Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callegaro, Mirna Valéria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189769
Resumo: Este trabalho analisa as fotografias (físicas e digitais) encontradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jean Piaget, de Porto Alegre-RS, buscando entender como esse registro fotográfico pode contribuir para a identificação dos alunos com a instituição. O objetivo geral desta monografia é analisar de que forma as fotografias representam um instrumento de preservação da memória, meio para recuperação, fortalecimento e consolidação do vínculo da comunidade escolar com a EMEF Jean Piaget, bem como contribuir para a construção da memória desse espaço coletivo e, consequentemente, da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Enfocando a fotografia como elemento cultural para a construção da memória coletiva, discutiu-se sobre a identificação do estado atual do armazenamento das fotografias, contexto, características documentais e representatividade dos registros fotográficos como documento arquivístico na EMEF Jean Piaget. Quanto à metodologia, este trabalho enquadra-se na definição de pesquisa exploratória, sendo que seu cunho exploratório também reside no fato de tratar-se de um estudo de caso sobre as fotografias (físicas e digitais) da citada escola. No que tange aos procedimentos técnicos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, com levantamento bibliográfico de livros, artigos científicos e outras publicações impressas e/ou disponíveis na internet. Também se faz uso da pesquisa documental, analisando materiais (no caso, fotografias físicas e digitais) – que constituem os objetos da pesquisa.
id UFRGS-2_db01c5b5da1bd8a64221d99960663dff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Callegaro, Mirna ValériaBertotti, Valéria Raquel2019-03-29T04:11:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/189769001088166Este trabalho analisa as fotografias (físicas e digitais) encontradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jean Piaget, de Porto Alegre-RS, buscando entender como esse registro fotográfico pode contribuir para a identificação dos alunos com a instituição. O objetivo geral desta monografia é analisar de que forma as fotografias representam um instrumento de preservação da memória, meio para recuperação, fortalecimento e consolidação do vínculo da comunidade escolar com a EMEF Jean Piaget, bem como contribuir para a construção da memória desse espaço coletivo e, consequentemente, da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Enfocando a fotografia como elemento cultural para a construção da memória coletiva, discutiu-se sobre a identificação do estado atual do armazenamento das fotografias, contexto, características documentais e representatividade dos registros fotográficos como documento arquivístico na EMEF Jean Piaget. Quanto à metodologia, este trabalho enquadra-se na definição de pesquisa exploratória, sendo que seu cunho exploratório também reside no fato de tratar-se de um estudo de caso sobre as fotografias (físicas e digitais) da citada escola. No que tange aos procedimentos técnicos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, com levantamento bibliográfico de livros, artigos científicos e outras publicações impressas e/ou disponíveis na internet. Também se faz uso da pesquisa documental, analisando materiais (no caso, fotografias físicas e digitais) – que constituem os objetos da pesquisa.This work analyzes the photographs (physical and digital) found at EMEF Jean Piaget in Porto Alegre, RS, seeking to understand how this photographic record can contribute to the identification of students with the institution. The general objective of this monograph is to analyze how the photographs represent an instrument for the preservation of memory, a means of recovering, strengthening and consolidating the bond of the school community with EMEF Jean Piaget, as well as contributing to the construction of the memory of this collective space, consequently, of the Municipal Network of Education of Porto Alegre. Focusing on photography as a cultural element for the construction of collective memory, we discussed the identification of the current state of storage of photographs, context, documentary characteristics and the representativeness of photographic records as an archival document at EMEF Jean Piaget. As for the methodology, this work falls with the definition of exploratory research, and its exploratory nature also resides in the fact that it is a case study about the photographs (physical and digital) of the aforementioned school. Regarding to technical procedures, bibliographical research is used, with a bibliographical survey of books, scientific articles and other publications printed and/or available on the Internet. It also makes use of documentary research, analyzing materials (in this case, physical and digital photographs) - which constitute the objects of the research.application/pdfporAcervo fotográficoMemória coletivaSchool archiveMemoryPhoto collectionManagement of archival documentsArquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Arquivologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088166.pdf.txt001088166.pdf.txtExtracted Texttext/plain106217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189769/2/001088166.pdf.txtf16e31807cab8a4eca3936591c60838bMD52ORIGINAL001088166.pdfTexto completoapplication/pdf1929729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189769/1/001088166.pdf4a72056a6bc212a5904d06d26816fa31MD5110183/1897692019-03-30 04:23:12.07841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:23:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
title Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
spellingShingle Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
Callegaro, Mirna Valéria
Acervo fotográfico
Memória coletiva
School archive
Memory
Photo collection
Management of archival documents
title_short Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
title_full Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
title_fullStr Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
title_full_unstemmed Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
title_sort Arquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimento
author Callegaro, Mirna Valéria
author_facet Callegaro, Mirna Valéria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Callegaro, Mirna Valéria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bertotti, Valéria Raquel
contributor_str_mv Bertotti, Valéria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Acervo fotográfico
Memória coletiva
topic Acervo fotográfico
Memória coletiva
School archive
Memory
Photo collection
Management of archival documents
dc.subject.eng.fl_str_mv School archive
Memory
Photo collection
Management of archival documents
description Este trabalho analisa as fotografias (físicas e digitais) encontradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jean Piaget, de Porto Alegre-RS, buscando entender como esse registro fotográfico pode contribuir para a identificação dos alunos com a instituição. O objetivo geral desta monografia é analisar de que forma as fotografias representam um instrumento de preservação da memória, meio para recuperação, fortalecimento e consolidação do vínculo da comunidade escolar com a EMEF Jean Piaget, bem como contribuir para a construção da memória desse espaço coletivo e, consequentemente, da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Enfocando a fotografia como elemento cultural para a construção da memória coletiva, discutiu-se sobre a identificação do estado atual do armazenamento das fotografias, contexto, características documentais e representatividade dos registros fotográficos como documento arquivístico na EMEF Jean Piaget. Quanto à metodologia, este trabalho enquadra-se na definição de pesquisa exploratória, sendo que seu cunho exploratório também reside no fato de tratar-se de um estudo de caso sobre as fotografias (físicas e digitais) da citada escola. No que tange aos procedimentos técnicos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, com levantamento bibliográfico de livros, artigos científicos e outras publicações impressas e/ou disponíveis na internet. Também se faz uso da pesquisa documental, analisando materiais (no caso, fotografias físicas e digitais) – que constituem os objetos da pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T04:11:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088166
url http://hdl.handle.net/10183/189769
identifier_str_mv 001088166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189769/2/001088166.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189769/1/001088166.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f16e31807cab8a4eca3936591c60838b
4a72056a6bc212a5904d06d26816fa31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486916819058688