Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Indiara Bauer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197735
Resumo: Esta pesquisa que teve como proposta conhecer como ocorrem os processos de ensino e a produção de aprendizagens relacionadas à abordagem da educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos. A investigação consiste num estudo de caso de cunho qualitativo. A fim de obter elementos para conhecer e (re)pensar processos de ensino e a possibilidade de construção de aprendizagens relativas à temática da educação ambiental, foi realizado um questionário com três professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cidreira, RS. As análises, portanto, tiveram como base as repostas a um questionário, observação participante e os relatos de experiências de professores dessa escola. Entre os resultados obtidos foram apontadas as metodologias utilizadas em suas aulas, e as problemáticas enfrentadas no dia a dia, como falta de recursos para desenvolver mais atividades, pois nas escolas públicas há uma grande carência de investimentos, mas também há facilidades entre os professores para desenvolver a temática. Com a pesquisa foi visto que há uma tentativa da escola em incluir a Educação Ambiental nos projetos, visando a melhoria do ensino de forma que tais conhecimentos agreguem elementos na vida do sujeito para a compreensão da relevância de praticar ações sustentáveis para a preservação ambiental. Sabendo-se que os problemas ambientais têm sido cada vez mais agravados, um dos caminhos para tentar diminuir estes danos pode ser o investimento no desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental no ambiente escolar. Com essa pesquisa não se teve a pretensão de julgar as práticas nem os processos de ensino, apenas conhecer o que os professores pensam sobre a educação ambiental e o que eles têm realizado em suas aulas para promover aprendizagens relativas a essa temática.
id UFRGS-2_daf7064e8671e0e2bc639de8f7e5be8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197735
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Braga, Indiara BauerWitt, Neila Seliane Pereira2019-08-09T02:30:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/197735001098314Esta pesquisa que teve como proposta conhecer como ocorrem os processos de ensino e a produção de aprendizagens relacionadas à abordagem da educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos. A investigação consiste num estudo de caso de cunho qualitativo. A fim de obter elementos para conhecer e (re)pensar processos de ensino e a possibilidade de construção de aprendizagens relativas à temática da educação ambiental, foi realizado um questionário com três professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cidreira, RS. As análises, portanto, tiveram como base as repostas a um questionário, observação participante e os relatos de experiências de professores dessa escola. Entre os resultados obtidos foram apontadas as metodologias utilizadas em suas aulas, e as problemáticas enfrentadas no dia a dia, como falta de recursos para desenvolver mais atividades, pois nas escolas públicas há uma grande carência de investimentos, mas também há facilidades entre os professores para desenvolver a temática. Com a pesquisa foi visto que há uma tentativa da escola em incluir a Educação Ambiental nos projetos, visando a melhoria do ensino de forma que tais conhecimentos agreguem elementos na vida do sujeito para a compreensão da relevância de praticar ações sustentáveis para a preservação ambiental. Sabendo-se que os problemas ambientais têm sido cada vez mais agravados, um dos caminhos para tentar diminuir estes danos pode ser o investimento no desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental no ambiente escolar. Com essa pesquisa não se teve a pretensão de julgar as práticas nem os processos de ensino, apenas conhecer o que os professores pensam sobre a educação ambiental e o que eles têm realizado em suas aulas para promover aprendizagens relativas a essa temática.This present research has as its proposal to understand the process of teaching and the production of learning related to the approach of environmental study in the education of young people and adults. The research consists of a qualitative case study. In order to obtain the necessary elements to know and (re)think the teaching process and the possibility of learning construction related to environment education thematic, an interview was responded by 3 teachers of adults and young people's education at a school located in the city of Cidreira - RS. The analysis, therefore, were based on the answers obtained in a questionnaire, on observation and on experience reports given by the teachers of this school. Among the obtained results, were pointed out the methodologies used in class and all the obstacles faced in daily basis, such as the lack of resources to develop more activities, considering that public schools do not receive much investment, but also there are facilities the teachers use to develop the theme. It was noticed, in this research, that the school attempts to include environmental education in its projects, aiming to improve education in a manner that environmental knowledge may add elements in people's lives so they can understand the relevance of the practice of sustainable acts for environmental protection. Given that environmental impacts have been increasingly aggravated, one of the ways to try to reduce these damages may be to invest in the development of environmental education practices in the school environment. This research did not pretend to judge practices or teaching processes, but to allow us to understand what teachers think about environmental education and what they have been done in their classes to promote learning related to this theme.application/pdfporEducação do campoCiências da naturezaCurrículo escolarEducação ambientalEnsino médioCidreira (RS)Countryside educationScience of natureSchool curriculumEnvironmental educationYouth and adult educationHigh schoolEducação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2019Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098314.pdf.txt001098314.pdf.txtExtracted Texttext/plain87718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197735/2/001098314.pdf.txtbd8051e8c7eb693c66d8990e56b9b95bMD52ORIGINAL001098314.pdfTexto completoapplication/pdf766241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197735/1/001098314.pdf3c2bf7f3fd3c5a5e890c3efbd7f8a2b4MD5110183/1977352019-08-10 02:31:22.086267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197735Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:31:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
title Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
spellingShingle Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
Braga, Indiara Bauer
Educação do campo
Ciências da natureza
Currículo escolar
Educação ambiental
Ensino médio
Cidreira (RS)
Countryside education
Science of nature
School curriculum
Environmental education
Youth and adult education
High school
title_short Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
title_full Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
title_fullStr Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
title_full_unstemmed Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
title_sort Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
author Braga, Indiara Bauer
author_facet Braga, Indiara Bauer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Indiara Bauer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
contributor_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Ciências da natureza
Currículo escolar
Educação ambiental
Ensino médio
Cidreira (RS)
topic Educação do campo
Ciências da natureza
Currículo escolar
Educação ambiental
Ensino médio
Cidreira (RS)
Countryside education
Science of nature
School curriculum
Environmental education
Youth and adult education
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Countryside education
Science of nature
School curriculum
Environmental education
Youth and adult education
High school
description Esta pesquisa que teve como proposta conhecer como ocorrem os processos de ensino e a produção de aprendizagens relacionadas à abordagem da educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos. A investigação consiste num estudo de caso de cunho qualitativo. A fim de obter elementos para conhecer e (re)pensar processos de ensino e a possibilidade de construção de aprendizagens relativas à temática da educação ambiental, foi realizado um questionário com três professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cidreira, RS. As análises, portanto, tiveram como base as repostas a um questionário, observação participante e os relatos de experiências de professores dessa escola. Entre os resultados obtidos foram apontadas as metodologias utilizadas em suas aulas, e as problemáticas enfrentadas no dia a dia, como falta de recursos para desenvolver mais atividades, pois nas escolas públicas há uma grande carência de investimentos, mas também há facilidades entre os professores para desenvolver a temática. Com a pesquisa foi visto que há uma tentativa da escola em incluir a Educação Ambiental nos projetos, visando a melhoria do ensino de forma que tais conhecimentos agreguem elementos na vida do sujeito para a compreensão da relevância de praticar ações sustentáveis para a preservação ambiental. Sabendo-se que os problemas ambientais têm sido cada vez mais agravados, um dos caminhos para tentar diminuir estes danos pode ser o investimento no desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental no ambiente escolar. Com essa pesquisa não se teve a pretensão de julgar as práticas nem os processos de ensino, apenas conhecer o que os professores pensam sobre a educação ambiental e o que eles têm realizado em suas aulas para promover aprendizagens relativas a essa temática.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T02:30:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197735
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098314
url http://hdl.handle.net/10183/197735
identifier_str_mv 001098314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197735/2/001098314.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197735/1/001098314.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd8051e8c7eb693c66d8990e56b9b95b
3c2bf7f3fd3c5a5e890c3efbd7f8a2b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447246483750912