Eu me vejo, eu me reconheço : a perspectiva da mulher negra sobre a publicidade de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tatiane de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147511
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar a visão que a mulher negra tem sobre a publicidade de moda, com o intuito de promover a discussão sobre a identidade negra, a publicidade como fator social e a recepção. Tem como objetivo descobrir de que forma a mulher negra se vê representada na publicidade de moda, mediante discussão e análise de anúncios publicitários a partir de um grupo de mulheres negras. Primeiro, constrói-se um aporte teórico sobre construção de identidade, identidade étnico-racial, identidade da mulher negra, publicidade e suas funções sociais e recepção, para elaborar uma discussão prévia. A partir disso, formula-se uma metodologia, para que seja possível alcançar o objetivo principal do trabalho e permitir a interação teórica com a empírica. Para isso, desenvolve-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de um grupo focal, com oito mulheres negras de classe C, moradoras de Porto Alegre e Grande Porto Alegre (RS). A análise dos dados mostra que para as mulheres negras, em relação à representação da publicidade de moda, o contexto em que a personagem negra estava inserida nos anúncios é um dos pontos relevantes, além disso existe satisfação parcial da mulher negra com a imagem criada pela publicidade atual.
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