As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Gabriele Marques da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199097
Resumo: O profissional contábil deve ter total conhecimento de suas competências, bem como definidas as capacidades de avaliar, analisar e apresentar alternativas para diversas questões do dia-a-dia das empresas. Nesse sentido, surgem questionamentos em relação à formação acadêmica em contabilidade, às exigências atuais do mercado de trabalho e aos aspectos que são pertinentes para o sucesso da formação e atuação profissional. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) quanto às exigências do mercado de trabalho, comparando tais demandas e o alinhamento à formação acadêmica. Busca-se identificar e analisar eventuais deficiências do ensino que comprometem a inserção no mercado de trabalho dos futuros profissionais contadores. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, quantitativa e de levantamento (Survey). Foi realizada por meio de um questionário aplicado aos concluintes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS (50 alunos pré-formandos), totalizando uma amostra de 43 respondentes. Os principais resultados da pesquisa apontam que os concluintes sentem-se parcialmente preparados para ingresso no mercado de trabalho da área contábil e, em relação às dificuldades encontradas, o principal fator evidenciado nesse quesito foi a inexperiência profissional na área. No tocante à relação do ensino, acredita-se que existem lacunas entre a teoria e a prática. Observa-se ainda que o principal motivo pela escolha do curso diz respeito às boas oportunidades de atuação no mercado de trabalho.
id UFRGS-2_db2b40ff5718ebbe598879134a22277e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199097
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Fernanda Gabriele Marques daSouza, Ângela Rozane Leal de2019-09-11T03:41:00Z2014http://hdl.handle.net/10183/199097000968437O profissional contábil deve ter total conhecimento de suas competências, bem como definidas as capacidades de avaliar, analisar e apresentar alternativas para diversas questões do dia-a-dia das empresas. Nesse sentido, surgem questionamentos em relação à formação acadêmica em contabilidade, às exigências atuais do mercado de trabalho e aos aspectos que são pertinentes para o sucesso da formação e atuação profissional. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) quanto às exigências do mercado de trabalho, comparando tais demandas e o alinhamento à formação acadêmica. Busca-se identificar e analisar eventuais deficiências do ensino que comprometem a inserção no mercado de trabalho dos futuros profissionais contadores. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, quantitativa e de levantamento (Survey). Foi realizada por meio de um questionário aplicado aos concluintes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS (50 alunos pré-formandos), totalizando uma amostra de 43 respondentes. Os principais resultados da pesquisa apontam que os concluintes sentem-se parcialmente preparados para ingresso no mercado de trabalho da área contábil e, em relação às dificuldades encontradas, o principal fator evidenciado nesse quesito foi a inexperiência profissional na área. No tocante à relação do ensino, acredita-se que existem lacunas entre a teoria e a prática. Observa-se ainda que o principal motivo pela escolha do curso diz respeito às boas oportunidades de atuação no mercado de trabalho.The accounting professional must have full knowledge of their skills, and the ability to assess, analyze and introduce alternatives for several issues in the daily routine of the companies. In that sense, the question is: in relation to academic education in accounting and the current demands of the labor market, in the matters which are relevant to the success of such training and performance. The objective of this research is to analyze the perceptions of trainees Accounting Sciences, Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), for the demands of the labor market, compared to these demands are aligned with their academic training in order to identify and analyze any shortcomings of teaching that compromise the inclusion in future professionals of the labor market counters. Regarding the methodological procedures, this research is classified as qualitative, quantitative and survey (Survey), through a questionnaire administered to graduating in Accounting from UFRGS (totaling 50 graduating students), totalizing 43 respondents. The main results of this research indicated that graduates feel partially prepared to enter the labor market accounting area and, in relation to the difficulties encountered, the main factor evidenced in this regard was the professional inexperience in the area. Regarding the relationship of teaching, it is believed that there are gaps between theory and practice. They also observed that the main reason for the choice of the course concerns the good performance opportunities in the labor market.application/pdfporContabilidadeLabor marketAccountingEducationAs perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Prospects of accounting profession : an analysis of training and labour market requirements the vision of accounting sciences course of the Deferal University of Graduating Rio Grande do Sul (UFRGS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000968437.pdf.txt000968437.pdf.txtExtracted Texttext/plain68446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199097/2/000968437.pdf.txtae927db15bf7ab0dc6fb20f2bc5b5571MD52ORIGINAL000968437.pdfTexto completoapplication/pdf420222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199097/1/000968437.pdf29f19fc5b5c90125c159a29ad2aba5bcMD5110183/1990972019-09-12 03:42:44.308796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-12T06:42:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Prospects of accounting profession : an analysis of training and labour market requirements the vision of accounting sciences course of the Deferal University of Graduating Rio Grande do Sul (UFRGS)
title As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
spellingShingle As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Silva, Fernanda Gabriele Marques da
Contabilidade
Labor market
Accounting
Education
title_short As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_full As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_fullStr As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_full_unstemmed As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
title_sort As perspectivas da profissão contábil : uma análise da formação e das exigências do mercado de trabalho na visão dos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
author Silva, Fernanda Gabriele Marques da
author_facet Silva, Fernanda Gabriele Marques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Gabriele Marques da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Ângela Rozane Leal de
contributor_str_mv Souza, Ângela Rozane Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
topic Contabilidade
Labor market
Accounting
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Labor market
Accounting
Education
description O profissional contábil deve ter total conhecimento de suas competências, bem como definidas as capacidades de avaliar, analisar e apresentar alternativas para diversas questões do dia-a-dia das empresas. Nesse sentido, surgem questionamentos em relação à formação acadêmica em contabilidade, às exigências atuais do mercado de trabalho e aos aspectos que são pertinentes para o sucesso da formação e atuação profissional. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as percepções dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) quanto às exigências do mercado de trabalho, comparando tais demandas e o alinhamento à formação acadêmica. Busca-se identificar e analisar eventuais deficiências do ensino que comprometem a inserção no mercado de trabalho dos futuros profissionais contadores. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como qualitativa, quantitativa e de levantamento (Survey). Foi realizada por meio de um questionário aplicado aos concluintes do curso de Ciências Contábeis da UFRGS (50 alunos pré-formandos), totalizando uma amostra de 43 respondentes. Os principais resultados da pesquisa apontam que os concluintes sentem-se parcialmente preparados para ingresso no mercado de trabalho da área contábil e, em relação às dificuldades encontradas, o principal fator evidenciado nesse quesito foi a inexperiência profissional na área. No tocante à relação do ensino, acredita-se que existem lacunas entre a teoria e a prática. Observa-se ainda que o principal motivo pela escolha do curso diz respeito às boas oportunidades de atuação no mercado de trabalho.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T03:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199097
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968437
url http://hdl.handle.net/10183/199097
identifier_str_mv 000968437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199097/2/000968437.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199097/1/000968437.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae927db15bf7ab0dc6fb20f2bc5b5571
29f19fc5b5c90125c159a29ad2aba5bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580303421440