Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Neusa Teresinha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vargas, Ghisiane Spinelli, Teixeira, Cilâine Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204790
Resumo: Neste trabalho relatamos uma experiência didática concebida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física e inspirada na pedagogia de Paulo Freire para abordar o tema Raios X (matéria e radiações), visando o enculturamento científico a uma turma de estudantes do Curso Normal, futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos gerar autonomia e segurança para que os futuros professores discutam, em aulas de ciências, temas sociocientíficos que desafiam a sociedade moderna. Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, na perspectiva de futura transposição de elementos associados ao tema trabalhado, contribuindo, assim, para a melhoria da educação científica.
id UFRGS-2_dc2eb595e545b1ed0bd5fafedb0924fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204790
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Massoni, Neusa TeresinhaVargas, Ghisiane SpinelliTeixeira, Cilâine Verônica2020-01-22T04:10:57Z20192452-5855http://hdl.handle.net/10183/204790001110397Neste trabalho relatamos uma experiência didática concebida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física e inspirada na pedagogia de Paulo Freire para abordar o tema Raios X (matéria e radiações), visando o enculturamento científico a uma turma de estudantes do Curso Normal, futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos gerar autonomia e segurança para que os futuros professores discutam, em aulas de ciências, temas sociocientíficos que desafiam a sociedade moderna. Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, na perspectiva de futura transposição de elementos associados ao tema trabalhado, contribuindo, assim, para a melhoria da educação científica.In this work we report a didactic experience conceived within the framework of a Professional Master’s Degree in Physics Teaching, which was inspired by Paulo Freire pedagogy. The chosen theme was X-rays (matter and radiation), used to provide scientific enculturation for students of the Normal Course, who will teach in the first years of the elementary school. We intended to develop autonomy and self-confidence for the teachers-to-be, enabling them to discuss challenging topics of the modern society in the classroom. The proposed didactic sequence has been shown powerful to bring out inquisitive and emancipatory learning, that might contribute to a better scientific education, by transposing elements related to the discussed theme to the classroom.En el trabajo se hace el relato de una experiencia didáctica en el ámbito del Master Profesional en la Enseñanza de la Física, inspirada en la pedagogía de Paulo Freire, abordando el tema Rayos X (materia y radiación) buscando la enculturación científica de un grupo de estudiantes del Curso Normal, los cuales serán futuros maestros en los años iniciales en la enseñanza básica. El objetivo es generar autonomía y seguridad para que los futuros maestros puedan discutir, en clases de ciencias, temas sociocientíficos que desafían a la sociedad moderna. Los resultados indican que la secuencia didáctica presenta potencial para promover el aprendizaje crítico y emancipador, en la perspectiva de una futura transposición de elementos asociados al tema trabajado, contribuyendo a la mejora de la educación científica.application/pdfporRevista Chilena de Pedagogía. Santiago. Vol. 1, n. 1 (2019), p. 16-35Formação de professoresEnsino de físicaX RaysTeacher trainingScientific enculturationRayos XFormación de maestrosEculturación científicaRaios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógicaX-rays, scientific enculturation, autonomy and reflection : a proposal (nor so Freirean) inspired by dialogical pedagogyRayos X, enculturación científica, autonomia y reflexión : una propuesta didáctica inspirada en la pedagogía dialógicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110397.pdf.txt001110397.pdf.txtExtracted Texttext/plain58504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/2/001110397.pdf.txt6c4f1c666641bcdc40703a94594faed8MD52ORIGINAL001110397.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2850513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/1/001110397.pdf54a9da9888006434688b74f21522ce8bMD5110183/2047902023-07-01 03:41:20.687794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204790Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-01T06:41:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv X-rays, scientific enculturation, autonomy and reflection : a proposal (nor so Freirean) inspired by dialogical pedagogy
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Rayos X, enculturación científica, autonomia y reflexión : una propuesta didáctica inspirada en la pedagogía dialógica
title Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
spellingShingle Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
Massoni, Neusa Teresinha
Formação de professores
Ensino de física
X Rays
Teacher training
Scientific enculturation
Rayos X
Formación de maestros
Eculturación científica
title_short Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
title_full Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
title_fullStr Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
title_full_unstemmed Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
title_sort Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
author Massoni, Neusa Teresinha
author_facet Massoni, Neusa Teresinha
Vargas, Ghisiane Spinelli
Teixeira, Cilâine Verônica
author_role author
author2 Vargas, Ghisiane Spinelli
Teixeira, Cilâine Verônica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
Vargas, Ghisiane Spinelli
Teixeira, Cilâine Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de física
topic Formação de professores
Ensino de física
X Rays
Teacher training
Scientific enculturation
Rayos X
Formación de maestros
Eculturación científica
dc.subject.eng.fl_str_mv X Rays
Teacher training
Scientific enculturation
dc.subject.spa.fl_str_mv Rayos X
Formación de maestros
Eculturación científica
description Neste trabalho relatamos uma experiência didática concebida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física e inspirada na pedagogia de Paulo Freire para abordar o tema Raios X (matéria e radiações), visando o enculturamento científico a uma turma de estudantes do Curso Normal, futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos gerar autonomia e segurança para que os futuros professores discutam, em aulas de ciências, temas sociocientíficos que desafiam a sociedade moderna. Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, na perspectiva de futura transposição de elementos associados ao tema trabalhado, contribuindo, assim, para a melhoria da educação científica.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T04:10:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204790
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2452-5855
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110397
identifier_str_mv 2452-5855
001110397
url http://hdl.handle.net/10183/204790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Chilena de Pedagogía. Santiago. Vol. 1, n. 1 (2019), p. 16-35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/2/001110397.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/1/001110397.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c4f1c666641bcdc40703a94594faed8
54a9da9888006434688b74f21522ce8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447704232263680