A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56839 |
Resumo: | Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão. |
id |
UFRGS-2_daf10901c85685974ce6b2c5f8b01743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56839 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Suelen GodoyNoal, Daniele Gai2012-10-24T01:37:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/56839000861362Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão.application/pdfporInclusão socialDeficiente visualA inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861362.pdf000861362.pdfTexto completoapplication/pdf312811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/1/000861362.pdfc0425265e64be42bf195420ed7f79e4eMD51TEXT000861362.pdf.txt000861362.pdf.txtExtracted Texttext/plain45276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/2/000861362.pdf.txtc7c5658b9f083d118cb988a71b18d0d0MD52THUMBNAIL000861362.pdf.jpg000861362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/3/000861362.pdf.jpgeed0dc8482428d4b872b4c6f03afcbb8MD5310183/568392018-10-10 08:38:08.936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56839Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-10T11:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física |
title |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física |
spellingShingle |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física Soares, Suelen Godoy Inclusão social Deficiente visual |
title_short |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física |
title_full |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física |
title_fullStr |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física |
title_sort |
A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física |
author |
Soares, Suelen Godoy |
author_facet |
Soares, Suelen Godoy |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Suelen Godoy |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noal, Daniele Gai |
contributor_str_mv |
Noal, Daniele Gai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão social Deficiente visual |
topic |
Inclusão social Deficiente visual |
description |
Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T01:37:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56839 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000861362 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56839 |
identifier_str_mv |
000861362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/1/000861362.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/2/000861362.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/3/000861362.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0425265e64be42bf195420ed7f79e4e c7c5658b9f083d118cb988a71b18d0d0 eed0dc8482428d4b872b4c6f03afcbb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724532119568384 |