Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71626 |
Resumo: | Este trabalho aborda a formação de espectadores a partir das práticas desenvolvidas por professores em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre. A partir da noção de pedagogia do espectador, de Flávio Desgranges, principalmente, as atividades realizadas por esses profissionais antes e depois da assistência a espetáculos teatrais, são descritas e analisadas, buscando-se estabelecer suas possíveis relações com um processo de formação de espectadores de teatro. Foram ouvidos quatro professores, dois com formação em Língua Portuguesa e dois formados em Teatro, que relataram as experiências que tiveram com seus alunos nas idas ao teatro. Após o estudo e a análise dos depoimentos, constatou-se que a formação de espectadores na escola pode acontecer de maneira mais completa com a presença de um professor de Teatro que, no seu trabalho, é capaz de oferecer aos alunos a prática teatral e, por conseguinte, o reconhecimento da linguagem do Teatro, o que torna o olhar do espectador mais especializado. |
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Molina, William FernandesIcle, Gilberto2013-05-17T01:42:45Z2013http://hdl.handle.net/10183/71626000879624Este trabalho aborda a formação de espectadores a partir das práticas desenvolvidas por professores em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre. A partir da noção de pedagogia do espectador, de Flávio Desgranges, principalmente, as atividades realizadas por esses profissionais antes e depois da assistência a espetáculos teatrais, são descritas e analisadas, buscando-se estabelecer suas possíveis relações com um processo de formação de espectadores de teatro. Foram ouvidos quatro professores, dois com formação em Língua Portuguesa e dois formados em Teatro, que relataram as experiências que tiveram com seus alunos nas idas ao teatro. Após o estudo e a análise dos depoimentos, constatou-se que a formação de espectadores na escola pode acontecer de maneira mais completa com a presença de um professor de Teatro que, no seu trabalho, é capaz de oferecer aos alunos a prática teatral e, por conseguinte, o reconhecimento da linguagem do Teatro, o que torna o olhar do espectador mais especializado.application/pdfporTeatroEscolaEspectadorFormação de espectadores na escola : prática ou utopiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879624.pdf000879624.pdfTexto completoapplication/pdf531353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/1/000879624.pdfac8f6f5b9a33856fc763d6f2e82b0b95MD51TEXT000879624.pdf.txt000879624.pdf.txtExtracted Texttext/plain132024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/2/000879624.pdf.txteef31626eaa9272c794cee25f56358ceMD52THUMBNAIL000879624.pdf.jpg000879624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71626/3/000879624.pdf.jpg0f991ac6033fd28c536a4620527117b9MD5310183/716262018-10-17 07:41:35.377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:41:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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