Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Mario Dolvidio Duarte
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115013
Resumo: O presente estudo abordou relações constituídas entre o trabalho pedagógico proposto junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA Noturno e sua identidade cultural. Pretendeu-se melhor compreender o significado de uma educação que percebe o aluno para além da realidade de sala de aula, considerando as culturas que estão em jogo na escola. Este trabalho buscou refletir sobre singularidades dos alunos e dos profissionais da educação, identificando as relações e contradições que cruzam o espaço escolar através do discurso, como espaço de democratização juvenil enquanto prática.
id UFRGS-2_dbdec58c1ad9d29ded9ae1c5505c2301
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115013
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leão, Mario Dolvidio DuarteFiss, Dóris Maria Luzzardi2015-04-08T01:58:35Z20141413-7321http://hdl.handle.net/10183/115013000954756O presente estudo abordou relações constituídas entre o trabalho pedagógico proposto junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA Noturno e sua identidade cultural. Pretendeu-se melhor compreender o significado de uma educação que percebe o aluno para além da realidade de sala de aula, considerando as culturas que estão em jogo na escola. Este trabalho buscou refletir sobre singularidades dos alunos e dos profissionais da educação, identificando as relações e contradições que cruzam o espaço escolar através do discurso, como espaço de democratização juvenil enquanto prática.The present study examined the constituted relations between the proposed pedagogical work along with students which attend the Secondary Education for Adolescents and Adults, during the evening and their cultural identities. It is intended to better understand the meaning of an education that perceives the student beyond classroom reality, taking into consideration the range of cultures that are at stake at the school. This research sought to reflect the students and educational professionals’ singularities, identifying relationships and contradictions that cross the school space through discourse as juvenile democratization as practice.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 19, n. 2 (2014), p. 25-48Educação de jovens e adultosCurrículoJuventudeEnsinoSecondary education for adolescents and adultsCurriculumJuvenile culturesEnsino médio EJA : escola, currículo, juventudeSecondary education for adolescents and adults : school, curriculum, youthinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954756.pdf000954756.pdfTexto completoapplication/pdf435734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/1/000954756.pdfaa7036989a8a2d96210980dc29ca457eMD51TEXT000954756.pdf.txt000954756.pdf.txtExtracted Texttext/plain86816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/2/000954756.pdf.txt6230a5965f985f14e6e1cc9a1818b9cfMD52THUMBNAIL000954756.pdf.jpg000954756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/3/000954756.pdf.jpg6569e0e4c334e231c2f7817f0f25f0fbMD5310183/1150132018-10-19 10:41:39.229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:41:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Secondary education for adolescents and adults : school, curriculum, youth
title Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
spellingShingle Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
Leão, Mario Dolvidio Duarte
Educação de jovens e adultos
Currículo
Juventude
Ensino
Secondary education for adolescents and adults
Curriculum
Juvenile cultures
title_short Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
title_full Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
title_fullStr Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
title_full_unstemmed Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
title_sort Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
author Leão, Mario Dolvidio Duarte
author_facet Leão, Mario Dolvidio Duarte
Fiss, Dóris Maria Luzzardi
author_role author
author2 Fiss, Dóris Maria Luzzardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Mario Dolvidio Duarte
Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Currículo
Juventude
Ensino
topic Educação de jovens e adultos
Currículo
Juventude
Ensino
Secondary education for adolescents and adults
Curriculum
Juvenile cultures
dc.subject.eng.fl_str_mv Secondary education for adolescents and adults
Curriculum
Juvenile cultures
description O presente estudo abordou relações constituídas entre o trabalho pedagógico proposto junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA Noturno e sua identidade cultural. Pretendeu-se melhor compreender o significado de uma educação que percebe o aluno para além da realidade de sala de aula, considerando as culturas que estão em jogo na escola. Este trabalho buscou refletir sobre singularidades dos alunos e dos profissionais da educação, identificando as relações e contradições que cruzam o espaço escolar através do discurso, como espaço de democratização juvenil enquanto prática.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T01:58:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115013
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954756
identifier_str_mv 1413-7321
000954756
url http://hdl.handle.net/10183/115013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 19, n. 2 (2014), p. 25-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/1/000954756.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/2/000954756.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/3/000954756.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa7036989a8a2d96210980dc29ca457e
6230a5965f985f14e6e1cc9a1818b9cf
6569e0e4c334e231c2f7817f0f25f0fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447579310161920