Convivendo com agentes de transformação : a interdisciplinaridade no processo de ensino/aprendizado em saúde
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79709 |
Resumo: | Saúde é filosofia, é ideologia e é política. Engana-se quem aposta numa suposta objetividade das ciências do cuidado. Elas estão absolutamente imbricadas pelas perpectivas sociais, por interesses econômicos e por posicionamentos hegemônicos ou contra hegemônicos, ainda que estes atravessamentos passem despercebidos pelos profissionais e pelas instituições. As diferentes perspectivas ideológicas redundam em diferentes formulações de políticas públicas. Ou pelo menos deveriam. Foucault, com um olhar extremamente duro para a medicina, diz que: "a medicina é um super-poder que incide ao mesmo tempo sobre o corpo e sobre o organismo e sobre os processos biológicos e que vai, portanto, ter efeitos disciplinares e efeitos regulamentares". O programa Unisaúde, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed - UFRGS), possibilita a convivência com os trabalhadores ligados ao programa Saúde da Família (PSF), mostrando que existem outras formas de se pensar e fazer saúde coletiva. Nas páginas que se seguem, tenta-se expor reflexões nascidas em meio a este projeto. |
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Buchabqui, Jorge AlbertoCapp, EdisonPetuco, Denis Roberto da Silva2013-10-30T01:55:45Z20060100-5502http://hdl.handle.net/10183/79709000549865Saúde é filosofia, é ideologia e é política. Engana-se quem aposta numa suposta objetividade das ciências do cuidado. Elas estão absolutamente imbricadas pelas perpectivas sociais, por interesses econômicos e por posicionamentos hegemônicos ou contra hegemônicos, ainda que estes atravessamentos passem despercebidos pelos profissionais e pelas instituições. As diferentes perspectivas ideológicas redundam em diferentes formulações de políticas públicas. Ou pelo menos deveriam. Foucault, com um olhar extremamente duro para a medicina, diz que: "a medicina é um super-poder que incide ao mesmo tempo sobre o corpo e sobre o organismo e sobre os processos biológicos e que vai, portanto, ter efeitos disciplinares e efeitos regulamentares". O programa Unisaúde, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Famed - UFRGS), possibilita a convivência com os trabalhadores ligados ao programa Saúde da Família (PSF), mostrando que existem outras formas de se pensar e fazer saúde coletiva. Nas páginas que se seguem, tenta-se expor reflexões nascidas em meio a este projeto.Health involves a variety of fields such as philosophy, ideology and politics. Believe that 'care sciences' are exact ones would thus be mistaken. Care sciences are completely interwined by social perspective, economical interests and hegemoniac or anti-hegemoniac opinions, even though these complexities use to be underestimated by professionals and institutions. The conceptions about the health/disease processes themselves give sense to the public actions. The different ideological perspectives originate different formulations of public health politics or at least the should. Foucault, in a very severe look upon Medicine, said: "medicine is a knowledge-power binominal processes the same time on the body and on the population, on the organism and on the biological processes and will thus have interdisciplinary and regulatory effects". The project UNISAUDE, of the 'Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul FAMED- UFRGS)', allows to interact with workers from Family Health Program (PSF), showing that there are other ways of thinking and promoting colletive health. In the following ppages some aspects of this project will be shown.application/pdfporRevista brasileira de educação médica. Rio de Janeiro. Vol. 30, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 32-38Programa Saúde da FamíliaAgentes comunitários de saúdeRelações interprofissionaisEducação em saúdeFamily health programCommunity health agentInterprofessionals relationsEducation, public health professionalConvivendo com agentes de transformação : a interdisciplinaridade no processo de ensino/aprendizado em saúdeDealing with transforming agents: interdisciplinary in the teaching/learning process in health info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000549865.pdf000549865.pdfTexto completoapplication/pdf181417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79709/1/000549865.pdf21ef8836e0b6609f3ee6dfdaa92c41a9MD51TEXT000549865.pdf.txt000549865.pdf.txtExtracted Texttext/plain34027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79709/2/000549865.pdf.txtc06b2ba84fe9ca30d04de1e22ea45ca8MD52THUMBNAIL000549865.pdf.jpg000549865.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79709/3/000549865.pdf.jpg9e7584fe5bc2d2de0d63d48a6d460ca1MD5310183/797092024-07-20 06:24:46.424678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-20T09:24:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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