Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204790 |
Resumo: | Neste trabalho relatamos uma experiência didática concebida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física e inspirada na pedagogia de Paulo Freire para abordar o tema Raios X (matéria e radiações), visando o enculturamento científico a uma turma de estudantes do Curso Normal, futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos gerar autonomia e segurança para que os futuros professores discutam, em aulas de ciências, temas sociocientíficos que desafiam a sociedade moderna. Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, na perspectiva de futura transposição de elementos associados ao tema trabalhado, contribuindo, assim, para a melhoria da educação científica. |
id |
UFRGS-2_dc2eb595e545b1ed0bd5fafedb0924fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204790 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Massoni, Neusa TeresinhaVargas, Ghisiane SpinelliTeixeira, Cilâine Verônica2020-01-22T04:10:57Z20192452-5855http://hdl.handle.net/10183/204790001110397Neste trabalho relatamos uma experiência didática concebida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física e inspirada na pedagogia de Paulo Freire para abordar o tema Raios X (matéria e radiações), visando o enculturamento científico a uma turma de estudantes do Curso Normal, futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos gerar autonomia e segurança para que os futuros professores discutam, em aulas de ciências, temas sociocientíficos que desafiam a sociedade moderna. Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, na perspectiva de futura transposição de elementos associados ao tema trabalhado, contribuindo, assim, para a melhoria da educação científica.In this work we report a didactic experience conceived within the framework of a Professional Master’s Degree in Physics Teaching, which was inspired by Paulo Freire pedagogy. The chosen theme was X-rays (matter and radiation), used to provide scientific enculturation for students of the Normal Course, who will teach in the first years of the elementary school. We intended to develop autonomy and self-confidence for the teachers-to-be, enabling them to discuss challenging topics of the modern society in the classroom. The proposed didactic sequence has been shown powerful to bring out inquisitive and emancipatory learning, that might contribute to a better scientific education, by transposing elements related to the discussed theme to the classroom.En el trabajo se hace el relato de una experiencia didáctica en el ámbito del Master Profesional en la Enseñanza de la Física, inspirada en la pedagogía de Paulo Freire, abordando el tema Rayos X (materia y radiación) buscando la enculturación científica de un grupo de estudiantes del Curso Normal, los cuales serán futuros maestros en los años iniciales en la enseñanza básica. El objetivo es generar autonomía y seguridad para que los futuros maestros puedan discutir, en clases de ciencias, temas sociocientíficos que desafían a la sociedad moderna. Los resultados indican que la secuencia didáctica presenta potencial para promover el aprendizaje crítico y emancipador, en la perspectiva de una futura transposición de elementos asociados al tema trabajado, contribuyendo a la mejora de la educación científica.application/pdfporRevista Chilena de Pedagogía. Santiago. Vol. 1, n. 1 (2019), p. 16-35Formação de professoresEnsino de físicaX RaysTeacher trainingScientific enculturationRayos XFormación de maestrosEculturación científicaRaios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógicaX-rays, scientific enculturation, autonomy and reflection : a proposal (nor so Freirean) inspired by dialogical pedagogyRayos X, enculturación científica, autonomia y reflexión : una propuesta didáctica inspirada en la pedagogía dialógicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110397.pdf.txt001110397.pdf.txtExtracted Texttext/plain58504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/2/001110397.pdf.txt6c4f1c666641bcdc40703a94594faed8MD52ORIGINAL001110397.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2850513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/1/001110397.pdf54a9da9888006434688b74f21522ce8bMD5110183/2047902023-07-01 03:41:20.687794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204790Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-01T06:41:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
X-rays, scientific enculturation, autonomy and reflection : a proposal (nor so Freirean) inspired by dialogical pedagogy |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Rayos X, enculturación científica, autonomia y reflexión : una propuesta didáctica inspirada en la pedagogía dialógica |
title |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica |
spellingShingle |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica Massoni, Neusa Teresinha Formação de professores Ensino de física X Rays Teacher training Scientific enculturation Rayos X Formación de maestros Eculturación científica |
title_short |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica |
title_full |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica |
title_fullStr |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica |
title_full_unstemmed |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica |
title_sort |
Raios X, enculturamento científico, autonomia e reflexão : uma proposta didática inspirada na pedagogia dialógica |
author |
Massoni, Neusa Teresinha |
author_facet |
Massoni, Neusa Teresinha Vargas, Ghisiane Spinelli Teixeira, Cilâine Verônica |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Ghisiane Spinelli Teixeira, Cilâine Verônica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha Vargas, Ghisiane Spinelli Teixeira, Cilâine Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de física |
topic |
Formação de professores Ensino de física X Rays Teacher training Scientific enculturation Rayos X Formación de maestros Eculturación científica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
X Rays Teacher training Scientific enculturation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Rayos X Formación de maestros Eculturación científica |
description |
Neste trabalho relatamos uma experiência didática concebida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física e inspirada na pedagogia de Paulo Freire para abordar o tema Raios X (matéria e radiações), visando o enculturamento científico a uma turma de estudantes do Curso Normal, futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos gerar autonomia e segurança para que os futuros professores discutam, em aulas de ciências, temas sociocientíficos que desafiam a sociedade moderna. Os resultados indicam que a sequência didática apresenta potencial para promover uma aprendizagem crítica e emancipatória, na perspectiva de futura transposição de elementos associados ao tema trabalhado, contribuindo, assim, para a melhoria da educação científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-22T04:10:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204790 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2452-5855 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110397 |
identifier_str_mv |
2452-5855 001110397 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Chilena de Pedagogía. Santiago. Vol. 1, n. 1 (2019), p. 16-35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/2/001110397.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204790/1/001110397.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c4f1c666641bcdc40703a94594faed8 54a9da9888006434688b74f21522ce8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447704232263680 |