Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18223 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar o origami como possível ferramenta para utilização em sala de aula. Com este objetivo em mente, foi produzido um material para servir de base para nossas práticas analisadas, uma desenvolvida com professores, a fim de verificar a aceitação por parte dos mesmos do uso do material em sala de aula, e uma desenvolvida diretamente com o aluno, buscando comprovações quanto a possibilidade de desenvolvimento de atividades relacionadas a geometria com o auxilio do origami. Posteriormente, nosso objetivo passou a ser disponibilizar o material produzido para o presente trabalho a fim de que o mesmo seja utilizado por profissionais da Educação. Consta, no presente texto, um panorama histórico da Geometria, campo conceitual matemático no qual foi constatada uma maior concentração de relações entre Matemática e a arte de dobrar papel. Nesta perspectiva de correspondência, foram pontuados aspectos sobre as construções com régua e compasso como meio de visualização de conceitos geométricos e suas relações com as construções realizáveis via dobraduras. Também são abordados aspectos da história da arte do origami e das suas representações (sistemas de diagramação) utilizadas na literatura corrente sobre o assunto. |
id |
UFRGS-2_db7da342cd4501645e3795a9accd2c6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18223 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Guilherme Nogueira daBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2010-01-07T04:15:41Z2009http://hdl.handle.net/10183/18223000728092O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar o origami como possível ferramenta para utilização em sala de aula. Com este objetivo em mente, foi produzido um material para servir de base para nossas práticas analisadas, uma desenvolvida com professores, a fim de verificar a aceitação por parte dos mesmos do uso do material em sala de aula, e uma desenvolvida diretamente com o aluno, buscando comprovações quanto a possibilidade de desenvolvimento de atividades relacionadas a geometria com o auxilio do origami. Posteriormente, nosso objetivo passou a ser disponibilizar o material produzido para o presente trabalho a fim de que o mesmo seja utilizado por profissionais da Educação. Consta, no presente texto, um panorama histórico da Geometria, campo conceitual matemático no qual foi constatada uma maior concentração de relações entre Matemática e a arte de dobrar papel. Nesta perspectiva de correspondência, foram pontuados aspectos sobre as construções com régua e compasso como meio de visualização de conceitos geométricos e suas relações com as construções realizáveis via dobraduras. Também são abordados aspectos da história da arte do origami e das suas representações (sistemas de diagramação) utilizadas na literatura corrente sobre o assunto.The work presented here aims to show origami as a possible tool for Mathematics classes. With this objective in mind, we could produce a material to serve as base for our analyzed experiences: One of them was developed with teachers, in order to check the acceptability of the material produced, and another developed directly with students, in order to find evidences of the possibilities about the development of Geometry activities supported by Origami. After that, available the material produced for this work, in order to be used by professionals of Education, became our primal objective. Listed in this text, a historical overview of the geometry, mathematical field in which we observed a higher concentration of relations between Mathematics and the art of paper folding. At this perspective of correspondence, we could point some aspects of constructions made with compass and straightedge and this relations with the constructions achievable by folding. Aspects of the history of origami art and its representations made by diagramming systems, that are used in today's literature on this subject, are also discussed.application/pdfporOrigamiEnsino de matemáticaGeometriaDiagramasOrigamiMathematicsTeachingGeometryCompass and straightedgeDiagrammingOrigamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2009Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728092.pdf000728092.pdfTexto completoapplication/pdf3136735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18223/1/000728092.pdfdfe57d10c3fa030592e848f875189401MD51TEXT000728092.pdf.txt000728092.pdf.txtExtracted Texttext/plain88783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18223/2/000728092.pdf.txt3719d5b396210c00b0b183d81ea0ecacMD52THUMBNAIL000728092.pdf.jpg000728092.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18223/3/000728092.pdf.jpg4132473c195e0adef9d966bf510bb822MD5310183/182232022-02-22 05:00:45.109964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18223Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:00:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática |
title |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática |
spellingShingle |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática Silva, Guilherme Nogueira da Origami Ensino de matemática Geometria Diagramas Origami Mathematics Teaching Geometry Compass and straightedge Diagramming |
title_short |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática |
title_full |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática |
title_sort |
Origamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemática |
author |
Silva, Guilherme Nogueira da |
author_facet |
Silva, Guilherme Nogueira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Guilherme Nogueira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Origami Ensino de matemática Geometria Diagramas |
topic |
Origami Ensino de matemática Geometria Diagramas Origami Mathematics Teaching Geometry Compass and straightedge Diagramming |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Origami Mathematics Teaching Geometry Compass and straightedge Diagramming |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de caracterizar o origami como possível ferramenta para utilização em sala de aula. Com este objetivo em mente, foi produzido um material para servir de base para nossas práticas analisadas, uma desenvolvida com professores, a fim de verificar a aceitação por parte dos mesmos do uso do material em sala de aula, e uma desenvolvida diretamente com o aluno, buscando comprovações quanto a possibilidade de desenvolvimento de atividades relacionadas a geometria com o auxilio do origami. Posteriormente, nosso objetivo passou a ser disponibilizar o material produzido para o presente trabalho a fim de que o mesmo seja utilizado por profissionais da Educação. Consta, no presente texto, um panorama histórico da Geometria, campo conceitual matemático no qual foi constatada uma maior concentração de relações entre Matemática e a arte de dobrar papel. Nesta perspectiva de correspondência, foram pontuados aspectos sobre as construções com régua e compasso como meio de visualização de conceitos geométricos e suas relações com as construções realizáveis via dobraduras. Também são abordados aspectos da história da arte do origami e das suas representações (sistemas de diagramação) utilizadas na literatura corrente sobre o assunto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-07T04:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18223 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000728092 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18223 |
identifier_str_mv |
000728092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18223/1/000728092.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18223/2/000728092.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18223/3/000728092.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfe57d10c3fa030592e848f875189401 3719d5b396210c00b0b183d81ea0ecac 4132473c195e0adef9d966bf510bb822 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447033690980352 |