“Me pergunta porque agora eu sei!” : propostas de alfabetização diferenciadas para o avanço das aprendizagens de leitura e escrita em uma turma de 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Moreira dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102975
Resumo: A pesquisa tem como foco de estudo propostas de alfabetização implementadas no período de estágio curricular do 7º semestre do Curso de Pedagogia da UFRGS. O objetivo do estudo é analisar propostas de alfabetização diferenciadas e ajustadas à heterogeneidade das aprendizagens de leitura e escrita presentes em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, bem como a utilização de jogos de alfabetização como metodologias para promover o avanço de todos os alunos. Esta pesquisa é de cunho qualitativo do tipo estudo de caso em que recorro à análise documental para examinar meu diário de classe – no qual estão contidos os planejamentos, materiais e relatos referentes às propostas de alfabetização diferenciadas –, bem como para analisar cinco jogos de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) também utilizados na prática docente. Como referencial teórico, apoio-me em estudos na área da alfabetização sobre prática pedagógica, heterogeneidade de aprendizagem e consciência fonológica. As propostas selecionadas foram agrupadas conforme seu foco linguístico, resultando em quatro eixos. O primeiro refere-se à consciência silábica cujas atividades abarcaram as seguintes habilidades: segmentar palavras oralmente, comparar palavras quanto ao tamanho, identificar semelhanças sonoras entre partes de palavras, produzir palavras que iniciam com a mesma sílaba. O segundo eixo é o de consciência de rimas e aliterações cujas atividades englobaram comparações de palavras quanto à semelhança sonora no início ou no final da palavra. O terceiro eixo trata da consciência fonêmica que envolveu identificar o som inicial de palavras e comparar palavras que possuem unidades sonoras semelhantes. Por fim, o último eixo abordou a consciência sintática a partir de propostas sobre a organização da estrutura interna do texto e a segmentação entre palavras. As análises apontaram que as atividades de alfabetização diferenciadas produziram resultados positivos nas aprendizagens dos alunos e evidenciaram indícios no avanço do conhecimento, sobretudo das crianças em etapas iniciais de leitura e escrita.
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