Processo de inclusão do deficiente visual - limites e avanços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renata Cruz de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6778
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o atendimento nas escolas dentro do processo de inclusão. Nesse aspecto, pretendeu- se perceber se os professores estão qualificados para a inclusão escolar do deficiente visuais; quais as condições apresentadas em seu ambiente escolar; o trabalho desenvolvido pelos professores; e sua adaptação nas séries iniciais. Teve como metodologia um estudo de caso a pesquisa qualitativa que tem o ambiente natural como fonte dos dados e o pesquisador como instrumento. Os participantes foram três professoras do ensino fundamental de uma escola pública do Plano Piloto e o instrumento utilizado foi a entrevista. As especificações das categorias escolhidas foram: inclusão escolar: adequação das instalações: o trabalho desenvolvido: dificuldades encontradas: resultados positivos encontrados: formação dos professores; e sugestões apresentadas. Desse modo, podemos concluir depois do acima exposto, que a luta pelo respeito às diferenças se faz presente, ainda que não do jeito pretendido, ou seja, de modo que haja o completo respeito pelas singularidades. De toda sorte, podemos notar que essa luta e empreendimento por uma educação mais justa e com igualdade de oportunidades se faz presente e em contínuo avanço.
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As especificações das categorias escolhidas foram: inclusão escolar: adequação das instalações: o trabalho desenvolvido: dificuldades encontradas: resultados positivos encontrados: formação dos professores; e sugestões apresentadas. Desse modo, podemos concluir depois do acima exposto, que a luta pelo respeito às diferenças se faz presente, ainda que não do jeito pretendido, ou seja, de modo que haja o completo respeito pelas singularidades. De toda sorte, podemos notar que essa luta e empreendimento por uma educação mais justa e com igualdade de oportunidades se faz presente e em contínuo avanço.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:13:18Z No. of bitstreams: 1 20213679.pdf: 172058 bytes, checksum: 496185db73da6ae4caaef4fc7c8e84d2 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-19T17:13:18Z (GMT). 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