Formação de espectadores na escola : prática ou utopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, William Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71626
Resumo: Este trabalho aborda a formação de espectadores a partir das práticas desenvolvidas por professores em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre. A partir da noção de pedagogia do espectador, de Flávio Desgranges, principalmente, as atividades realizadas por esses profissionais antes e depois da assistência a espetáculos teatrais, são descritas e analisadas, buscando-se estabelecer suas possíveis relações com um processo de formação de espectadores de teatro. Foram ouvidos quatro professores, dois com formação em Língua Portuguesa e dois formados em Teatro, que relataram as experiências que tiveram com seus alunos nas idas ao teatro. Após o estudo e a análise dos depoimentos, constatou-se que a formação de espectadores na escola pode acontecer de maneira mais completa com a presença de um professor de Teatro que, no seu trabalho, é capaz de oferecer aos alunos a prática teatral e, por conseguinte, o reconhecimento da linguagem do Teatro, o que torna o olhar do espectador mais especializado.
id UFRGS-2_dbc2fa1afd0e44a15264db541c0e0c71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Molina, William FernandesIcle, Gilberto2013-05-17T01:42:45Z2013http://hdl.handle.net/10183/71626000879624Este trabalho aborda a formação de espectadores a partir das práticas desenvolvidas por professores em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre. A partir da noção de pedagogia do espectador, de Flávio Desgranges, principalmente, as atividades realizadas por esses profissionais antes e depois da assistência a espetáculos teatrais, são descritas e analisadas, buscando-se estabelecer suas possíveis relações com um processo de formação de espectadores de teatro. Foram ouvidos quatro professores, dois com formação em Língua Portuguesa e dois formados em Teatro, que relataram as experiências que tiveram com seus alunos nas idas ao teatro. Após o estudo e a análise dos depoimentos, constatou-se que a formação de espectadores na escola pode acontecer de maneira mais completa com a presença de um professor de Teatro que, no seu trabalho, é capaz de oferecer aos alunos a prática teatral e, por conseguinte, o reconhecimento da linguagem do Teatro, o que torna o olhar do espectador mais especializado.application/pdfporTeatroEscolaEspectadorFormação de espectadores na escola : prática ou utopiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879624.pdf000879624.pdfTexto completoapplication/pdf531353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/1/000879624.pdfac8f6f5b9a33856fc763d6f2e82b0b95MD51TEXT000879624.pdf.txt000879624.pdf.txtExtracted Texttext/plain132024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/2/000879624.pdf.txteef31626eaa9272c794cee25f56358ceMD52THUMBNAIL000879624.pdf.jpg000879624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/3/000879624.pdf.jpg0f991ac6033fd28c536a4620527117b9MD5310183/716262018-10-17 07:41:35.377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
title Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
spellingShingle Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
Molina, William Fernandes
Teatro
Escola
Espectador
title_short Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
title_full Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
title_fullStr Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
title_full_unstemmed Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
title_sort Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
author Molina, William Fernandes
author_facet Molina, William Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, William Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Escola
Espectador
topic Teatro
Escola
Espectador
description Este trabalho aborda a formação de espectadores a partir das práticas desenvolvidas por professores em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre. A partir da noção de pedagogia do espectador, de Flávio Desgranges, principalmente, as atividades realizadas por esses profissionais antes e depois da assistência a espetáculos teatrais, são descritas e analisadas, buscando-se estabelecer suas possíveis relações com um processo de formação de espectadores de teatro. Foram ouvidos quatro professores, dois com formação em Língua Portuguesa e dois formados em Teatro, que relataram as experiências que tiveram com seus alunos nas idas ao teatro. Após o estudo e a análise dos depoimentos, constatou-se que a formação de espectadores na escola pode acontecer de maneira mais completa com a presença de um professor de Teatro que, no seu trabalho, é capaz de oferecer aos alunos a prática teatral e, por conseguinte, o reconhecimento da linguagem do Teatro, o que torna o olhar do espectador mais especializado.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-17T01:42:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71626
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879624
url http://hdl.handle.net/10183/71626
identifier_str_mv 000879624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/1/000879624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/2/000879624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/3/000879624.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac8f6f5b9a33856fc763d6f2e82b0b95
eef31626eaa9272c794cee25f56358ce
0f991ac6033fd28c536a4620527117b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224446731616256