Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211789 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação tem como objetivo narrar a sabedoria ritual do batuque de nossa casa de religião, o Abaçá de Bará Agelú, para circunscrever os entrelaçamentos dessa experiência com a Pedagogia. Dentro de uma narrativa autobiográfica, apresentada na forma de narrativa entrecruzada, o estudo compartilha sabedorias e fazeres da cultura ancestral africana e afrobrasileira. Experiência que in-corpo-rada no batuque do Rio Grande do Sul, marca os encontros na casa de religião como possibilidade, escuta e ressonância de outro princípio explicativo do mundo, contrapondo a cultura eurocêntrica e impositiva na qual estamos inseridos. A dimensão educativa do batuque emerge como ensino de uma cultura, que ao “aprender de olho” expõe uma academia popular, humana e brasileira, vivência coletiva que compartilha tradição e história, expressão da sobrevivência negra em solo gaúcho. |
id |
UFRGS-2_dbda77dfd198cd21cba39f6e093863aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211789 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Victória Luiza Vargas dosLino, Dulcimarta Lemos2020-07-11T03:52:52Z2019http://hdl.handle.net/10183/211789001114074O presente trabalho de investigação tem como objetivo narrar a sabedoria ritual do batuque de nossa casa de religião, o Abaçá de Bará Agelú, para circunscrever os entrelaçamentos dessa experiência com a Pedagogia. Dentro de uma narrativa autobiográfica, apresentada na forma de narrativa entrecruzada, o estudo compartilha sabedorias e fazeres da cultura ancestral africana e afrobrasileira. Experiência que in-corpo-rada no batuque do Rio Grande do Sul, marca os encontros na casa de religião como possibilidade, escuta e ressonância de outro princípio explicativo do mundo, contrapondo a cultura eurocêntrica e impositiva na qual estamos inseridos. A dimensão educativa do batuque emerge como ensino de uma cultura, que ao “aprender de olho” expõe uma academia popular, humana e brasileira, vivência coletiva que compartilha tradição e história, expressão da sobrevivência negra em solo gaúcho.application/pdfporBatuque : BrasilCultura afro-brasileiraEducação infantilRio Grande do SulAprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114074.pdf.txt001114074.pdf.txtExtracted Texttext/plain187478http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211789/2/001114074.pdf.txtc65406ab083100a0844f759f8c732254MD52ORIGINAL001114074.pdfTexto completoapplication/pdf1710374http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211789/1/001114074.pdf3fe76aaa356ff8a80c9fef283576c1caMD5110183/2117892020-07-12 03:41:56.672314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211789Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-12T06:41:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul |
title |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul Santos, Victória Luiza Vargas dos Batuque : Brasil Cultura afro-brasileira Educação infantil Rio Grande do Sul |
title_short |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul |
title_full |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul |
author |
Santos, Victória Luiza Vargas dos |
author_facet |
Santos, Victória Luiza Vargas dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Victória Luiza Vargas dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lino, Dulcimarta Lemos |
contributor_str_mv |
Lino, Dulcimarta Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Batuque : Brasil Cultura afro-brasileira Educação infantil Rio Grande do Sul |
topic |
Batuque : Brasil Cultura afro-brasileira Educação infantil Rio Grande do Sul |
description |
O presente trabalho de investigação tem como objetivo narrar a sabedoria ritual do batuque de nossa casa de religião, o Abaçá de Bará Agelú, para circunscrever os entrelaçamentos dessa experiência com a Pedagogia. Dentro de uma narrativa autobiográfica, apresentada na forma de narrativa entrecruzada, o estudo compartilha sabedorias e fazeres da cultura ancestral africana e afrobrasileira. Experiência que in-corpo-rada no batuque do Rio Grande do Sul, marca os encontros na casa de religião como possibilidade, escuta e ressonância de outro princípio explicativo do mundo, contrapondo a cultura eurocêntrica e impositiva na qual estamos inseridos. A dimensão educativa do batuque emerge como ensino de uma cultura, que ao “aprender de olho” expõe uma academia popular, humana e brasileira, vivência coletiva que compartilha tradição e história, expressão da sobrevivência negra em solo gaúcho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-11T03:52:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211789 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114074 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211789 |
identifier_str_mv |
001114074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211789/2/001114074.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211789/1/001114074.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c65406ab083100a0844f759f8c732254 3fe76aaa356ff8a80c9fef283576c1ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447265656963072 |