A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Suelen Godoy
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56839
Resumo: Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão.
id UFRGS-2_daf10901c85685974ce6b2c5f8b01743
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Suelen GodoyNoal, Daniele Gai2012-10-24T01:37:59Z2012http://hdl.handle.net/10183/56839000861362Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão.application/pdfporInclusão socialDeficiente visualA inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861362.pdf000861362.pdfTexto completoapplication/pdf312811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/1/000861362.pdfc0425265e64be42bf195420ed7f79e4eMD51TEXT000861362.pdf.txt000861362.pdf.txtExtracted Texttext/plain45276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/2/000861362.pdf.txtc7c5658b9f083d118cb988a71b18d0d0MD52THUMBNAIL000861362.pdf.jpg000861362.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/3/000861362.pdf.jpgeed0dc8482428d4b872b4c6f03afcbb8MD5310183/568392018-10-10 08:38:08.936oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56839Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-10T11:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
title A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
spellingShingle A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
Soares, Suelen Godoy
Inclusão social
Deficiente visual
title_short A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
title_full A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
title_fullStr A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
title_full_unstemmed A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
title_sort A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
author Soares, Suelen Godoy
author_facet Soares, Suelen Godoy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Suelen Godoy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noal, Daniele Gai
contributor_str_mv Noal, Daniele Gai
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Deficiente visual
topic Inclusão social
Deficiente visual
description Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T01:37:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56839
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000861362
url http://hdl.handle.net/10183/56839
identifier_str_mv 000861362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/1/000861362.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/2/000861362.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56839/3/000861362.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c0425265e64be42bf195420ed7f79e4e
c7c5658b9f083d118cb988a71b18d0d0
eed0dc8482428d4b872b4c6f03afcbb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724532119568384