Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gabriela de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25758
Resumo: Este trabalho verifica como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizadas pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais. Apresenta como contexto de estudo a instituição educacional Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. Expõe a análise das adaptações literárias que são enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), às bibliotecas escolares, com base na coleção “É Só o Começo”. A metodologia aplicada tem como foco a pesquisa qualitativa alicerçada em um estudo de caso que apresenta como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. O estudo determina como sujeitos um adaptador, um professor e oito alunos-leitores, sendo dois do gênero masculino e seis do gênero feminino. Relata como resultados através de análise da coleta de dados realizada, a viabilidade da utilização de adaptações literárias no Ensino Fundamental, a aceitação das obras adaptadas pelos educadores e educandos e o interesse pelas obras originais.
id UFRGS-2_daebaba1d12f64c42b747cdbc6d0c793
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25758
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Gabriela de OliveiraMoro, Eliane Lourdes da Silva2010-09-11T04:22:02Z2010http://hdl.handle.net/10183/25758000755133Este trabalho verifica como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizadas pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais. Apresenta como contexto de estudo a instituição educacional Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. Expõe a análise das adaptações literárias que são enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), às bibliotecas escolares, com base na coleção “É Só o Começo”. A metodologia aplicada tem como foco a pesquisa qualitativa alicerçada em um estudo de caso que apresenta como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. O estudo determina como sujeitos um adaptador, um professor e oito alunos-leitores, sendo dois do gênero masculino e seis do gênero feminino. Relata como resultados através de análise da coleta de dados realizada, a viabilidade da utilização de adaptações literárias no Ensino Fundamental, a aceitação das obras adaptadas pelos educadores e educandos e o interesse pelas obras originais.This work verifies how adapted classic literature is given to public schools and is used by teachers in the teaching process to encourage the reading of the original books. This is presented in the context of a study of the educational intitution Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. It exposes the literary adaptations that are sent by the Ministério da Educação e Cultura (MEC), to the library schools, based on the collection “É Só o Começo” (It is just the Beginning). The methodology applied focused on qualitative research supported by a case study that used semi-structured research interview as a tool. The subjects of this study were an adapter, a teacher, and eight student-readers, two of which were male and six female. The results from the analysis of the collected data indicated the viability of using these literary adaptations for fundamental education, and the acceptance of these adapted books by the educators and students and the interest for the original books.application/pdfporBiblioteca escolarLeituraLiteratura clássicaReadingLiterary adaptationsClassic literatureAdaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755133.pdf000755133.pdfTexto completoapplication/pdf768905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/1/000755133.pdf04ac45857b3b2b0284d4b5ebab5b753dMD51TEXT000755133.pdf.txt000755133.pdf.txtExtracted Texttext/plain173530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/2/000755133.pdf.txt6dfef65af5fea1faa6ac4eba23d21222MD52THUMBNAIL000755133.pdf.jpg000755133.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/3/000755133.pdf.jpg3722e9df82ec55bab5162ed1854f7bdeMD5310183/257582018-10-18 07:36:02.428oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:36:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
title Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
spellingShingle Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
Vieira, Gabriela de Oliveira
Biblioteca escolar
Leitura
Literatura clássica
Reading
Literary adaptations
Classic literature
title_short Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
title_full Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
title_fullStr Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
title_full_unstemmed Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
title_sort Adaptação para novos leitores : como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizada pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais
author Vieira, Gabriela de Oliveira
author_facet Vieira, Gabriela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Gabriela de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Leitura
Literatura clássica
topic Biblioteca escolar
Leitura
Literatura clássica
Reading
Literary adaptations
Classic literature
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Literary adaptations
Classic literature
description Este trabalho verifica como a literatura clássica adaptada fornecida às escolas do ensino público e utilizadas pelos professores no processo de ensino estimula a leitura de obras originais. Apresenta como contexto de estudo a instituição educacional Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto e Biblioteca. Expõe a análise das adaptações literárias que são enviadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), às bibliotecas escolares, com base na coleção “É Só o Começo”. A metodologia aplicada tem como foco a pesquisa qualitativa alicerçada em um estudo de caso que apresenta como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas. O estudo determina como sujeitos um adaptador, um professor e oito alunos-leitores, sendo dois do gênero masculino e seis do gênero feminino. Relata como resultados através de análise da coleta de dados realizada, a viabilidade da utilização de adaptações literárias no Ensino Fundamental, a aceitação das obras adaptadas pelos educadores e educandos e o interesse pelas obras originais.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:22:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25758
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755133
url http://hdl.handle.net/10183/25758
identifier_str_mv 000755133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/1/000755133.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/2/000755133.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25758/3/000755133.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 04ac45857b3b2b0284d4b5ebab5b753d
6dfef65af5fea1faa6ac4eba23d21222
3722e9df82ec55bab5162ed1854f7bde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224399323398144