Avaliação do internato médico rural em medicina de família e comunidade da Universidade de Caxias do Sul reflexões para a educação médica e políticas de saúde
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271511 |
Resumo: | A educação médica passou por transformações constantes ao longo da História e no Brasil assume características específicas. Recentemente, entre outros aspectos, têm-se debatido sobre a importância da variedade de cenários de ensino e de uma abordagem integral e generalista para o desenho de um perfil de egresso mais próximo às necessidades de saúde da população. Este estudo apresenta uma avaliação qualitativa e quantitativa da experiência de acadêmicos de Medicina, professores e profissionais de saúde envolvidos no internato médico rural em Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Perfis dos participantes, motivadores de estágio, influências sobre opções de trabalho futuro, impacto nas equipes de saúde e aspectos positivos e negativos da experiência são apresentados e discutidos à luz da literatura internacional no tema. O internato rural aparece como uma experiência positiva na formação médica, com potencial agregador qualitativo para os envolvidos e influência na opção futura de trabalho, ajudando a reduzir a defasagem de recursos humanos em áreas rurais. O diálogo entre as comunidades, equipes de saúde, universidade e gestores locais é essencial para a superação dos desafios cotidianos e para a manutenção das atividades, assim como o suporte institucional aos alunos e qualificação do corpo docente. Sugestões de futuras linhas de pesquisa na área são apresentadas. |
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Targa, Leonardo VieiraCamargo, Tatiana Souza de2024-02-06T04:30:50Z20221676-5435http://hdl.handle.net/10183/271511001195723A educação médica passou por transformações constantes ao longo da História e no Brasil assume características específicas. Recentemente, entre outros aspectos, têm-se debatido sobre a importância da variedade de cenários de ensino e de uma abordagem integral e generalista para o desenho de um perfil de egresso mais próximo às necessidades de saúde da população. Este estudo apresenta uma avaliação qualitativa e quantitativa da experiência de acadêmicos de Medicina, professores e profissionais de saúde envolvidos no internato médico rural em Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Perfis dos participantes, motivadores de estágio, influências sobre opções de trabalho futuro, impacto nas equipes de saúde e aspectos positivos e negativos da experiência são apresentados e discutidos à luz da literatura internacional no tema. O internato rural aparece como uma experiência positiva na formação médica, com potencial agregador qualitativo para os envolvidos e influência na opção futura de trabalho, ajudando a reduzir a defasagem de recursos humanos em áreas rurais. O diálogo entre as comunidades, equipes de saúde, universidade e gestores locais é essencial para a superação dos desafios cotidianos e para a manutenção das atividades, assim como o suporte institucional aos alunos e qualificação do corpo docente. Sugestões de futuras linhas de pesquisa na área são apresentadas.Medical education has undergone constant transformations throughout history and in Brazil it takes on specific characteristics. Recently, among other aspects, there has been debate about the importance of the variety of teaching scenarios and of an integral and generalist approach to the design of an egress profile closer to the population’s health needs. This study presents a qualitative and quantitative evaluation of the experience of medical students, professors and health professionals involved in the rural medical internship in Family and Community Medicine at the Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul state, Brazil. Profile of participants, internship motivators, influences on work options future, impact on health teams and positive and negative aspects of the experience are presented and discussed in the light of international literature on the subject. The rural internship appears as a positive experience in medical training, with qualitative aggregating potential for those involved and influence on the future work option, helping to reduce the gap in human resources in rural areas. Dialogue between communities, health teams, universities and local managers is essential to overcome daily challenges and to maintain activities, as well as institutional support for students and qualification of the teaching staff. Suggestions for future lines of research in the area are presentedapplication/pdfporSemina : ciências biológicas e da saúde. Vol. 43, n.1 (jan./jun. 2022), p. 51-74Educação médicaMedicinaPopulação ruralPolíticas públicasMedical educationPrimary Health CareFamily practiceRural areasHuman resources in healthAvaliação do internato médico rural em medicina de família e comunidade da Universidade de Caxias do Sul reflexões para a educação médica e políticas de saúdeEvaluation of the rural medical internship in Family and community medicine at the Universidade de Caxias do Sul : reflections on medical education and health policiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195723.pdf.txt001195723.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271511/2/001195723.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195723.pdfTexto completoapplication/pdf6827585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271511/1/001195723.pdf070c88f4a9fce673784a52a5b69cd226MD5110183/2715112024-02-07 05:59:53.140011oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271511Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T07:59:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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