Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115013 |
Resumo: | O presente estudo abordou relações constituídas entre o trabalho pedagógico proposto junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA Noturno e sua identidade cultural. Pretendeu-se melhor compreender o significado de uma educação que percebe o aluno para além da realidade de sala de aula, considerando as culturas que estão em jogo na escola. Este trabalho buscou refletir sobre singularidades dos alunos e dos profissionais da educação, identificando as relações e contradições que cruzam o espaço escolar através do discurso, como espaço de democratização juvenil enquanto prática. |
id |
UFRGS-2_dbdec58c1ad9d29ded9ae1c5505c2301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115013 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leão, Mario Dolvidio DuarteFiss, Dóris Maria Luzzardi2015-04-08T01:58:35Z20141413-7321http://hdl.handle.net/10183/115013000954756O presente estudo abordou relações constituídas entre o trabalho pedagógico proposto junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA Noturno e sua identidade cultural. Pretendeu-se melhor compreender o significado de uma educação que percebe o aluno para além da realidade de sala de aula, considerando as culturas que estão em jogo na escola. Este trabalho buscou refletir sobre singularidades dos alunos e dos profissionais da educação, identificando as relações e contradições que cruzam o espaço escolar através do discurso, como espaço de democratização juvenil enquanto prática.The present study examined the constituted relations between the proposed pedagogical work along with students which attend the Secondary Education for Adolescents and Adults, during the evening and their cultural identities. It is intended to better understand the meaning of an education that perceives the student beyond classroom reality, taking into consideration the range of cultures that are at stake at the school. This research sought to reflect the students and educational professionals’ singularities, identifying relationships and contradictions that cross the school space through discourse as juvenile democratization as practice.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 19, n. 2 (2014), p. 25-48Educação de jovens e adultosCurrículoJuventudeEnsinoSecondary education for adolescents and adultsCurriculumJuvenile culturesEnsino médio EJA : escola, currículo, juventudeSecondary education for adolescents and adults : school, curriculum, youthinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954756.pdf000954756.pdfTexto completoapplication/pdf435734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/1/000954756.pdfaa7036989a8a2d96210980dc29ca457eMD51TEXT000954756.pdf.txt000954756.pdf.txtExtracted Texttext/plain86816http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/2/000954756.pdf.txt6230a5965f985f14e6e1cc9a1818b9cfMD52THUMBNAIL000954756.pdf.jpg000954756.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/3/000954756.pdf.jpg6569e0e4c334e231c2f7817f0f25f0fbMD5310183/1150132018-10-19 10:41:39.229oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:41:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Secondary education for adolescents and adults : school, curriculum, youth |
title |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude |
spellingShingle |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude Leão, Mario Dolvidio Duarte Educação de jovens e adultos Currículo Juventude Ensino Secondary education for adolescents and adults Curriculum Juvenile cultures |
title_short |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude |
title_full |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude |
title_fullStr |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude |
title_full_unstemmed |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude |
title_sort |
Ensino médio EJA : escola, currículo, juventude |
author |
Leão, Mario Dolvidio Duarte |
author_facet |
Leão, Mario Dolvidio Duarte Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
author_role |
author |
author2 |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Mario Dolvidio Duarte Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Currículo Juventude Ensino |
topic |
Educação de jovens e adultos Currículo Juventude Ensino Secondary education for adolescents and adults Curriculum Juvenile cultures |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Secondary education for adolescents and adults Curriculum Juvenile cultures |
description |
O presente estudo abordou relações constituídas entre o trabalho pedagógico proposto junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA Noturno e sua identidade cultural. Pretendeu-se melhor compreender o significado de uma educação que percebe o aluno para além da realidade de sala de aula, considerando as culturas que estão em jogo na escola. Este trabalho buscou refletir sobre singularidades dos alunos e dos profissionais da educação, identificando as relações e contradições que cruzam o espaço escolar através do discurso, como espaço de democratização juvenil enquanto prática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T01:58:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115013 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7321 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954756 |
identifier_str_mv |
1413-7321 000954756 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 19, n. 2 (2014), p. 25-48 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/1/000954756.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/2/000954756.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115013/3/000954756.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa7036989a8a2d96210980dc29ca457e 6230a5965f985f14e6e1cc9a1818b9cf 6569e0e4c334e231c2f7817f0f25f0fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447579310161920 |