classic literature |
title_short |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais |
title_full |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais |
title_fullStr |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais |
title_full_unstemmed |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais |
title_sort |
Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais |
author |
Vieira, Gabriela de Oliveira |
author_facet |
Vieira, Gabriela de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Gabriela de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Leitura Literatura clássica |
topic |
Biblioteca escolar Leitura Literatura clássica Reading Literary adaptations Classic literature |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Literary adaptations Classic literature |
description |
Este trabalho verifica como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizadas pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais. Apresenta como contexto de estudo a instituição educacional Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. Expõe a análise das adaptações literárias que são enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), às bibliotecas escolares, com base na coleção “É Só o Começo”. A metodologia aplicada tem como foco a pesquisa qualitativa alicerçada em um estudo de caso que apresenta como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. O estudo determina como sujeitos um adaptador, um professor e oito alunos-leitores, sendo dois do gênero masculino e seis do gênero feminino. Relata como resultados através de análise da coleta de dados realizada, a viabilidade da utilização de adaptações literárias no Ensino Fundamental, a aceitação das obras adaptadas pelos educadores e educandos e o interesse pelas obras originais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:22:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25758 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000755133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25758 |
identifier_str_mv |
000755133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/1/000755133.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/2/000755133.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/3/000755133.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04ac45857b3b2b0284d4b5ebab5b753d 6dfef65af5fea1faa6ac4eba23d21222 3722e9df82ec55bab5162ed1854f7bde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224399323398144 |